Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVME da China queimou minha placa-mãe?


Paelem

Posts recomendados

Olá, estou começando esse tópico para falar da minha jornada que dura quase um mês.  Há uns tempos atrás decide a começar fazer upgrades no meu PC, comprei processador, memórias, mouse, monitor, placa de vídeo e etc... Grande parte comprei no AlieExpress, porém tudo começou a dar errado quando adquiri um SSD NVME M.2 da China, quando chegou e eu fui instalar no meu PC que era um Ryzen 5 2600, RX 570, 16GB RAM e a320mk-br, assim que instalei e fui ligar senti um cheiro de queimado, fiquei desesperado e desliguei, retirei o SSD e tcharan nada da máquina bootar mais. Ligava tudo, tudo girava mas nada de dar vídeo, tentei um monte de coisas, removi peça por peça para ir excluindo as possibilidades mas nada, até que decidi levar minha a320 pra Getech(que me decepcionou bastante) e enquanto isso comprei uma B450 da TUF na Kabum, até lá já tinha testado placa de vídeo e fonte e estavam funcionando. Não tinha como eu testar o processador e as memórias porque eu tava sem placa-mãe. 

 

Até que chegou minha Asus B450 TUF da Kabum no sábado passado e lá fui eu. Instalei tudo, inclusive o SSD e tcharan tudo funcionou certinho, só tinha umas vezes que o PC desligava sozinho mas funcionava normalmente. Só que do sábado pro domingo enquanto eu tava dormindo advinha o que aconteceu? Isso mesmo, eu acordei o PC estava desligado e fui tentar ligar e nada. Comecei a fazer os mesmos procedimentos novamente e nada, comecei a achar que era a placa-mãe porque dessa vez não estava nem ligando nada. Eu guardei e acionei a garantia e deixei pra lá, até que chegou minha a320 da Getech que por sinal não conseguiram reparar, mas lembra o que falei? Que ela ligava normalmente só não dava vídeo? Pois então quando fui testar o processador nela advinha? Aconteceu a mesma coisa com a B450 TUF, simplesmente não ocorria nada. Comecei a suspeitar do processador, de estar em curto e etc... Outra coisa o processador esquenta sozinho sem eu nem dar partida na máquina. Só de eu ligar a placa na tomada e eu nem preciso conectar os pinos da CPU e isso ocorre em ambas as placas, então minha dúvida é? Será que foi o SSD que fez isso? Zoou minha placa e depois meu processador? Será que meu processador zoou? Alguém sabe se é possível testar processador com multimetro? Tô com medo de receber outra placa e na hora de testar dar pal na placa, tô pensando em comprar outro processador pra ver. Alguém tem uma sugestão? Tem como testar o SSD com multimetro também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Paelem Provavelmente um pico de energia causou isso, SSD não causa esses problemas. Sua fonte é de qual?

VS450, acho improvável um pico de energia ter causado tudo isso com todos os componentes e quando ocorreu isso não teve nenhuma oscilação na energia em casa. Ah não ser que esteja falando internamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 

Em 21/11/2020 às 15:29, Paelem disse:

VS450, acho improvável um pico de energia ter causado tudo isso com todos os componentes e quando ocorreu isso não teve nenhuma oscilação na energia em casa. Ah não ser que esteja falando internamente.

As vezes a energia oscila e a gente não percebe. Pode ser uma elevação de tensão (tensão) que não afetou outros componentes da casa e não foi perceptível na luz mas que pode causar danos no PC. Não estou dizendo que foi, mas não pode ser descartada essa possibilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!