Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena uma RX 5700 XT, ou é melhor esperar pela RTX 3060 Ti? (1080p60)


Posts recomendados

Boa noite, meus caros. Venho aqui de novo pedir conselho pois sou um cara indeciso. rs

 

Alguns meses atrás, eu havia feito uma pergunta aqui com relação a upgrade em CPU + Mobo ou GPU. Por fim, segui as recomendações dos colegas e comprei um kit CPU + Mobo + RAM que tem me servido muito, muito bem. Troquei também por uma fonte que me foi recomendada. Mais abaixo deixo minhas configurações completas, mas é o seguinte: eu ando bastante preocupado com o upgrade da minha atual GPU, uma GTX 1060 6GB. Sei que já já está na hora de trocar ela, então estou dando uma olhada em possíveis upgrades. Foi me recomendado por aqui uma RX 5700 XT ou RTX 2070 Super, considerando que seria um upgrade considerável à minha 1060. Pensei em pegar essa 5700 XT após ver diversas resenhas e benchmarks, mas ainda estou com receio por causa das placas mais novas. Recentemente foram reveladas as configurações da 3060 Ti e, pelo jeito, ela chegará a ser um pouco mais potente até mesmo que uma 2080 Super. Fiquei bem impressionado, e fiquei pensando se não seria melhor esperar e pegar um possível modelo dessa placa. Mas há um porém: já foi anunciado que não serão mais fabricadas novas 5700 XT e, considerando que vamos ficar nesse negócio de pandemia + crise por mais 2 anos pelo menos, possivelmente essa 3060 vai sair lá na casa dos R$4000. Não que eu me importe em economizar mais 1000 por mais um mês ou dois e pegar algo assim, mas também há a questão da disponibilidade que tem sido miserável. Tenho medo de acabar esperando, não achar 3060 em lugar nenhum, e, ainda por cima, acabar o estoque da 5700 XT. Mas a 5700 já tem um bom tempo desde seu lançamento e possivelmente já ficará 'ultrapassada' em breve, ainda mais que também será lançada a RX 6700 XT (pela qual também considero esperar). Enfim, estou bastante indeciso com o que fazer e queria a opinião de alguns aqui, que achei de bastante confiança na última vez. Fiz uma pergunta parecida em outro fórum, mas, como ir em médico, é sempre bom ter uma 'segunda opinião'. ^^;

 

O que acham que seria melhor então? Pegar essa 5700 XT, ou arriscar e esperar pela 3060 Ti/6700 XT?

 

Segue a configuração:

Mobo: Asus TUF B450M-Plus Gaming

CPU: Ryzen 5 3600

GPU: GTX 1060 6GB

RAM: 2x8 GB @ 3000 Mhz

Fonte: Corsair CV550 80+ Bronze (foi me recomendada essa, mas tenho medo da potência não ser suficiente).

Monitor: 1080p @ 60Hz (possível upgrade para um de 1080p @ 144 Hz, mas isso é o de menos já que os únicos jogos competitivos que gosto são FG).

 

Já agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em questão de mercado, acho que tentar prever os preços e o que acontecerá nos próximos tempos é sempre um tiro no escuro. Mas no geral, eu acho que agora é um dos piores momentos pra comprar hardware novo. Não acho que esse negócio das RX 5700 xt pararem de ser produzidas seja algo que você deva levar em consideração, afinal, o mercado sempre vai apresentar novas placas na mesma faixa de preço. A sua 1060 é uma placa decente, mas óbvio que já tem muita coisa melhor hoje em dia. O que falta nessa placa 5700 xt que você quer comprar é o Ray tracing, tecnologia que vai ficar presente em cada vez mais jogos e em alguns anos pode se tornar muito mais significativa nos visuais destes. Se você esperasse pela 3060ti, teria a vantagem de ter o ray tracing. Mas isso é algo que só você pode dizer, se prefere esperar pra conseguir uma placa melhor no futuro (mesmo se os preços se manterem semelhantes, as placas que você comprar com o mesmo dinheiro corrigido no futuro serão melhores, pois as de hoje ficarão mais antigas), aguentando mais um pouco com a sua 1060, ou comprar uma placa melhor agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 Eu pessoalmente não me importo com esse negócio de ray traycing. É bonito, mas você perde muito em desempenho, e prefiro ficar com uma boa taxa de quadros. Por isso que pensei na 3060ti, comparando ela com uma 2080 Super. Seria um tipo de future-proofing, por assim dizer. Mas não há garantia de achá-las. Difícil. Penso fortemente em esperar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!