Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

servidor de maquinas virtuais (criação)


Posts recomendados

Boa noite à todos. Estou criando um Servidor de Máquinas Virtuais, durante este processo compartilharei aqui o progresso, afim de compartilhar com os demais as experiências e resultados obtidos. No entanto, muitas coisas ainda estão por serem definidas à medida que vou aprendendo as melhores práticas à serem feitas e os melhores equipamentos à serem utilizados. De início começarei detalhando como é a minha necessidade, posteriormente detalharei o que já aprendi e como pretendo aplicar o conhecimento, esperando assim que algum membro do fórum mais entendido possa me dar sugestões.

- Preciso criar um servidor que suporte inicialmente 8 máquinas virtuais.
- Os acessos à estas VMs serão entregues à seus usuários através da conexão RDP.
- Cada máquina virtual rodará o Windows 10 LTSB 2016.
- Cada máquina virtual terá exclusivamente a quantidade de memória ram fixa em 3GB.
- A plataforma decidida para realizar este servidor será o Hyper-V (dado à possibilidade de realizar virtualização 1).
- Não utilizarei o sistema operacional baseado somente no HyperV Essentials, utilizarei o Windows Server Datacenter e nele implementado o HyperV (pois prefiro gerencia-lo desta forma).
- O Windows Server e o HyperV funcionarão no modo interface GUI (core tem as vantagens de não carregar interface gráfica e dar uma certa segurança, mas prefiro a interface).
- Um Disco HDD de 4TB será usado para armazenar os VHDX, o sistema de arquivos deste HDD será definido como ReFS.
- Um outro Disco HDD de 4TB estará configurado em RAID 1 para manter uma cópia real de redundancia ao disco das VHDX.
- Cada VM terá um disco criado com espaço fixo de 120GB.
- O servidor contará com 32GB de memória RAM.
- O windows server (HOST) terá trabalhará com 8GB de RAM, enquanto os 24 GB restantes serão distribuídos em 8 VMs com 3GB cada. 
- O processador utilizado ainda não foi definido, mas provavelmente será um Intel Core i7 8700
- As configurações avançadas de processamento, tais como números de processadores virtuais e os controles de recursos ainda não estudei o suficiente para opinar qual melhor configuração (necessito de opiniões).
- A Rede será feita de forma EXTERNA no Hyper-V, utilizando um comutador (Switch) Virtual também na característica EXTERNA.
- Será utilizado 2 placas de rede PCI Quad no servidor, onde cada placa conterá 4 redes individuais, servindo assim cada rede para 2 VMs.
- A opção ''gerenciamento compartilhando'' será desativado, de modo com que as VMs não enxerguem o HOST e os demais PCs na rede física do HOST. (não tenho certeza ainda se somente desativando esta opção terei isto garantido).
- À princípio utilizarei os MACs padrões de cada VM, mas pretendo modifica-los no futuro para mascarar o padrão dos Macs do Hyper-V e não dar na cara que estes Macs são de VMs.
- A Switch física que será utilizada para conectar patch cords (CAT6-GB) em cada interface de rede das 2 placas de redes QUAD é uma Switch HP OfficeConnect 1820
- Terei um Mikrotik 3011 para gerenciar a rede física, onde nele farei as devidas liberações de portas RDP para cada VM.
- Alterarei as portas das VMs para segmenta-las à seus respectivos IPs fixos, exemplo: 3389-3390-3391... etc...
- Ainda terei de pesquisar como farei o encaminhamento das portas RDP aos iPs fixos de cada VM no sistema de rede externa do Hyper-V (aceito sugestões e dicas).
- Tenho uma conexão à internet de 300Mb, tenho a intenção de travar 20Mb para cada VM, ainda não pesquisei como farei isto, se é feito no Hyper-V ou se há como faze-lo no Mikrotik (aceito sugestões e dicas).
- A administração do Host não será feita via remoto (através do Hyper-V Manager Remote), será feito localmente no servidor (via monitor, mouse e teclado) - talvez eu abra um RDP para o HOST (mas não é 100% necessário).
- Farei o uso do recurso RemoteFX Graphics, pois quero dar um desempenho gráfico melhor às VMs, para isto tenho uma RX 560 4GB 128Bit. (ainda não sei se ela é compatível e se ela atenderá bem as 8Vms, no entanto, a necessidade de vídeo é basica ou inexistente por parte dos usuários, logo imagino eu que esta VGA dê um desempenho melhor, mesmo que mínimo, em relação à não utiliza-lo).

O que já está pronto:
- Hardware físico (Mikrotik RB3011 - Switch HP OfficeConnect 1820 - Servidor Intel Core i7 8700 + RX 560 4GB 128GB + 32GB RAM + 2 REDE PCI QUAD 8P + 2 HDDs 4TB (8TB RAID))
- Para gerenciar o Host estou usando o Windows Server 2019 DataCenter com o Hyper-V instalado.
- Para os usuários serão disponibilizadas Vms do Windows 10 LTSB 2016 (as VMs já estão no Hyper-V)

O que ainda estou com dúvidas:
- como realizar a configuração e distribuição do desempenho do processador às VMs.
- como realizar a configuração e distribuição da placa gráfica às VMs - e também se a minha placa gráfica fará diferença significativa (pois ela é mediana).
- como garantir que as VMs não se comuniquem entre sí e não se comuniquem entre o HOST e os computadores da rede física (cada usuário terá seu sistema em VM isolado das demais VMs)
- como encaminhar corretamente as portas RDP de cada VM - dada as configurações necessárias de isolamento

Sobre a utilização das VMs:
- as VMs não terão necessidades grandes de desempenho, serão voltadas à utilização de escritório (Pacote office, navegação e emails).
- já experimentei roda-las em hypervisors nível 2 e utilizei o VMware Player, nele configurei 3GB de ram (não adicionei remoteFX gráfico) e 5 VMs rodaram bem, por este motivo quero garantir este desempenho ao utilizar o Hypervisor nível 1 como o Hyper-V e também agregar às VMs o remoteFX gráfico. 

Complementar:
a infra estrutura foi bem resumida, mas temos nobreaks e gerarador preparado para a alta disponibilidade. Ainda resta a adição em nosso prédio de uma internet secundária para ser aplicado o balance no Mikrotik, mas isso ficará para o futuro.
- sugestões de uso de VPNs, tais como Hamachi e outras estão descartadas para o projeto, pois os usuários precisarão acessar suas VMs através de seus smartphones também, utilizando o Microsoft RDP.
- o acesso via RDP já foi definido como sendo o necessário para este projeto, pois via RDP eu posso acessar as VMs de qualquer S.O. (win-mac-linux) fácilmente, assim como em smartphones, o microsoft RDP existe para Android e iOS, testei outras formas de acesso às VMs, que evitariam a necessidade de utiliza-las via RDP e talvez eliminar o trabalho todo com rede e isolamentos, mas todos as ferramentas utilizadas pecavam no desempenho de acesso e não continham o recurso de ''copiar-colar-copiar-colar'' entre seus sistemas primários e a VM.

Caso algum companheiro mais entendido possa me ajudar nas dúvidas citadas, sugerir melhorias e qualquer outro comentário à respeito, ficarei fortemente grato.

Atenciosamente.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a proposta.

Mas não disse qual será o uso, a funcionalidade e afins. Inicialmente, eu não usaria o Windows Server (devido a licenciamento e outras coisas mais) e seria um "peso" a mais... você poderia gerencia-lo normalmente a partir do seu próprio equipamento pelo hyper-v manager ou pelo windows admin center.

Por curiosidade... O raid dos discos rígidos é 0 ou 1?

 

você poderia usar os vistualizadores abaixo, todos se encaixam como free:

Proxmox

EVE-NG

Hyper-V

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!