Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe para Ryzen 3 3200G


Posts recomendados

Comprei um processador Ryzen 3 3200G e gostaria de recomendações de boas placas-mãe para para um futuro upgrade de processador. Tenho olhado um pouco sobre e vi que uma B450 seria uma boa opção. A Asus tem uma com preço acessível, porém as críticas sobre ela está em relação a falta de dissipador no VRM. Dado essa informação, gostaria de saber se uma B450 ainda continua sendo a melhor opção, mesmo investindo um valor a mais, ou se é conveniente optar por um modelo inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ED3XT disse:

@Luiz Fernando Borges Vieira nesse caso tem a b450 e a A520 que são bem custo beneficio

@ED3XT Pretendo, num futuro mais distante, fazer um upgrade de processador. Nesse caso, a A520 ainda atenderia as condições de melhoria ou uma B450 se adequaria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um 3200 você não precisa preocupar com dissipador de vrm! Este processador não é gastão!

Eu iria na 520 sem pestanejar! Tem até uma tuf que parece ser muito boa e não é caríssima, nem baratinha! Mas certamente será muito melhor que qualquer 450 a longo prazo! Sem sombra de dúvidas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eduardo RP disse:

Com um 3200 você não precisa preocupar com dissipador de vrm! Este processador não é gastão!

Eu iria na 520 sem pestanejar! Tem até uma tuf que parece ser muito boa e não é caríssima, nem baratinha! Mas certamente será muito melhor que qualquer 450 a longo prazo! Sem sombra de dúvidas!

@Eduardo RP A520 só suporta os ryzen 3000 e ryzen 5000 os Ryzen com final G são uma linha a menos (22000G seria 1200G e o 3200G um 2200G)

Não vai nem funcionar, e a falta de Dissipador não atrapalha agora mas em upgrades futuros irá fazer falta, a B450 DS3H suporta os ryzen 5000 (com atualização de BIOS) e aguenta tranquilamente o 5600X coisa que dificilmente uma A520 consegue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Eduardo RP disse:

Com um 3200 você não precisa preocupar com dissipador de vrm! Este processador não é gastão!

Eu iria na 520 sem pestanejar! Tem até uma tuf que parece ser muito boa e não é caríssima, nem baratinha! Mas certamente será muito melhor que qualquer 450 a longo prazo! Sem sombra de dúvidas!

@Eduardo RP Certo, mas eu queria deixar um terreno preparado pra um futuro upgrade, fraga? Meio que eu já estou convencido de comprar uma B450, mas estou pesquisando com outras pessoas pra saber se não tem mais opções em conta, porque também não quero comprar placa-mãe absurda de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Luiz,

Realmente as b520 não suportam oficialmente o 3200 e o 3400. Tem algumas pessoas que testaram com sucesso em alguns modelos 520 com o 3400. Mas não é oficial! 

A Asus a520 tuf da conta do 5600 com muita tranquilidade, certamente! E tem dissipadores no vrm! Mas não roda, oficialmente, o 3200g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Eduardo RP disse:

Desculpe Luiz,

Realmente as b520 não suportam oficialmente o 3200 e o 3400. Tem algumas pessoas que testaram com sucesso em alguns modelos 520 com o 3400. Mas não é oficial! 

A Asus a520 tuf da conta do 5600 com muita tranquilidade, certamente! E tem dissipadores no vrm! Mas não roda, oficialmente, o 3200g.

@Eduardo RP b520 ou a520? Se for a520, já estava meio convencido que não teria muito suporte, mas nesse caso uma B450 é a melhor escolha no momento ou tem outra tão boa e em conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

placa-mãe pro 3200 hj está meio limitada mesmo.

Se fosse meu compraria uma mb barata, 320, 350, mas a 450 não! Saida N°1! Futuramente troca toda plataforma! Este papo que 450 vai suportar os 5000 me cheira a remendo. O 450 não tem vocação natural pros 5000, vai ser adaptado! Tecnologia alternativa?

Não sei como e quando você comprou este 3200, se ainda cabe devolução por arrependimento, é uma saída! Apareceu 3300 no mercado, 3500 também! Seria a saída N°2!

Início de 2021 sai o restante da linha 5000, processadores menores. Vale a pena esperar pela falta de opção de hj em placas mãe! Um futuro hipotético 5200g numa tuf 520 deve ficar bom! Mesma geração de produtos! Não sou muito favorável a misturas de gerações! preferência pessoal aqui!

Mas se não for possível trocar o processador você estará preso as placas mãe da geração dele. Andei pesquisando aqui e não acredito que as 520 e 550 recebam suporte o para o 3200 e 3400.

Mas extra oficialmente tem relatos de que funciona. Nem tenho detalhes se funciona bem ou não. Mas acredito que não vale o risco.

Porém nas x570 ele roda! É como comprar um canhão de 120mm pra matar maruím! Mas funciona! Futuramente você troca processador e continua usando a x570! Ache uma que caiba no seu bolso! Seria a saída n°3!

Esta é a minha ideia a respeito do seu problema!

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eduardo RP disse:

Se fosse meu compraria uma mb barata, 320, 350, mas a 450 não! Saida N°1! Futuramente troca toda plataforma! Este papo que 450 vai suportar os 5000 me cheira a remendo. O 450 não tem vocação natural pros 5000, vai ser adaptado! Tecnologia alternativa?

@Eduardo RP É oficial e funcionam bem seu ponto ta bem inválido, não tem o porque de não comprar uma B450.

agora, PlayerUzumaki disse:

não tem o porque de não comprar uma B450.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076 ainda mais por preço de b350.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2020 às 22:42, PlayerUzumaki disse:
Em 22/12/2020 às 22:33, Eduardo RP disse:

Se fosse meu compraria uma mb barata, 320, 350, mas a 450 não! Saida N°1! Futuramente troca toda plataforma! Este papo que 450 vai suportar os 5000 me cheira a remendo. O 450 não tem vocação natural pros 5000, vai ser adaptado! Tecnologia alternativa?

@Eduardo RP É oficial e funcionam bem seu ponto ta bem inválido, não tem o porque de não comprar uma B450.

É minha visão pessoal sobre o problema do Luiz!

Minha melhor opção em relação as b450 é a maior distancia possível.

Não gosto! Não uso, assim como você! E definitivamente não recomendo!

O que valida minha opção é minha experiência!

Em 22/12/2020 às 22:33, Eduardo RP disse:

Esta é a minha ideia a respeito do seu problema!

Se o 3200g fosse meu?

compraria uma 320, gastaria pouco e em 1 ou 2 anos trocaria a plataforma de novo!

Ao meu ver para este processador hoje é a opção mais racional que o rgb da assrock 450! Bem feinho por sinal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo RP

17 minutos atrás, Eduardo RP disse:

Minha melhor opção em relação as b450 é a maior distancia possível.

Não gosto! Não uso, assim como você! E definitivamente não recomendo!

O que valida minha opção é minha experiência!

Se o 3200g fosse meu?

compraria uma 320, gastaria pouco e em 1 ou 2 anos trocaria a plataforma de novo!

Seria uma compra sem sentido, com uma B450 (como a DS3H) você pode colocar até um 5600X talvez até um 5700X (não sei dizer se esse ela aguenta) e esses processadores durarão por fácil fácil uns 4 anos antes de começarem a capengar, pois o 5700X puxa tudo que da de uma 3080 e talvez nem a 3090 tem desempenho para acompanhar ele.

Basta fazer a matemática, ou você gasta um pouco a mais hoje para no futuro ter algo bom garantido ou você gasta pouco agora para no futuro pagar caro por algo incerto.

A320 e B350 não vale a pena hoje em dia, essa é a verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo RP é porque gastar 350 a 400 reais em uma placa sem overclock, apenas 2 slots de RAM e sem dissipador vale muito a pena.

As B350 eu até compreendo mas pelo preço que elas estão também não vale a pena, por menos de 50 reais você pega uma B450 que suporta a linha 5000 da AMD.

Você pode perguntar para qualquer um do forum que todos vão dizer que A320/A520 é furada B350 estão caras de mais e que as B450 são o melhor custo beneficio (tirando uns modelos como a B450 gaming/br, battle AX, HDV e a GT3).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2020 às 23:47, Eduardo RP disse:

Se o 3200g fosse meu?

compraria uma 320, gastaria pouco e em 1 ou 2 anos trocaria a plataforma de novo!

Ao meu ver para este processador hoje é a opção mais racional que o rgb da assrock 450! Bem feinho por sinal!

@Eduardo RP Eu tava pensando, talvez, num up futuramente não tão monstruoso, fraga? Tipo, lógico que estou pedindo opinião, mas talvez eu troque não em 1 ou 2 anos, pra um Ryzen 7 de da mesma geração ou algum inferior da próxima, caso for convincente. Inclusive, eu comprei um G justamente porque não vai ser fácil arrumar uma placa de vídeo boa tão cedo. O próximo processador eu poderia já estar comprando sem gráficos integrados, inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Luiz Fernando Borges Vieira disse:

eu comprei um G justamente porque não vai ser fácil arrumar uma placa de vídeo boa tão cedo

Luiz,

Eu acredito que se você gastar menos agora, e ja começar a preparar suas economias para um upgrade, mais pra frente você vai ter outro leque de opções. E quando você tiver vendo estas novas opções vai perceber que a 450 vai estar meio fora do contexto! Vai mudar muita coisa em 2 anos! E ja está anunciado! Futuramente uma b450 pode ser fator limitante importante para um upgrade de processador e memória! Pode ser! Não conheço o futuro e não posso afirmar certamente como será daqui a 2 anos! Esta é uma situação que eu não gostaria de viver!

Mas vai da sua disponibilidade financeira e necessidade! As 450 tem um pcb igual ao das 320, todas são de 4 camadas, trilhas menos densas e mesmo vrm em vários fabricantes. Então não pense que se você comprar a 450 você estará comprando placa superior. Elas são do mesmo nível! Mas tanto a 450 qto a 320 são da mesma geração do seu processador, qualquer uma que você coloque você terá boa estabilidade e a mesma performance! Tem até uma asus b450 pro-s que eu gostei. Mas contar com ela pra fazer upgrade futuro? Pode ser possível! Pode ser vantajoso! Só o tempo dirá! Mas é uma aposta que eu, particularmente, não faria!

Mas tanto a a320 quanto a b450 vão funcionar seu processador direitinho! 

Em 20/12/2020 às 16:50, Luiz Fernando Borges Vieira disse:

Dado essa informação, gostaria de saber se uma B450 ainda continua sendo a melhor opção, mesmo investindo um valor a mais, ou se é conveniente optar por um modelo inferior.

E respondendo a sua  indagação no primeiro post, na minha ótica, hoje, não vale a pena investir na b450 já possuindo um 3200G!

 

O futuro a Deus pertence!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Fernando Borges Vieira Vai por mim não compra A320, elas nem conseguem suportar os Ryzen 7, teria que gastar mais 500 a 600 reais no futuro para uma placa-mãe, e só nisso você gastaria 900 reais em placa-mãe que você poderia ter pego uma B450 que suporta até ryzen 9 (https://www.kabum.com.br/produto/114937/placa-m-e-asus-tuf-b450m-pro-s-amd-am4-matx-ddr4), pega a B450 DS3H e use seu 3200G com overclock e depois troque por um 5600X ou 3800X o que você achar melhor, não caia nesse papo furado que A320 é uma escolha boa e B450 não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!