Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificar circuito Limitador RPM (Arduíno Nano)


GustavoH93

Posts recomendados

Olá pessoal! Feliz ano novo atrasado hehe

 

Pessoal quem puder ajudar aqui eu agradeço, é o seguinte:

 

Estou querendo montar um circuito para limitar a RPM do meu carro, é com carburador então não tem limite de giro se acelerar vai até explodir...

 

E pesquisando por ai os limitadores de RPM que vendem no mercado livre são muito caros 300 reais ou mais 😳

 

aí pesquisando achei este site e o cara desenvolveu um esqueminha com arduino nano justamente para este fim:

 

https://create.arduino.cc/projecthub/adrianos_botis/automotive-engine-rev-limiter-9c05cc

 

nesse link tem o esquema o código de programação certinho, só que o sistema de ignição do carro dele deve ser platinado ainda, então ele colocou dois parafusos na polia do motor e colocou um sensor indutivo ali para medir a rpm do motor e assim controlar a ignição.

 

O circuito dele parece bem simples, só que no meu caso o meu carro já tem o distribuidor com sensor hall então eu estava querendo ao invés de furar a polia colocar o sensor e tudo mais, pensei em ligar dois fios do sensor hall no lugar do sensor indutivo, o que acham dá certo? Teria que mudar a programação certo?

 

A minha inição eletrônica é bem simples, é do final dos anos 90, estou deixando o esquema completo dela aqui para vocês darem uma olhada:

modulo142gauss-350x275.jpg

 

E então o que acham tem como ligar o sensor hall no arduino para não ter que colocar os parafusos na polia nem e sensor indutivo? Isso ia facilitar bastante...

schematic_10s_rev_limiterfinaldraft_4kHylAj5RQ.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente dá certo sim. 1º analise o tipo, amplitude, qualidade e afins do sinal do tal sensor hall. Dica: pra evitar interferências recíprocas, considere desacoplar um um acoplador ótico. Talvez nem seja necessária uma condiocionadinha básica do sinal.

 

Com relação ao sw não posso informar. Mas a dica: considere p.ex. mostrar o rpm num display: seu tacômetro/contagiros. Algo como pra você dominar a fera antes.

E também como não vi o projeto completo não sei como vai ser seu atuador na aceleração... ahh... o relé desliga a ignição ... 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Com relação ao sw não posso informar. Mas a dica: considere p.ex. mostrar o rpm num display: seu tacômetro/contagiros. Algo como pra você dominar a fera antes.

E também como não vi o projeto completo não sei como vai ser seu atuador na aceleração... ahh... o relé desliga a ignição ... 😁

Valeu pela resposta @.if  mas então o carro já tem conta giros e no esqueminha que mandei o próprio circuito que comanda a ignição eletrônica tem o sétimo pino justamente para mandar sinal a um contagiros, o problema é que não sei que tipo de sinal sai daquele pino, se é pulso, se é uma tensão que vai aumentando conforme a rotação aumenta... sinceramente não sei...

 

1 hora atrás, .if disse:

Teoricamente dá certo sim. 1º analise o tipo, amplitude, qualidade e afins do sinal do tal sensor hall. Dica: pra evitar interferências recíprocas, considere desacoplar um um acoplador ótico. Talvez nem seja necessária uma condiocionadinha básica do sinal.

analisar o tipo, amplitude e qualidade do sinal seria necessário um osciloscópio né? coisa que não tenho :(

 

nesse vídeo o cara explica muito sobre esse sistema de ignição eletrônico que eu tenho no carro, e pelo que entendi o sensor hall é apenas uma chave que fecha ou abre o contato de acordo com as janelinhas do distribuidor, 4 janelinhas = 4 cilindros do motor

 

 

então imaginei que era só ligar a saida do sensor hall ao arduíno no lugar do sensor indutivo pelo que entendi no circuito do cara ele usa 2 parafusos a 180 graus um do outro, então para cada meia volta o sensor vai informar ao arduino, então como o sensor hall do distribuidor manda 4 sinais ao invés de dois imaginei que era só mudar isso no arquivo de programação do arduíno, mas pelo jeito é bem mais complexo que isso né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

o carro já tem conta giros

qual parte do 'só  ..

2 horas atrás, .if disse:

 pra você dominar a fera antes.

' você não entendeu?🤔

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

analisar o tipo, amplitude e qualidade do sinal seria necessário um osciloscópio né?

sim. No mínimo do mínimo do mínimo do mínimo do ... vai ter que ter mais informações sobre o sinal. Sem isso, penso que terás dificuldade em progredir

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

problema é que não sei que tipo de sinal sai daquele pino

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

sinceramente não sei...

Mas como assim? Queres projetar *.* sem saber nada.nada? Que tal se pesquisasses o manual do seu dispositivo? Talvez ele te dê informações sobre

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

o sétimo pino justamente para mandar sinal a um contagiros

 

Como todo sistema, falando de um modo minimalista ele só tem sensor, decisões e atuador. Sensor de giro, decisões=mc, atuador=relé.

Sobre a programação, a princípio seu algoritmo é simples. .. algo como:

if (giro>valor_máximo) rele=desligado; else (relé=ligado);

Pela simplicidade e caso não pense em anabolizar com mais funções, penso que nem de mc precisas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Imagino que o sensor hall envia pulsos que devem ser contados em um intervalo de tempo, só que divididos por 4, se o carro for 4 cilindros. 

Não tens como observar com um osciloscópio?

   Então eu tenho conhecimento bem básico de eletrônica, pensei em medir com multimetro a tensão de saída do sensor Hall, mas pesquisando esse cara mesmo já postou um video dedicado a este sensor que é o mesmo que tenho no carro, quando a chapa do distribuidor passa na frente do hall no fio de sinal aparece uma tensão de 8V e quando a chapa de metal sai da frente e fica o vão da chapa a tensão cai para 0V

 

Então é isso, com a chapa na frente do hall ele emite 8v o módulo de ignição entende este sinal e liga a bobina de ignição, quando a chapa sai da frente do hall ele marca 0v e o módulo de ignição desliga a bobina.

 

1 hora atrás, .if disse:

qual parte do 'só  ..

' você não entendeu?🤔

 

na verdade essa parte de dominar a fera que você comentou não entendi nada mesmo kkkkkk

 

1 hora atrás, .if disse:

sim. No mínimo do mínimo do mínimo do mínimo do ... vai ter que ter mais informações sobre o sinal. Sem isso, penso que terás dificuldade em progredir

Descobri, o hall do distribuidor manda 8v ou 0v então é 8v ligado, 0v desligado.

 

1 hora atrás, .if disse:

Mas como assim? Queres projetar *.* sem saber nada.nada? Que tal se pesquisasses o manual do seu dispositivo? Talvez ele te dê informações sobre

 

 

Este sistema de ignição já deixou de ser fabricado a muitos anos não tem muita informação sobe ele muito menos manual, pesquisando eu encontro os esquemas da ligação dele no carro, mas o esquema eletrônico interno dele não achei nada...

E não sei que tipo de sinal o pino 7 do módulo  emite, sei apenas que é o sinal para o conta giros, mas se a ideia é usar o sinal do sensor hall do distribuidor não vejo porque usar o pino 7 mesmo... a não ser que possa ser melhor do que usar o sinal do hall, mas só com osciloscópio pra saber mesmo.

 

1 hora atrás, .if disse:

Como todo sistema, falando de um modo minimalista ele só tem sensor, decisões e atuador. Sensor de giro, decisões=mc, atuador=relé.

Sobre a programação, a princípio seu algoritmo é simples. .. algo como:

if (giro>valor_máximo) rele=desligado; else (relé=ligado);

Pela simplicidade e caso não pense em anabolizar com mais funções, penso que nem de mc precisas.

o código está no site que deixei no link, só que ele usa o sensor indutivo como fonte de sinal e no meu caso quero usar o sinal do próprio sensor hall do distribuidor, é mais confiável, mais barato porque não terei que comprar o sensor indutivo e mais rápido porque não vou ter que furar a polia colocar parafusos instalar sensor nenhum kkkkkkk

 

Mas agora a informação é essa o sensor hall desligado tem 0v e ligado tem 8v como posso usar isso no lugar do sensor indutivo do cara? 🤔

 

Aqui o código que ele programou usando o sensor indutivo, a duvida agora é mudar do sensor indutivo para o sensor hall...

 

https://create.arduino.cc/projecthub/adrianos_botis/automotive-engine-rev-limiter-9c05cc

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

dominar a fera

Domar a fera no meu (meu) idioma é saber como funciona fazendo algo prático com o que sabe pra somar ao..

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

conhecimento bem básico de eletrônica

 

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

a informação é essa o sensor hall desligado tem 0v e ligado tem 8v como posso usar isso no lugar do sensor indutivo do cara? 

Sim esta informação é importante. Mas não é bem ligado e desligado e sim um pulso de 8V cuja frequencia é proporcional à rotação.

 

 

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Aqui o código que ele programou usando o sensor indutivo,

Numa olhadela rápida no código, percebo que seu núcleo é:

 if (digitalRead(sensor_pin) == 1){
      if (on_state==false){
        on_state = true;
        hall_count+=1.0;
      }
    } else{
      on_state = false;
    }

... ou seja, 1/2 pobre pois usa software pra fazer a leitura. Mas é o que você tem pro almoço. Tenta a sorte com ele mesmo.

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

a duvida agora é mudar do sensor indutivo para o sensor hall...

Sim tem algo pra dar certo pois o código não tá nem aí pro tipo de sensor desde que o sinal chegue no pino. De novo: acople coerentemente pra dar 0 e 5V (e não 8)...conto com seu...

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

conhecimento bem básico de eletrônica

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Sim esta informação é importante. Mas não é bem ligado e desligado e sim um pulso de 8V cuja frequencia é proporcional à rotação.

Certo então me corrija se estiver errado, mas como o sensor hall do distribuidor manda 0v ou 8v com ele girando teóricamente vai sair uma onda quadrada e quanto maior a rotação maior é a frequência dessa rotação, certo?

 

5 horas atrás, .if disse:

Numa olhadela rápida no código, percebo que seu núcleo é:


 if (digitalRead(sensor_pin) == 1){
      if (on_state==false){
        on_state = true;
        hall_count+=1.0;
      }
    } else{
      on_state = false;
    }

... ou seja, 1/2 pobre pois usa software pra fazer a leitura. Mas é o que você tem pro almoço. Tenta a sorte com ele mesmo.

Sim tem algo pra dar certo pois o código não tá nem aí pro tipo de sensor desde que o sinal chegue no pino. De novo: acople coerentemente pra dar 0 e 5V (e não 8)...conto com seu...

😁

Para o arduino receber o sinal de 5v não de 8v posso usar um regulador LM7805? 🤔

 

ainda não comprei os componentes, estou vendo com vocês o que vou precisar certinho para não comprar errado rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Para o arduino receber o sinal de 5v não de 8v posso usar um regulador LM7805? 

Não. Bastam resistores. Consulte a matemática simples de um divisor de tensão.

Divisor.png

Chute R2=1K.... ou melhor 10K mas confirme na prática.

 

37 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Certo então me corrija se estiver errado, mas como o sensor hall do distribuidor manda 0v ou 8v com ele girando teóricamente vai sair uma onda quadrada e quanto maior a rotação maior é a frequência dessa rotação, certo?

Certo...

E errado: ... 'teóricamente' não tem acento agudo 😁. Dica: deixe ligado o corretor ortográfico 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, .if disse:

Não. Bastam resistores. Consulte a matemática simples de um divisor de tensão.

Divisor.png

Chute R2=1K.... ou melhor 10K mas confirme na prática.

Certo, tenho um potenciometro de 100K aqui, eu conecto ele igual esse esquema e ajusto para dar 5v, aí eu desconecto ele e faço a medição da resistência com multimetro para saber qual a resistência está aí e então é só comprar o resistor certo né? mas como vou comprar pela internet já vou comprar os de 10K qualquer coisa compro outros resistores na loja de eletronica daqui, é que eles são beem careiros...

 

então para o projeto vou precisar de:

 

1 arduino nano R3

1 Módulo Mosfet Irf520n

1 relê 5v

1 Módulo regulador de tensão Mosfet Irf520n

2 resistores 10K 1/4W é isso ou falta algo?

 

tem mais uma função que quero adicionar a este circuito, mas vou aguardar sua resposta, pra saber se vou precisar comprar mais alguma coisa, ai passaremos a diante 😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

um potenciometro de 100K aqui, eu conecto ele igual esse esquema e ajusto para dar 5v, aí eu desconecto ele e faço a medição da resistência com multimetro para saber qual a resistência está aí e então é só comprar o resistor certo

é sério isso? Sério que aquela matematicazinha de jardim de infância te assustou? Deixa de ser eu pow!😠

 

Pra mim soa sinistro quando alguém fala que vai comprar resistor visto que tem em virtualmente qualquer sucatinha eletrônica mas enfim...

Vou melhorar sua lista com esta genérica:

-relé

-bc337

-1n400x

-resistores

 

5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

mais uma função que quero adicionar a este circuito, mas vou aguardar sua resposta, pra saber se vou precisar comprar mais alguma coisa

Tenho uma lista pra isso também:

-um tandcoiz

-ferramentas

-imaginação

-criatividade

-tempo

-empenho

-estudos... e 

-etc...

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, .if disse:

é sério isso? Sério que aquela matematicazinha de jardim de infância te assustou? Deixa de ser eu pow!😠

 

Pra mim soa sinistro quando alguém fala que vai comprar resistor visto que tem em virtualmente qualquer sucatinha eletrônica mas enfim...

Vou melhorar sua lista com esta genérica:

-relé

-bc337

-1n400x

-resistores

Qual a função do BC337 e o diodo neste circuito? O_o

Ele seria para ativar o relé no lugar do módulo irf520?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

sim

 @.if Certo, vamos com algumas implementações, a primeira delas é:

 

Posso ligar um led comum com resistor de 560 ohms em paralelo com a bobina do rele?  assim quando o rele ligar o led vai acender.

 

isso é para confirmar que o sistema está funcionando, e vai ter a mesma função que a shift light que os carros mechidos usam, tipo essa aqui:

 

shift_light_caneta_odg_1438_2_2018062117

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, .if disse:

certamente 🙂

Beleza! 

 

A ultima modificação que queria fazer era colocar um botão para limitar o giro na rotação que estiver, pra explicar um limitador de RPM que vendem por ai tem um botão assim como este:

 

2022926584_1GG.jpg

 

Esse da foto tem o limitador de RPM no valor que você programar, por exemplo se programar para 6000 RPM quando o motor chegar nessa rotação ele vai limitar o giro para não passar disso exatamente como esse nosso projeto, porém ele tem esse botão que também que serve para limitar a RPM atual, tipo o motor está a 3000RPM e apertando esse botão ele não vai deixar o motor subir desse giro, aí soltando o botão ele deixa a rotação subir normalmente até atingir a rotação máxima que já está programada nele. O que acha conseguimos fazer esta mesma função nesse projeto? 

 

Como vi no esquema o Arduino Nano ainda tem vários pinos livres, imagino que poderia usar dois pinos para colocar o botão, e aí teria que acrescentar no código para quando o botão for acionado ele tem que limitar a Rotação na RPM que o motor está. Certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Finalmente você está sentido na pele o significado do termo dominar a fera.  Pra esta façanha você vai precisar adicionar à lista:

-display

-botão

Olha isso de literalmente agora há pouco que não serviu pr'aquele moleque mal educado & mal agradecido -  foi pra minha lista de ignorados - mas pode servir como guia pra você...

Além daquilo, coloque um display lcd, escreva algo nele, faça um menuzinho simples sobe e desce, Escrever em display no arduino é trisimples. Ler botão é ainda +.

tmj...😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, .if disse:

Finalmente você está sentido na pele o significado do termo dominar a fera.  Pra esta façanha você vai precisar adicionar à lista:

-display

-botão

Olha isso de literalmente agora há pouco que não serviu pr'aquele moleque mal educado & mal agradecido -  foi pra minha lista de ignorados - mas pode servir como guia pra você...

 

Bem interessante a Lista, na verdade eu tenho um arduino Uno aqui que uso para fazer minha CNC funcionar, essas CNC caseiras que tem aos montes no youtube, aprendi bastante com ela e uso ela até hoje... Mas vou seguir sua lista em breve.

 

Mas antes o botão para meu circuito é necessário sim, mas qual a função do display? Se for para mostrar a RPM do motor não precisa porque tem contagiros já...

 

 

@.if ei acha que no display consigo colocar para o Arduino informar a RPM e a frequência da onda quadrada que sai do sensor hall do distribuidor?

 

Não vou deixar o display no carro porque tem conta giros, mas pensando no que você disse posso usar esse display para ter mais informações do Arduino principalmente para ajustar, ver se o RPM dele está igual ao RPM do conta giros do carro, e depois que terminar e instalar tudo posso tirar o display e usar o display em outros circuitos...

 

Na verdade vou comprar tudo pela internet mas tenho um Arduino uno dando sopa aqui ele era da antiga cnc mas como comprei um kit novo ele ficou parado, aí posso treinando umas coisas nele pra ir apreendendo e depois quando o Arduino nano chegar já estarei mais acostumado hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um display deixa tudo mais fluído, algo como o monitor de pc pra você programar o rpm, verificar bateria, temperatura, quilometragem e etc do bixo. É pra você saber 'o que tá rolando' entende? Poderia até deixar no carro pra fazer uma graça mas... cada mania com seu lôco.  Uma delas é fazer um treco deste com um esp32 e usar um velho smartphone como display 🤪 Algo como um scanner

 

Mas se for pra programar uma (01) vez só, use o terminal serial do arduino mesmo uai. Ou se preferir, faça menus e etc anabolizados. Leve o note com a IDE arduína no carro. Faz mais graça do que um display 😁.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, .if disse:

Um display deixa tudo mais fluído, algo como o monitor de pc pra você programar o rpm, verificar bateria, temperatura, quilometragem e etc do bixo. É pra você saber 'o que tá rolando' entende? Poderia até deixar no carro pra fazer uma graça mas... cada mania com seu lôco.  Uma delas é fazer um treco deste com um esp32 e usar um velho smartphone como display 🤪 Algo como um scanner

 

Mas se for pra programar uma (01) vez só, use o terminal serial do arduino mesmo uai. Ou se preferir, faça menus e etc anabolizados. Leve o note com a IDE arduína no carro. Faz mais graça do que um display 😁.

então o carro é antigo com carburador, quilometragem é pelo cabo ainda kkkkkk então vamos deixar sem o display mesmo, futuramente posso inventar mais coisas, mas por enquanto a lista de componentes fica assim:

 

1 arduino nano R3

1 relê 5v

1 Módulo regulador de tensão Mosfet Irf520n

2 resistores 10K 1/4W

1 resistor 4.7k 1/4W

1 resistor 570 ohms

1 relé

1 bc337

1 1n4007

1 led amarelo comum

1 botão de pulso

 

 

está certo né?

 

o Módulo Mosfet Irf520n não vamos precisar porque vai ser substituido pelo esqueminha com o 337 correto?

 

Aí se falar que está certo já vou encomendar tudo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

já vou encomendar tudo

é sério isso? Certeza que não tem nada de sucatas ou algo pra desmontar? Ok você não tem mas nenhum parente ou amigo quer se livrar de algumas tralhas tecnológicas? Fala sério...

Já que tá com grana sobrando, compre um módulo relé arduino

26bd484baf.jpg

 

 

e ndv ...

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Módulo regulador de tensão Mosfet Irf520n

Além de não ser módulo, não é regulador de tensão e não precisa mesmo...

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Módulo Mosfet Irf520n não vamos precisar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, .if disse:

é sério isso? Certeza que não tem nada de sucatas ou algo pra desmontar? Ok você não tem mas nenhum parente ou amigo quer se livrar de algumas tralhas tecnológicas? Fala sério...

Já que tá com grana sobrando, compre um módulo relé arduino

Tenho algumas sucatas sim, mas não é 100% chance de que esteja tudo funcionando e não tô com grana sobrando não, se não eu compraria o limitador de RPM pronto ué... a ideia é economizar e apreender, e eu estou comprando novo pra ter certeza que está tudo novinho e funcionando, mas é claro que se eu precisar de algum componente de ultima hora vou retirar das sucatas que tenho aqui sim.

 

9 minutos atrás, .if disse:

Além de não ser módulo, não é regulador de tensão e não precisa mesmo...

 

É mesmo não é regulador de tensão me enganei aqui, mas é vendido como módulo:

 

https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-mosfet-irf520n.html

 

bom vou encomendar as coisas e enquanto isso vou fuçar no arduino uno que tenho aqui, a primeira missão que quero fazer é

 

1ºo pisca led

 

2°quero usar um botão fazer o led piscar mais rápido quando apertar o botão e mais devagar quando soltar o botão

 

3º fazer um esqueminha com potenciometro para aumentar ou diminuir a velocidade das piscadas do led quando mexer nele.

 

Que os jogos começem!😆

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...