Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou querendo comprar um kit de fans, achei um modelo com o preço bom, porém ele é pra placa-mãe (4 pinos), procurei um unboxing dele e vi que ele tem uma entrada "macho" e uma "femea" além da conexão pra fonte como mostra na foto abaixo:

image.png.585c72fb294ea4701a7ebc6aff61c93c.png

gostaria de saber pra que serve isso, seria para encaixar uma fan na outra e conseguir usar várias na mesma placa-mãe? pois no exemplo da minha placa-mãe só possui 2 entrada de fan 4 pinos...

Postado

@James G Essa conexão da imagem é para ligar o LED dos fans.

O conector para fazer os fans girar é outro.

590b60050785cd9a57f9be46a4bcb624

Se sua placa-mãe só tem 2 entradas para fans do tipo 4 pinos para alimentação e fazer o fan girar, ligue o máximo que puder, e o restante vai pra fonte.

Eu recomendo usar um hub, ai você só sincroniza a rotação de todos os fans e liga direto na fonte mesmo.

O CPU_FAN fica no lugar dele mesmo.

Os fans extras liga no hub, que pega alimentação da fonte.

Postado
5 minutos atrás, James G disse:

onde eu ligo isso?

depende, se sua placa-mãe tiver entrada você vai precisar de um hub pra ligar todos nela, se n tiver você vai ligar na fonte ou controladora

Postado

@Yan_ @Elder Nauvirth entendi, esse produto é um hub ou um controlador? é compatível com essa fan ?

no caso essas conexões que mandei na foto acima, que é pro rgb, eu coloco onde?

essa fan tem uma conexão molex pra energia além dessa do rgb, minha duvida é onde colocar essa conexão do rgb, e o porque de ter um "macho" e um "femea"...

esse vídeo que eu tirei a foto, ele mostra as conexões, daí que veio minha dúvida...

Postado
24 minutos atrás, James G disse:

esse produto é um hub ou um controlador?

É dito como hub controlador.

Pra não complicar mais, é hub e pronto, fica mais fácil de entender.

25 minutos atrás, James G disse:

é compatível com essa fan ?

Sim, pois o fan usa conector de 4 pinos para fazer girar, e o hub tem essa conexão.

25 minutos atrás, James G disse:

no caso essas conexões que mandei na foto acima, que é pro rgb, eu coloco onde?

Tem que usar um controlador especifico para isso.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1673741841-kit-controle-controladora-fita-led-rgb-1-saida-5050-e-3528-_JM?matt_tool=26177295&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542512723&matt_ad_group_id=77682048439&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385099545261&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=271974158&matt_product_id=MLB1673741841&matt_product_partition_id=306248980482&matt_target_id=pla-306248980482&gclid=Cj0KCQiA9P__BRC0ARIsAEZ6irgatpvOmN6wIBlZCEmMzYQWpoKgpKywGYv-FTAu0wvNfQ62NVdP0oEaAj3_EALw_wcB

No caso de querer adicionar mais de 1 fan, inclua o splitter.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1634887293-cabo-adaptador-12v-4-pinos-led-rgb-p-4-cabos-12v-4-pinos-_JM?matt_tool=26177295&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542512723&matt_ad_group_id=77682048439&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385099545261&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=165513888&matt_product_id=MLB1634887293&matt_product_partition_id=306248980482&matt_target_id=pla-306248980482&gclid=Cj0KCQiA9P__BRC0ARIsAEZ6iriJjWD8TbktU0D0ScmxQtOhIsn-YMDxo1SbQfSTPA86tXaosK6eXksaAgT5EALw_wcB

Postado
11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

No caso de querer adicionar mais de 1 fan, inclua o splitter.

@Elder Nauvirth essa era minha dúvida, se pode ligar varias fan na mesma conexão da placa-mãe, porque a propria fan tem dois cabos desse, acredito que seja pra conectar um no outro e ligar varias sem precisar de um hub ou controlador... ou não é possivel fazer isso?

19 horas atrás, James G disse:

image.png.585c72fb294ea4701a7ebc6aff61c93c.png

seria esses cabos, ligar um na placa-mãe e o outro em outa fan e assim por diante... é possivel?

Postado

@James G Se sua placa-mãe tem a conexão para LED 12V, pode ligar com spliter que não tem problema.

Se não tem, não liga.

Você tem que ver se sua placa-mãe tem espaço para esse tipo de conector, que é totalmente diferente do conector que faz o fan girar.

Postado

@James G Conexão, LED_C fisicamente ele tem 4 pinos, sendo o 12V G R B e o W.

Não afirmo em 100%, mas deve ser ele para os leds, aguarde mais respostas.

3 minutos atrás, James G disse:

o que vai fazer a fan girar é o molex que vai na fonte certo?

Se o fan tem molex, sim.

Se não tem, é o conector que mostrei na resposta #3

Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Se o fan tem molex, sim.

tem molex sim, outra dúvida, da pra ligar vários molex na mesma entrada também? pois o molex dessa fan parece que tem uma entrada dupla pra encaixar um no outro...

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

aguarde mais respostas.

beleza, fico no aguardo.

• Curtir 1
Postado
agora, James G disse:

tem molex sim, outra dúvida, da pra ligar vários molex na mesma entrada também? pois o molex dessa fan parece que tem uma entrada dupla pra encaixar um no outro...

Molex macho/fêmea, dá sim e pode usar.

Eu tenho 2 fans originais do meu gabinete ligados um ao outro em apenas 1 única conexão molex da fonte.

Postado
agora, Elder Nauvirth disse:

Molex macho/fêmea, dá sim e pode usar.

beleza, isso eu já imaginava mas é bom ter certeza... agora só falta decobrir essa entrada rgb e se da de fazer macho/fêmea com ela também, porque parece que essa fan também tem esse sistema já tem tem dois cabos rgb, um fêmea e um macho

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!