Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uso um SSD, sei que não precisa desfragmentar, mas se eu desfragmentar a pasta de um jogo ou programa pode causar dano ao SSD ou pode melhorar o desempenho do programa/jogo?

• Moderador
Postado

Desfragmentação não tem nada a ver com aumento de desempenho em programas e muito menos em jogos. Isso fará com que simplesmente o programa abra mais rápido, porém, a perda de velocidade em SSDs fragmentados é imperceptível (exceto caso ele esteja praticamente lotado e com centenas de GBs fragmentados).

8 horas atrás, Zer0K disse:

mas se eu desfragmentar a pasta de um jogo ou programa pode causar dano ao SSD

A vida útil de um SSD se dá por ciclos de apagamento e escrita, isso é, ao escrever dados em uma célula e/ou apaga-los, isso fará com que a célula se desgaste (em modelos mais básicos, se não me engano, cada célula permite até 10000 ciclos de escrita/apagamento, dependendo da marca e modelo do SSD), ou seja, o problema da desfragmentação é que ela irá mover dados para (gravando-os em) outras células, fazendo com que a vida útil se reduza sem necessidade (visto que, novamente, a perda de velocidade por causa da fragmentação em SSDs é imperceptível).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!