Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia , eu estava testando as temperaturas do meu computador e notei que a do processador estava a 85 graus maximos , testando jogando , Possuo um ryzen 5 5600x e com o cooler box padrão wraith stealth , essa temperatura esta muito alta? Ele é recem montado e coloquei uma pasta termica chamada Rise frost silver, o que posso fazer? to sem dinheiro pra mudar o cooler box ou por um water cooler por enquanto .

Postado

@Yan_ Entendi , eu vi sobre esse undervolt e queria tentar até eu puder comprar um water cooler , eu fiz um stress basico no cpu z e notei que ele chega a 1,2 de core voltage , e trabalhando a 4,2 ghz e jogando até 4,6ghz 

você consegue me dizer como personalizar isso na bios?

Postado

@willzera1214 assim

você não precisa de um water cooler

a não ser que tu coloque o bixo em 5,50 de clock ai tu precisa

mas se n vai fazer um Gammax 400 V2 já vai deixar o bixo relaxado parecendo que tomou um belo suco de laranja

• Curtir 1
Postado

@willzera1214

agora, willzera1214 disse:

você consegue me dizer como personalizar isso na bios?

primeira coisa que deixo claro e: mesmo o processador sendo o mesmo, o chip NAO e igual, logo n adianta você pegar uma tensão de outra pessoa, afinal o seu chip pode ser melhor ou pior

a sua Asus Tuf A520 possui OC e UV desbloqueado

mas nao tem muito segredo, vai ter a parte de tensão e você vai testando, se o PC parar de ligar / dar video, reset de bios. Dependendo da placa-mãe, depois de um tempo ele reseta a bios sozinha, mas nao sei se a sua placa-mãe em questao faz tal coisa

aconselho olhar esse topico:

https://adrenaline.com.br/forum/threads/ryzen-5-3600-chegando-a-80.653756/page-5

e ver esse video:

@willzera1214 apenas pra esclarecer: os WCs AIOs sao muito caros pelo que oferecem, sao mais estetica.

https://www.overclock.net/threads/noctua-nh-d15s-vs-360mm-aio.1733072/

• Curtir 1
Postado

@willzera1214os Ryzen 5000 tem uma função de curve optimizer. Que seria melhorar a curva tensão vs frequência natural do processador. Você pode achar ele na parte de PBO > advanced > curve optimizer

dai pode colocar negative e os valores vão de 0 a 30. Geralmente acima de 10 você tem de testar estabilidade. Entre 5-10 geralmente é bem seguro colocar.

mas as temperaturas estão normais pro seu processador. Eu não me preocuparia não. Só colocaria um curve optimizer de -5 ou -10 pra melhorar a eficiência em si

• Curtir 2
Postado

@willzera1214 Coloca no pesquisar do Windows "Editar plano de energia". O seu deve estar como equilibrado. Existem mais duas opções: econômico e um que usa mais energia que o equilibrado. Tenho um Ryzen 7 5800X e quando estava no equilibrado ficava sempre próximo dos 4000 mhz, e a temperatura ficava na casa dos 50, e jogando chegava aos 60.

Agora em stock ele fica entre 29 e 33, e quando jogo não passa de 40 mesmo jogando The Medium com RT ligado e tudo mais. Porém a velocidade dele não passa dos 2200Mhz. Como minha meta é jogar a 60 fps então está de boa ficar nessa velocidade. Quando precisar eu altero para ter mais potência.

Ah uso um WC de 360mm.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, willzera1214 disse:

@mineirimbb Ultilizo no desempenho maximo a energia , vi que tem uma energia propria pra ryzen mas nao consegui fazer a opção aparecer atualizando o chipset, obrigado pela dica

Não aconselho você a mexer na BIOS, ainda mais se não tiver experiência com undervolt/overclock.

Siga o conselho do amigo @Pepsee vai de gammax 400 v2(100/120 reais),  Vai tirar a febre do teu processador, seria bom também aprimorar a refrigeração do seu gabinete(não sei como é), Adicione alguns fans na parte frontal do gabinete, lançando ar para dentro, e um na parte traseira, retirando o ar quente.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Otávio Furoni disse:

Adicione alguns fans na parte frontal do gabinete, lançando ar para dentro, e um na parte traseira, retirando o ar quente.

vale adicionar que nao adianta ser qualquer FAN, pro seu PC @willzera1214 , aconselho pelo menos 1500 RPM 55CFM

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!