Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc lento para ligar, mesmo com ssd.


Posts recomendados

Bom dia, a mais ou menos 1 ano e meio atrás, comprei um ssd M.2 (marca Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB). Inicialmente a inicialização do pc era muito rápida (demorava menos de 10 segundos para chegar na área de trabalho), porém, alguns meses atrás, estou percebendo que ele está demorando muito para inicializar, na área de trabalho e com alguns programas, não estou notando diferença de quando eu instalei o ssd para agora, o que me incomoda mesmo é esse tempo do start up, que parece que o pc tá com um hd. Já tentei formatar o pc, e o tempo de inicialização só reduz alguns segundos, nada significante. Se alguém conseguir me ajudar, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedroRodrigues123 Bom dia

 

Sei que a SSD na maioria dos casos trás um grande benefício, porém o restante do hardware precisa ter um desempenho bacana para que a SSD mostre benefícios.

Qual a configuração do seu computador e qual sistema operacional?

Já entrou no "Msconfig" para ver o que está iniciando com o windows?

A carga  de uso do processador como está?

Possui algum anti-virus, já fez alguma varredura? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, PedroRodrigues123 disse:

@Edvaldo J. Frederico i7 7700k

gtx 1070ti

16gb ram

Water cooler h45 corsair

 

Sim, o uso do processador está normal, conforme eu tinha falado, mesmo eu formatando o pc do zero o problema persiste 😕

Se você fizer o teste usando o Crystal Disk Mark como está o resultado?

CrystalDiskMark8NVMe_en.png

O desempenho para ligar está parecido com um computador usando HD ou está pior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2021 às 08:40, Edvaldo J. Frederico disse:

Se você fizer o teste usando o Crystal Disk Mark como está o resultado?

CrystalDiskMark8NVMe_en.png

O desempenho para ligar está parecido com um computador usando HD ou está pior?

Bom, pessoal, peguei no Youtube uma referência de um gringo que fez os testes com esse mesmo modelo de ssd (novo), e os resultados foram esses:

 

REFERÊNCIA DO YOUTUBE (MESMO MODELO DE SSD):

1868578093_referncia.thumb.png.ae09ec2dd017a79c64d5d42efadc1b93.png

 

TESTES FEITOS COM O MEU SSD:

 

1926045855_bench.thumb.png.0f5889d0f5c9cd7a296c302acae0cce0.png

NOTA: Vejam que eu demarquei as taxas de escrita de 16gb e 32gb, notei que elas estão muitooooo abaixo com o de referência que eu peguei. Vcs acham que isso que pode estar causando o problema. Sei que o ssd de referência está com 100% de espaço livre, e isso influência na taxa de escrita/leitura, só que a taxa de escrita do meu está muito mais abaixo do normal.

Em 19/02/2021 às 21:10, Hightech007 disse:

Pedro, deixou espaço de 7 a 10% não alocado no seu SSD?  se não deixou está aí um dos motivos principais.

O ssd está com um espaço maior não alocado (cerca de 17%). E também já formatei o pc e n adiatou de nada.

Em 19/02/2021 às 08:40, Edvaldo J. Frederico disse:

Se você fizer o teste usando o Crystal Disk Mark como está o resultado?

CrystalDiskMark8NVMe_en.png

O desempenho para ligar está parecido com um computador usando HD ou está pior?

Esqueci de mencionar tmb, em relação ao hd, o tempo de incialização está bem parecido, mas com o ssd ainda está um pouco mais rápido. Mas esse problema é só mesmo na hora de inicializar, porque na área de trabalho a velocidade de abertura de aplicativos e tudo mais está normal. (Uso o Windows 10)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, esse seu SSD é de uma marca consagrada e tem velocidade altíssima próxima a do meus SSDs ex o  970EVO  da Samsung, então não deveria estar assim não, tem algo errado.

 

Diferente do HD, o SSD tudo é controlado via software, ex não tem como diminuir ou subtrair a velocidade média de um HD nem o Windows consegue fazer isso sozinho

 

Sabemos que tem HDs de 5400RPM 7200RPM etc. conforme os tais RPMs eles vão rodar numa determinada velocidade média, não importa a marca ou se ele estiver cheio ou não. Eu mesmo tenho diversos HDs um deles de 2 TB cheio até 98% e velocidade média dele fica no padrão de 170 MB leitura e gravação, e era sim com ele vazio também.

 

No caso do SSD, como não tem partes mecânicas, e seus controles internos são tudo via software através das controladoras, pode haver variação dependendo da origem das peças internas do SSD, pois ele depende de espaço vazio para poder fazer as operações de leitura e escrita numa velocidade adequada ao que ele foi projetado e como voce ja disse que deixou o tal espaço vazio e mesmo assim está com problemas, então a culpa não é do Windows ou do seu hardware, tem algo com o SSD mesmo, isto é, pode ter alguma peça dentro dele com problemas, ou de má qualidade.

 

Ex, comprei um SSD de Israel 45% mais barato, mas o cara avisou a mim, "write Low average 120 to 180mb / s" aceitei porque? para mim a velocidade de gravação não é importante, porque não vou usar o SSD para Backup até porque prejudica a vida útil do mesmo. Mas saquei que o SSD não era aquela procedência boa, mas arrisquei e uso ele até hoje faz 3 anos, e a velocidade de leitura está conforme perto a do fabricante 470 a 490MB/s, sendo assim pra mim está bom. 

 

Mas se no seu caso se  voce comprou de uma loja com nf e pagou caro, e tem certeza que é original, voce tem que acionar o fabricante, é a dica que posso lhe dar.

abs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Hightech007 disse:

Olha cara, esse seu SSD é de uma marca consagrada e tem velocidade altíssima próxima a do meus SSDs ex o  970EVO  da Samsung, então não deveria estar assim não, tem algo errado.

 

Diferente do HD, o SSD tudo é controlado via software, ex não tem como diminuir ou subtrair a velocidade média de um HD nem o Windows consegue fazer isso sozinho

 

Sabemos que tem HDs de 5400RPM 7200RPM etc. conforme os tais RPMs eles vão rodar numa determinada velocidade média, não importa a marca ou se ele estiver cheio ou não. Eu mesmo tenho diversos HDs um deles de 2 TB cheio até 98% e velocidade média dele fica no padrão de 170 MB leitura e gravação, e era sim com ele vazio também.

 

No caso do SSD, como não tem partes mecânicas, e seus controles internos são tudo via software através das controladoras, pode haver variação dependendo da origem das peças internas do SSD, pois ele depende de espaço vazio para poder fazer as operações de leitura e escrita numa velocidade adequada ao que ele foi projetado e como voce ja disse que deixou o tal espaço vazio e mesmo assim está com problemas, então a culpa não é do Windows ou do seu hardware, tem algo com o SSD mesmo, isto é, pode ter alguma peça dentro dele com problemas, ou de má qualidade.

 

Ex, comprei um SSD de Israel 45% mais barato, mas o cara avisou a mim, "write Low average 120 to 180mb / s" aceitei porque? para mim a velocidade de gravação não é importante, porque não vou usar o SSD para Backup até porque prejudica a vida útil do mesmo. Mas saquei que o SSD não era aquela procedência boa, mas arrisquei e uso ele até hoje faz 3 anos, e a velocidade de leitura está conforme perto a do fabricante 470 a 490MB/s, sendo assim pra mim está bom. 

 

Mas se no seu caso se  voce comprou de uma loja com nf e pagou caro, e tem certeza que é original, voce tem que acionar o fabricante, é a dica que posso lhe dar.

abs

 

 

entendi, entendi, pode ser essa a causa do problema, quando eu formatar vou ver se refaço os testes, se tiver na mesma vou acionar a garantia mesmo. Mas mesmo assim, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!