Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vou montar meu pc sozinho, preciso de dicas sobre o que fazer


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Quais os maiores erros que a galera comete ? 

Quais são os maiores vacilos q não posso cometer ? 

 

Eu já queimei uma placa-mãe porque faltou um parafuso e eu não coloquei(sou bem leigo, eu vi que estava faltando o parafuso, e sabia q estava encostando, mas deixei )  enfim, queimei minha placa-mãe. 

Passei 2 mês sem meio pc, irmão, não tem coisa pior. 

 

Agora sei q não posso encostar no gabinete. Ainda está faltando o parafuso, o que coloco para não encostar? papelão ? isopor ? kkk a placa esquenta hein ? porque se esquentar, vai pegar fogo. 

 

Comprei uma placa nova, vou MONTAR de novo, me deêm dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Leandro o aterramento tem que encostar, você fala que montou sem aquele sextavado que vai embaixo da placa-mãe e parafusou a placa direto no gabinete?

Se for isso da ruim mesmo, você precisa de no mínimo 4 parafusos sextavados, ele é tipo um parafuso prisioneiro, coloca um em cada canto, se não tiver vai  em qualquer loja e pede, não creio que vão te negar alguns parafusos.

@Wagner Leandro o aterramento tem que encostar, você fala que montou sem aquele sextavado que vai embaixo da placa-mãe e parafusou a placa direto no gabinete?

Se for isso da ruim mesmo, você precisa de no mínimo 4 parafusos sextavados, ele é tipo um parafuso prisioneiro, coloca um em cada canto, se não tiver vai  em qualquer loja e pede, não creio que vão te negar alguns parafusos.

 

image.png.0ff1661b1d8776be5656670f9f11048d.pngcontent://com.brave.browser.FileProvider/images/screenshot/16145437686591318148465.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 É esses mesmo. o que aconteceu foi que eu coloquei 3, e deixei um sem, com isso, o lado q estava torto da placa, escostou a quina no gabinete. 

 

Me fala aí mano, não quero queimar novamente

@wagner2029 Tem q encostar só os quantos parafusos ?! e o espelho? não pode encostar também ?

 

a placa em sí não pode encostar em nada!? 

 

 

Olha essa imagem. Me fala, tem algo de errado ? 

 

Os pontos brancos é onde tem esses parafusos. 

 

E esse negócio circular, que está de vermelho, pode encostar ? ou não

 

Caso não puder encostar, eu vou tentar afundar ele um pouco

 

 

Eu acabei de olhar aqui... Minha placa tem 6 furinhos desses, com furinhos descascados. Eu tenho que colocar em todos para não dar curto novamente ? 

 

20210228_174617~2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Quantos parafusos sextavados de suporte (imagem acima)  para a placa-mãe usar depende do numero de furos na placa-mãe, quatro só se for para placa mãe mini-ITX.

 

Uma placa-mãe micro-ATX usa mais de quatro, ex. Asus B450 Gaming, precisa de oito, (nos círculos verde - esqueci um abaixo do nome dissipador com o nome Asus). Coloque todos.

 

Asus-B450.jpg

- Pode ser necessário reposicionar os suportes sextavados para coincidir com os furos da placa-mãe.

 

- Outra coisa, o suporte sextavado precisa estar bem apertando contra a placa-mãe, para garantir um bom aterramento. O ideal é colocar com a mão e depois dar um aperto final com um alicate de ponta quadrada ou chave canhão, sem exagerar para não estourar a rosca.

 

- Depois de colocada a placa-mãe coloque todos os parafusos sem apertar muito, depois de colocar o último comesse a apertar - sem exagerar na força na chave de fenda, de maneira alternada, evitando empenar a placa de um lado.

 

- Note que num gabinete são usados até três tipos de parafusos diferentes, com rosca grossa, rosca fina.... preste atenção e use o parafuso certo na rosca certa, usando o errado e forçando pode encavalar e travar e se precisar tirar só cortando. Já vi isso na prática. 

 

- Não ponha os dedos em pinos do processador, nos pinos das memórias, da placa de vídeo... além disso não ter utilidade prática, eletricidade estática pode fazer "mágicas".

 

- Se a placa-mãe tiver mais de dois slots para memória verifique no manual da placa-mãe em qual dos slots deve colocar a memória se for usar só um par.

 

- A colocação do cooler sobre o processador requer atenção, alguns tipos de trava são muito duros.

 

- Cuidado ao colocar o espelho da placa-mãe no gabinete, as bordas são afiadas e pode cortar os dedos, repare que ele tem umas "Molas' que precisar fazer contato com o metal em volta dos conectores, para garantir um aterramento extra.

 

- Antes de ligar a primeira vez, confira de novo se ligou tudo certo.

 

- Se precisar conectar ou reconectar alguma coisa, sempre retire o cabo de energia da fonte, ou pelo menos desligue a chave da fonte.

 

Esse vídeo ai não é dos melhores - e ainda por cima gravado com a camera numa mão e pegando os componentes de qualquer jeito com a outra, mas esta numa linguagem acessível a leigos e da algumas dicas importantes.

 

Spoiler

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Eu não tenho os 6 sextavos, posso ligar só com 4 ? ou vai gerar algum problema a placa-mãe ? 

 

E outra coisa, como eu falei, eu queimei uma placa-mãe porque escostou no chassi. 

 

Com isso, eu trisquei o dedo no gabinete e senti q estava energizado. 

 

Você acha q queimou meu hd ou fonte sla..

 

 

Obs: tenho apenas 16 anos :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa-mãe tem mais  posições vá numa loja de informática, manutenção de computadores... e compre mais, isso é barato.

O fabricante não colocou todos os furos na placa-mãe  "de enfeite", mas porque são necessários.

Aproveite e veja se tem os parafusos necessários, se não tem compre

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fbn Almeida disse:

Se não colocar todos, da problema ou é tranquilo?

 

Bom, o "PI" mostrou que pode dar xabu, no caso dele acabou encostando parte energizada da placa-mãe no gabinete e deu curto = prejuízo.

Portanto sigam as instruções dos fabricantes (RTFM), no caso da Asus B450 Gaming ilustrada acima é para colocar oito suportes, então não invente de "reinventar a roda'. :) 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, 1lokos disse:

 

Bom, o "PI" mostrou que pode dar xabu, no caso dele acabou encostando parte energizada da placa-mãe no gabinete e deu curto = prejuízo.

Portanto sigam as instruções dos fabricantes (RTFM), no caso da Asus B450 Gaming ilustrada acima é para colocar oito suportes, então não invente de "reinventar a roda'. :) 

 

 

entendi, obrigado.

Tenho uma ab350m ds3h v2, teve um parafuso sextavado que não coloquei de maneira correta, e depois de colocar todos os parafusos (5), esse último não consegui colocar por esse motivo. Fiz o teste para ligar e deu certo, falta só a gpu que chegará sexta e vamos ver se vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!