Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Acionar o Timer0 no pic16f84a


Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

A um tempo atrás eu montei uma plaquinha com um pic 16f84a, ela está funcionado porém estou usando ela para desenvolver minha logica de programação com o MPLAB e XC8.

Sou iniciante, só vi programação em pic em ASM e faz muito tempo, porém em C tenho uma maior facilidade em desenvolver algo.

 

Estou a tentando utilizar o timer0 dele como contador para varredura de botões e outros afins, porém não funciona nada que eu faço, como não tenho experienciaria, e já reli varias vezes o

datasheet do mesmo nos bits que devo setar e não consigo sair do lugar, gostaria da ajuda dos mais experientes.

 

codigo:

<CODE>

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <pic16f84a.h>
#include <xc.h>
#define _XTAL_FREQ 4000000
// CONFIG
#pragma config FOSC = HS        // Oscillator Selection bits (XT oscillator)
#pragma config WDTE = OFF       // Watchdog Timer (WDT disabled)
#pragma config PWRTE = OFF      // Power-up Timer Enable bit (Power-up Timer is disabled)
#pragma config CP = OFF         // Code Protection bit (Code protection disabled)

unsigned cont = 3000;


void main(void)
{
    TRISA  = 0x1f;
    TRISB  = 0x00;
    PORTB  = 0xf0;
    INTCONbits.GIE   = 1;     // habilita interrupção global
    INTCONbits.T0IE  = 1;     // habilita interrupção do timer
    INTCONbits.T0IF  = 0;    // seta flag
    OPTION_REG    = 0x01;     //  prescaler 1:256 -
    TMR0 = 0;                 // inicia o contador em 0
    
while(1)
{    
 if (cont == 0)  
    {
            cont = 3000;      // inicia a variavel em 3000  
            PORTB = ~PORTB;   // inverte os valores do PORTB
    }
}
}
void interrupt()
{
    if(INTCONbits.T0IF)  // testa se houve estouro do timer0
    {    
    cont--;                   // Decrementa a cada interrupção
    INTCONbits.T0IF = 0;      // seta a flag de interrupçao
    TMR0            = 0;      // inicia o timer0 em 0
    }   
}

</CODE>