Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC 12f675 com 2,5 volts


Posts recomendados

Prezados, estava eu brincando aqui e decidi desmontar um pequeno controle remoto RF que funciona com bateria CR2032. A parte TX dele é formada por 2 transistores e aquela trilha-antena em forma de U, o alcance é muito bom mesmo estando a pilha com uns 2,8 volts

 

Daí resolvi pegar um 12f675 com um código transmissor 433 Mhz (mesma frequencia do controle remoto) e soldei sua saída na entrada do TX do controle remoto. Vi no datahseet do 12f675 que a tensão pode ir de 2 volts a 5.5 volts. Mas com menos que 3 volts não funcionou. Com 3 volts funciona beleza. Coloquei um diodo no pino 8 para o GND tentando com isso forçar um funcionamento e até que melhorou.

 

Fiz todos os testes a 50 cms de distância de um circuito RX que acende um led

 

Tem que settar alguma coisa no código do 12f675 para ele aceitar trabalhar com tensão baixa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2021 às 16:15, eletron1791 disse:

Com 3 volts funciona beleza. Coloquei um diodo no pino 8 para o GND tentando com isso forçar um funcionamento e até que melhorou.

@eletron1791

Oi:

Amigo, desculpe a minha ignorância mas, por que um diodo no pino 8 (VSS) do PIC 12F675 ajudaria ele a funcionar com baixa tensão?

Acho que faltei a essa aula...😪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Amigo, desculpe a minha ignorância mas, por que um diodo no pino 8 (VSS) do PIC 12F675 ajudaria ele a funcionar com baixa tensão?

Acho que faltei a essa aula...😪

 

Só diminuiu um pouco a tensão de alimentação, mas por outro lado o resto dos componentes estão ligados ao GND, e o diodo deveria atrapalhar inclusive a partida do oscilador de 4 Mhz ....

 

Realmente parece não ter nada a ver ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...