Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo overclock aleatoriamente.


Posts recomendados

fonte bomba 500w

placa-mãe chinesa sem marca com i3 3220

placa 1050 ti

 windows 7 pirata

 

Meu windows sai do modo aero aleatoriamente e o clock da placa explode, esse clock grafico de 1733 eu sei que nao é normal, o de 3504 eu ja nao sei, nas especificações da nvidia tem dizendo que o clock de memória é 1752mhz, mas me disseram que tem que multiplica por 2 ou 4. O pc fica zumbindo quando isso acontece. É mais provavel que seja a fonte ou a placa? (acontece em desktop, as vezes em jogos tambem) Eu tinha esse problema ha 2 anos quando eu usava o geforce experience, depois eu tinha baixado so os drivers "normais" e nunca mais tive esse problema ate entao.

image.thumb.png.30df3f4190f2a1ce06a4163b23f5c8aa.pngimage.png.cb90f6ab48570ee50417d4686a5d92d6.png

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock de 3504 MHz é o clock da memória da GPU, que é GDDR5.

As GDDR5 por sua vez são memórias QDR (Quad Data Rate) e por isso transmitem 4 vezes a cada pulso de clock, nesse caso o clock real da memória da tua GTX 1050 é de 1750 MHz, multiplicando por 2 chega-se aos 3500 MHz e mais uma vez multiplicando por 2 chegamos aos 7000 MHz que é o clock efetivo dessa memória.

 

Já o clock de 1733 MHz é o clock da GPU mesmo, provavelmente no modo turbo e não tem nada anormal com ele.

 

De toda forma está tudo normal, não tem nada fora de controle ai.

 

A fonte realmente é um problema sério por ser genérica, a placa-mãe nem tanto porque o Core i3 é um processador bem fraco e mal exige energia, porém as vezes quando o Windows desativa o aero do nada é porque o driver apresentou problemas e ai tem que ver se ele informa mesmo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Boa noite, eu verifiquei o visualizador de eventos e não obtive nada, e permaneco dúvida se o clock de 1752 mhz é o normal. Eu olhei as specs da placa:

 

image.png.dafd8001420d3f12f16567200b41c687.png https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-gtx-1050-ti.c2885

@Amanda Gonçalo observe , também , que os fans obteram uma máxima de 38%, mesmo a máxima da gpu ser 99% (primeiro print).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nyut Nyuka vale lembrar que cada fabricante (Zotac, MSI, Galax, etc) pode definir um clock base e de turbo como bem quiser. A NVIDIA tem a linha Founders Edition que serve de referência para outras fabricantes e também os clocks de turbo da NVIDIA seguem um algoritmo que faz com que o clock suba um pouco além do que a fabricante define, ou menos as vezes, com base na temperatura e tensão aplicada no momento.
Isso é feito pela própria GPU e não requer intervenção do usuário, até tudo bem.

Então mais uma vez, quanto ao clock do GPU Core/Graphics a 1733 MHz (ou mais) você não precisa se preocupar.

 

Já os 1752 MHz que o TechPowerUp aponta, só reforça o que eu disse na primeira resposta. Onde se lê 1750~175x MHz é basicamente a mesma coisa, é normal ter uma variância sutil na frequência as vezes, como ali, eu disse 1750 MHz e no site é listado 1752 MHz, assim como no HWMonitor que lista 3504 MHz, que é justamente o dobro dos 1752 MHz iniciais.

 

E esses 3504 MHz são multiplicados mais uma vez por 2, o que leva aos 7008 MHz, com base nos números mais exatos que são fornecidos. O que por sua vez é corroborado pelos 7.0 Gbps que o site aponta logo abaixo do clock da memória.

 

Dessa forma, a velocidade das memórias GDDR5 pode ser lida de duas maneiras, como clock efetivo de 7008 MHz ou como 7.0 Gbps; note também que há GPUs que usam memórias GDDR5 mais rápidas, ainda sim, o mesmo princípio é aplicável.

 

Por fim, quanto aos 39% de rotação das fans, esse é outro comportamento comum das GPUs.

A rotação dos fans da GPU varia de acordo com a temperatura dela, e é normal que esse RPM suba um pouco a medida que a placa esquenta, como foi o teu caso ali, a GPU chegou a 57° C e em resposta a isso as fans passaram para 38% do RPM máximo.

 

Esse RPM oscila para mais ou para menos a depender da temperatura da GPU.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!