Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Tabuada em C - Matriz


MQTTH
Ir à solução Resolvido por Ansi C,

Posts recomendados

Eu necessito fazer o seguinte programa: 

Faça um programa, utilizando uma matriz, que solicite a entrada de um número, onde serão calculadas as tabuadas desse número, do número anterior e do número posterior.

 

Eu até consegui fazer o programa tranquilamente utilizando o comando FOR, só que não sei como adapta-lo para utilizar matriz. Vou deixar o código que fiz: 

#include <stdio.h>
#include <locale.h>

int main() 
{
	setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
	int i,j;
	int num, num2, num3;
	
	printf("\nTabuada do número: ");
	scanf("%d",&num);
	
	num2 = num +1;
	num3 = num - 1;
	
	for(i = 1; i<= 10; i++)
{
	printf("%d x %d = %d\n", i, num, i*num);

}

	printf("\nAntecessor: %d\n", num3);
	for(i=1; i<= 10; i++)
{
	printf("%d x %d = %d\n", i, num3, i*num3);
}
	
	printf("\nSucessor: %d\n",num2);


for(i=1; i<= 10; i++)
{
	printf("%d x %d = %d\n", i, num2, i*num2);

}
return 0;
	}

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MQTTH 

Bom dia. Até entendo que dá pra substituir as váriaveis de número por um vetor num[3], mas não vejo no que uma matriz ajudará aí. Só se o autor queira guardar o resultado da tabuada também. Aí você transformaria esse vetor em uma matriz num[3][10].

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

@MQTTH 

Bom dia. Até entendo que dá pra substituir as váriaveis de número por um vetor num[3], mas não vejo no que uma matriz ajudará aí. Só se o autor queira guardar o resultado da tabuada também. Aí você transformaria esse vetor em uma matriz num[3][10].

Em relação ao vetor faz total sentido, sobre a matriz eu também ainda não entendi. Mas deixei aqui um anexo de como tem que ficar o layout utilizando a matriz.. Porém não tenho ideias de como faze-lo !

cats.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que eu entendi do exercicio, você já tem a tabuada em uma matriz:

matriz [10][10] com:

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10

2,4,6,8,10,12,14,16,18,20

3,6,9,12,15,18,21,24,27,30

(...)

 

daí se pedir numero X, você usaria o for para imprimir a matriz X-1, X e X+1... se X == 1, somente X e X+1... se X == 10, somente X-1 e X

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@MQTTH  boa noite...

 

8 horas atrás, MQTTH disse:

[...], sobre a matriz eu também ainda não entendi. Mas deixei aqui um anexo de como tem que ficar o layout utilizando a matriz.. Porém não tenho ideias de como faze-lo !

 

 

A necessidade de matriz é devido ao que é computação em três palavras: entrada -- processamento -- saída. A maneira que resolveu entrega os resultados. Entretanto, processamento e disposição (layout) de informação (Saída) são praticamento o mesmo procedimento. Supondo que essa etapa processamento (produto) é muito demorada e que você precise dispor os dados de muitas formas; com a matriz de produtos recalcular tudo para cada um dos formatos não é necessário.

 

Basicamente, escreva um trio de produtos por ciclo sobre a matriz na linha do terminal com formatação de linha.

for( ){
    printf( "%d x %d = %d -- "
            "%d x %d = %d -- "
            "%d x %d = %d \n", );
}

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...