Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível ser infectado e invadido apenas por clicar em um link?


Posts recomendados

Bom a questão é um seguinte: estava navegando de boa no youtube e quando comecei a descer a seção dos comentários para ver a reação da galera cliquei em um link sem querer, mas aí não deixei abri-lo completamente e fechei. Verifiquei a URL no vírus total umas vezes, nas primeiras vezes deu estava limpo, daí na última vez apareceu que é um site phishing.

Lembrando: Não recomendo clicar nesse site, fica pela sua conta em risco, se caso assim queira clicar e conferir para ajudar na questão.

 

Screenshots:

image.thumb.png.b6134dbf411d161dfe6f2f5bbe2c3cb0.png

 

image.thumb.png.6e466ba41cb4b1e285f107dae2232988.png

Vejo o que acontece mais com links são os famosos golpes; muitos youtubers famosos acabaram caindo em golpes sofisticados, baixam o arquivo e daí é infectado. Também o usuário pode ceder dados por pensar que é um coisa verdadeira.

Também vi menção sobre auto infect, onde o arquivo é automaticamente baixado e infecta a máquina. Não se ainda funciona, os navegadores atualizam para diminuirem brechas. Para baixar um arquivo precisa de permissão do usuário e o local onde vai ser salvo, também os navegadores barram uma parte de download de arquivos potencialmente novico, ou que seja de baixa reputação, há critério. 

Mesmo assim, é possível burlar tudo isso e infectar um máquina apenas ao clicar em um link?

No navegador você pode receber e enviar arquivo, tudo com script e interação do usuário. Sites como Zoom, Discord e semelhantes permitem compartilhamento de tela com interação e mais o script aplicado. Tudo involve interação por o script se tratar ser assim. Até onde vai a seguraça dos navegadores?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2021 às 02:46, Gonçalo Armando disse:

Bom a questão é um seguinte: estava navegando de boa no youtube e quando comecei a descer a seção dos comentários para ver a reação da galera cliquei em um link sem querer, mas aí não deixei abri-lo completamente e fechei. Verifiquei a URL no vírus total umas vezes, nas primeiras vezes deu estava limpo, daí na última vez apareceu que é um site phishing. O link do site é esse: https://cams.downloadz.to

Lembrando: Não recomendo clicar nesse site, fica pela sua conta em risco, se caso assim queira clicar e conferir para ajudar na questão.

 

Screenshots:

image.thumb.png.b6134dbf411d161dfe6f2f5bbe2c3cb0.png

 

image.thumb.png.6e466ba41cb4b1e285f107dae2232988.png

Vejo o que acontece mais com links são os famosos golpes; muitos youtubers famosos acabaram caindo em golpes sofisticados, baixam o arquivo e daí é infectado. Também o usuário pode ceder dados por pensar que é um coisa verdadeira.

Também vi menção sobre auto infect, onde o arquivo é automaticamente baixado e infecta a máquina. Não se ainda funciona, os navegadores atualizam para diminuirem brechas. Para baixar um arquivo precisa de permissão do usuário e o local onde vai ser salvo, também os navegadores barram uma parte de download de arquivos potencialmente novico, ou que seja de baixa reputação, há critério. 

Mesmo assim, é possível burlar tudo isso e infectar um máquina apenas ao clicar em um link?

No navegador você pode receber e enviar arquivo, tudo com script e interação do usuário. Sites como Zoom, Discord e semelhantes permitem compartilhamento de tela com interação e mais o script aplicado. Tudo involve interação por o script se tratar ser assim. Até onde vai a seguraça dos navegadores?

 

Eu estava com uma dúvida bem semelhante, só que para mobile.O Link que eu acabei clicando pelo celular apontavam as mesmas coisas no print do vírus total que você mandou, mas apareciam em mais detecções, eu fiquei pensando exatamente a mesma coisa que você hahah, recebi bastantes dicas aqui no CH e acredito que assim como eu, você não foi contaminado com nada, caso esse seja um dos motivos da sua pergunta. Talvez seu medo seja de se baixou algum malware no seu PC então seria interessante passar um antivírus para te deixar mais tranquilo, verifique também os downloads no seu navegador pra ver se tem algo baixado e pra confirmar mais ainda, da uma olhada no gerenciador de tarefas e na lista de programas instalados se tem algo diferente por la. Para se prevenir de situações como essa em PCs eu uso o malwarebytes (existem funções semelhantes no Norton, Kaspersky e similares), que além de bloquear sites suspeitos ele também impede que downloads sejam feitos ao clicar em um link, como você comentou. 

Eu não sou apenas um estudante de tecnologia da informação, mas essas são as medidas que eu tomaria de início para ver se alguma coisa foi baixada. Espero ter ajudado pelo menos um pouco :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!