Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS Inexplicavel, com aumento do CPU


Ir à solução Resolvido por Gustolinha,

Posts recomendados

Então galera, ultimamente eu tenho tentado incansavelmente resolver o problema do meu PC, meu PC está totalmente limpo bem montado, só que eu não consigo jogar nenhum jogo, porque quando eu estou jogando dá uma queda de 60 FPS que eu jogo cravado pra 10 ~ 9, e com isso eu nem se quer consigo rodar o jogo, a " lagada dura um tempo de dez segundos no maximo e depois volta aos 60 FPS normal, mais o estronho é que quando eu coloco na opção de ECONOMIA de energia do windows 7, o PC melhora significadamente, ele reduz o FPS para menos de 50, mais para de dar as lagadas, PORQUE isso acontece? tem como arrumar? estou desesperado.

 

Meu PC

1  = cpu cooler g100 riser mode 90mm  
2  = xeon x5450 4/4 3,00ghz 771       
3  = placa-mãe combo p33 775 ddr2/3  
4  = pasta termica gd900 -1          
5  = placa de video gtx 650 gddr5 1gb  
6  = memoria ram ddr3 8gb 1333mhz     
7  = hd 1terabyte 5900rpm                               
8  = fonte 500w gb-x                

 

Vou deixar aqui em baixo o que eu já fiz e tentei!

 

já tentei atualizar o windows diversas vezes, já formatei 3 vezes, já desabilitei windows defender, superfet, ou qualquer serviço do windows, já atualizei todos os drivers, já limpei, já atualizei BIOS, já fiz muita coisa e não sei mais o que faço!

 

ME AJUDEM POR FAVOR                 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das duas, uma:

 

1-O processador está esquentando demais.

2-O VRM da placa-mãe está esquentando demais.

 

O problema de temperatura já sabemos que é, porque ao colocar no modo de economia, seu problema é parcialmente resolvido, pois o desempenho do processador é limitado e a elevação de temperatura que estava te prejudicando não chega a ocorrer. Se seu processador está com temperaturas aceitáveis, quem deverá estar esquentando é o circuito VRM da placa-mãe, que fornece energia ao processador. Para resfriar, o desempenho é reduzido por um tempo, depois volta ao normal até que a temperatura suba de novo. 

 

Vale destacar que você está usando um Xeon LGA 771 que tem TDP de 120W numa placa-mãe LGA 775, na qual os processadores suportados oficialmente geralmente tem um TDP que não passa de 95W, isso é, ela não é projetada para o processador que você está usando.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então mano o Processador em jogos eu percebi que não passa dos 80 Graus, só que uma duvida que eu fiquei meio assim foi a temperatura da placa-mãe mesmo!, 

 

image.thumb.png.97a962d4f6e527f5e366143c5a1f8faa.png

 

A temperatura do meio : TMPIN1 chegou ao seus 87 Graus as outras duas a TMPIN0 e TMPIN2 : chegaram no maximo em 60 graus, meu gabinete está bem ventilado e tudo mais, acredito que se o sensor TMPIN1 for do VRM ele esteja na margem que o VRM suporta de temperatura correto?

 

Gabinte:

 Alias ele está com um fan exaustor na tampa, puxando o ar de dentro pra fora!544672d6-4d34-415c-a087-611f7cdbf9b5.thumb.jpg.96c5c60937412900e912ea25e0ba628b.jpg

 

@A n o n i m o Roblox, Free fire no BK, Rocket league, Fortnite e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Gustolinha disse:

@GuilhermeGB Então mano o Processador em jogos eu percebi que não passa dos 80 Graus, só que uma duvida que eu fiquei meio assim foi a temperatura da placa-mãe mesmo!, 

 

image.thumb.png.97a962d4f6e527f5e366143c5a1f8faa.png

 

A temperatura do meio : TMPIN1 chegou ao seus 87 Graus as outras duas a TMPIN0 e TMPIN2 : chegaram no maximo em 60 graus, meu gabinete está bem ventilado e tudo mais, acredito que se o sensor TMPIN1 for do VRM ele esteja na margem que o VRM suporta de temperatura correto?

 

Gabinte:

 Alias ele está com um fan exaustor na tampa, puxando o ar de dentro pra fora!544672d6-4d34-415c-a087-611f7cdbf9b5.thumb.jpg.96c5c60937412900e912ea25e0ba628b.jpg

 

@A n o n i m o Roblox, Free fire no BK, Rocket league, Fortnite e etc...

Chegar em 80ºC no processador já é algo um pouco preocupante, pois acima disso as coisas começam a complicar um pouco. O cooler que você usa é muito simples para uma CPU de 120W, tem de apenas um fan de 90mm (pequeno) e três heat pipes. Notei também que aparentemente seu gabinete não possui nenhum cooler funcionando como exaustor, que é o mínimo que um PC para jogos deveria ter, o fluxo de ar está bem ruim aí.

 

Esse sensor TMPIN1 talvez seja dos MOSFETs do VRM (não dá pra saber porque cada placa-mãe tem um esquema diferente), mas esses sensores da placa-mãe não são muito confiáveis, é comum ver eles reportando valores incorretos, o único jeito de saber o valor real é com um termômetro. Geralmente os problemas de thermal throttling no VRM acontecem com os MOSFETs acima dos 100ºC.

 

Outra coisa importante que eu notei agora, sua fonte é o que chamam por aí de "bomba", é um modelo genérico de baixa qualidade. Conclui isso pelo anuncio que vi de um modelo de 750W na Kabum (GBT 750W GB-X), onde ela mende descaradamente nas especificações, afirmando ter PFC Ativo, sendo que penas imagens é possível ver a chave seletora de tensão, isso é um indicativo da falta de PFC Ativo. Além disso, é um modelo de 750W com apenas UM mísero conector de 6-pin (não é nem de 8-pin) para placas de vídeo. Uma fonte ruim pode interferir também no funcionamento correto dos componentes por não conseguir fornecer uma energia de boa qualidade, e é capaz até de danifica-los.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mano eu entendi já o que aconteceu, minha placa-mãe só suporta 95W de TDP, assim como meu CPU consome 120 de TPD, ela está limitando, para que o VRM não exploda, muito obrigado por me fazer entender, e até aceitar. Queria saber, antes de finalizar o topico se eu reduzindo o clock do CPU de 3.0ghz para 2.7, amenizaria, e reduzindo por si só a tensão tambem!, teria como?, se puder eu peço que me auxiliei! obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gustolinha disse:

Então mano eu entendi já o que aconteceu, minha placa-mãe só suporta 95W de TDP, assim como meu CPU consome 120 de TPD, ela está limitando, para que o VRM não exploda, muito obrigado por me fazer entender, e até aceitar. Queria saber, antes de finalizar o topico se eu reduzindo o clock do CPU de 3.0ghz para 2.7, amenizaria, e reduzindo por si só a tensão tambem!, teria como?, se puder eu peço que me auxiliei! obrigado!!!

Sim, reduzir o clock pode ajudar, se sua placa-mãe permitir fazer undervolt, também, mas acho que não é o caso. A forma de fazer isso vai variar de placa-mãe pra placa-mãe, você vai precisar olhar na BIOS da sua como é o esquema e procurar alguns tutoriais no Youtube. Eu usava uma G31T-M7 LGA 775 que dava pra fazer overclock/underclock pelo FSB, mas isso aí também mexe com clock das memórias e outras áreas do sistema que não tenho conhecimento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@GuilhermeGB Mano descobri o que aconteceu 100% e já consegui resolver, meu ultimo post nesse topico, galera então, reparando no ocorrido e em tudo, descobri que o processador estava com uma tensão maior do que ele precisavae a placa-mãe suportava, reparando que em minha placa antiga funcionava bem e na nova funcionava mal, reparei que a unica diferença estava na tensão, na placa antiga a tensão maxima era de 1.200V, e na atual (melhor) era de 1.240V, por incrivel que pareça quando eu reduzi a tensão para 1.200V ele ficou totalmente normal e estavel novamente como era antes!

 

SOLUÇÃO

 

Reduzir a tensão para 1.200V, não consegui reduzir direto pela placa-mãe, então eu reduzi pelo aplicativo:

 

ThrottleStop_9.3.zip

 

qualquer duvida a respeito podem chamar na aba de mensagens, agradeço a todos que me ajudaram, e espero ajudar com esse topico, pois não encontrei, nenhum vídeo a respeito.

 

PROCESSADOR XEON X5450 (771-775) MOD!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustolinha disse:

@GuilhermeGB Mano descobri o que aconteceu 100% e já consegui resolver, meu ultimo post nesse topico, galera então, reparando no ocorrido e em tudo, descobri que o processador estava com uma tensão maior do que ele precisavae a placa-mãe suportava, reparando que em minha placa antiga funcionava bem e na nova funcionava mal, reparei que a unica diferença estava na tensão, na placa antiga a tensão maxima era de 1.200V, e na atual (melhor) era de 1.240V, por incrivel que pareça quando eu reduzi a tensão para 1.200V ele ficou totalmente normal e estavel novamente como era antes!

 

SOLUÇÃO

 

Reduzir a tensão para 1.200V, não consegui reduzir direto pela placa-mãe, então eu reduzi pelo aplicativo:

 

ThrottleStop_9.3.zip 1 MB · 0 downloads

 

qualquer duvida a respeito podem chamar na aba de mensagens, agradeço a todos que me ajudaram, e espero ajudar com esse topico, pois não encontrei, nenhum vídeo a respeito.

 

PROCESSADOR XEON X5450 (771-775) MOD!!!

Que ótimo que resolveu seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!