Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de CPU com video integrado


Posts recomendados

Então rapaziada, to montando um PC e gostaria de uma ajuda. Como todos sabem, as placas de vídeo estão com preços absurdamente altos então optarei por um processador com vídeo integrado.

Abaixo vou citar algumas peças que escolhi, mas estou totalmente aberto a sugestões de outras, já que tenho dúvidas em relação a praticamente todas as peças, hahaha.

 

Processador: R5 3400G ou R5 2400G?

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR

Fonte: Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus

SSD: SSD Lexar NQ100 240GB 2.5" SATA 6GB/s

Memória RAM: Memória Crucial Ballistix 8GB (1x8) DDR4 3000Mhz Vermelha / sei que dual channel seria 1000x melhor, e logo logo pretendo colocar + 1 pente de 8GB.

Gabinete: Gabinete Gamer Aigo Rainbow 2 Preto Lateral Acrilico

Cooler: Não escolhi nenhum por que acho que o cooler box aguentará de boa, porém posso estar errado.

 

Com o R5 3400G vai ta saindo em torno de R$ 3.2K e com o R5 2400G sai em torno de R$ 2.9K

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião é melhor você pegar um r5 1600 + uma gt 1030 ou uma gtx 750 ti usada, vai sair praticamente pelo mesmo preço e o cpu vai ser muito superior

a 750 ti é melhor do que a vega 11 disparado enquanto a gt 1030 é mais próxima em performance

Assim você vai poder colocar até uma 2060 super nessa configuração, esse r5 2400/3400g é um processador bem limitado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Marcelo Arenhardt disse:
  1. Processador: R5 3400G ou R5 2400G?
  2. placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR
  3. Fonte: Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus
  4. SSD: SSD Lexar NQ100 240GB 2.5" SATA 6GB/s
  5. Memória RAM: Memória Crucial Ballistix 8GB (1x8) DDR4 3000Mhz Vermelha / sei que dual channel seria 1000x melhor, e logo logo pretendo colocar + 1 pente de 8GB.
  6. Gabinete: Gabinete Gamer Aigo Rainbow 2 Preto Lateral Acrilico
  7. Cooler: Não escolhi nenhum por que acho que o cooler box aguentará de boa, porém posso estar errado.
  1. Se tiver grana para isso, tente achar um 4350G ou 4650G. Ambos tem maior capacidade de processamento e não será necessário substituí-los quando for adquirir uma GPU dedicada. O 4650G tem desempenho similar ou superior ao R5 3600, sendo que seu preço deve ser comparado ao mesmo. O que custa a mais que o 3600 é basicamente o que você estará pagando na GPU integrada.
  2. Troque pela B450M DS3H se for pegar as CPUs de 3ª geração ou anterior. Se for pegar 4ª geração pegue a A520M DS3H (se não quiser fazer OC) ou a B550M DS3H se fizer questão de OC. Alternativamente tem a Asus TUF Gaming B550M-Plus. Todas essas são boas opções de custo benefício sem comprometer qualidade ou durabilidade.
  3. Sugiro esta: Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG - R$ 459,90. Muito superior em todos os aspectos, econômica e mais durável, se paga com o tempo. Só fique esperto por que a promoção é só até hoje.
  4. Lexar é pouco durável. Recomendo este: SSD Patriot P300, 256GB, M.2 NVME, Leitura 1700MBs e Gravação 1100MBs, P300P256GM28 - R$ 315,00. Superior em todos os aspectos, provavelmente sem aumentar muito o custo.
  5. Boa memória. Observe se não tem disponível na Pichau o modelo Team Group 3600 MHz. Estava custando 340 reais até outro dia.
  6. Não recomendo por várias razões. Se vai comprar na Pichau então priorize os modelos Aigo Darkflash Leo ou BF3.
  7. Não precisa mesmo, pode ficar com o original.

 

 

Ps.: Complementei o que havia escrito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu iria no 2400g, mas é como o amigo falou ali, pegar uma apu de quarta geração e essas 2 escolhas de placa-mãe e dual channel é essencial... estando ciente disso acredito que tá uma excelente configuração, placa de vídeo no cenário atual é jogar dinheiro verdadeiramente no lixo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi. A questão é que, com essa configurações que tu passou ai, foge muito do meu orçamento. Eu esqueci de citar, mas o preço que eu estou disposto a pagar é mais ou menos o que deu nas configurações que eu montei (algo em torno de R$ 3K e uns quebrados). Mas valeu pelas dicas.

Se fosse montar um nessa faixa de preço que citei, +/- quais peças seriam?


 

@cmntz_ Entendi, o negocio é que os valores nessa configuração que ele montou dão uma pesada no bolso, hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R5 1600 (AF) - 770 (praticamente o dobro de performance do 2400g)

GT 1030 - 600 (nível da vega 11, talvez até ganhe em alguns casos)

B450m DS3H - 600

8GB DDR4 3000mhz XPG RGB- 295 (só pegar 2 pentes)

Pichau Nidus 500 - 290

SSD NVMe 256GB Patriot - 315

Gabinete fica à sua escolha.

Total: 2870R$ com 16gb: 3165

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Arenhardt A CPU pode ser o R5 2400, pois quando for fazer upgrade de CPU terá que substituir de qualquer jeito. A fonte recomendo muito que compre a que recomendei, e rápido enquanto ainda está em promoção. Ela simplesmente dura muito mais e é um componente que vale investir. O SSD e gabinete creio caberem no seu orçamento os que indiquei. Memória vi agora que tem esse modelo que você orçou por bom preço na Kabum.

2 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Esse SSD falha prematuramente. Não é à toa que quase sempre é mais barato. O que recomendei é Patriot, NVMe e custa basicamente o mesmo por 256 GBs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fuzion200 disse:

GT 1030 - 570 (nível da vega 11, talvez até ganhe em alguns casos)

Eu tenho pirraça (literalmente) de gastar com GPU dessa classe. Acho que para valer mesmo a pena deveria ser pelo menos a RX 550. Não é lá muito melhor, mas pelo menos é feita para games e não para dar imagem.

4 minutos atrás, Fuzion200 disse:

8GB DDR4 2666mhz XPG - 290 (só pegar 2 pentes)

Está no mesmo preço das Ballistix de 3000 na kabum.

Hahahhaahha... esgotou em 20 min.

alternativa: Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 - R$ 294,90

De quebra vem com RGB para aumentar o FPS... :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Esse SSD falha prematuramente. Não é à toa que quase sempre é mais barato. O que recomendei é Patriot, NVMe e custa basicamente o mesmo por 256 GBs.

Corrigido

Citação

alternativa: Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 - R$ 294,90

Corrigido novamente.

8 minutos atrás, Fuzion200 disse:

R5 1600 (AF) - 770 (praticamente o dobro de performance do 2400g)

GT 1030 - 600 (nível da vega 11, talvez até ganhe em alguns casos)

B450m DS3H - 600

8GB DDR4 3000mhz XPG RGB- 295 (só pegar 2 pentes)

Pichau Nidus 500 - 290

SSD NVMe 256GB Patriot - 315

Gabinete fica à sua escolha.

Total: 2870R$ com 16gb: 3165

Essa configuração é o melhor que você vai conseguir com esse dinheiro, tanto que boa parte dessas peças estão em promoção, quanto a CPU, quando você for pegar uma GPU melhor não vai precisar se preocupar em trocar de processador desde que vá no máximo com uma 2060 super

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Fuzion200 disse:

R5 1600 (AF) - 770 (praticamente o dobro de performance do 2400g)

GT 1030 - 570 (nível da vega 11, talvez até ganhe em alguns casos)

B450m DS3H - 600

8GB DDR4 2666mhz XPG - 290 (só pegar 2 pentes)

Pichau Nidus 500 - 290

SSD SATA 240GB KINGSTON - 290

Gabinete fica à sua escolha.

Total: 2810 à vista, adicionando outro pente de 8gb fica 3100

Não tinha visto essa config ainda, gostei bastante! E ficaria melhor para upgrades futuros também, e essa é exatamente minha ideia. Valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 O R5 1600 gargala bastante a 2060. É melhor do que todos os G de terceira geração ou anteriores citados aqui apenas em Multi Thread, mesmo assim não por muita coisa. O single dele é o pior de todos os citados aqui.

Muitos dos jogos atuais já usam mais de 4 núcleos, os da ubisoft por exemplo, warzone, ele só vai sair perdendo se estivermos falando de jogos que dependem de single core como csgo, lol, gta e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Brun0-2002 disse:

@Fuzion200 image.thumb.png.5f2e044e051cb283e4ea3a48f69771b2.png@WOZ Dods o que acham desse conjunto? note que sao 2 pentes de 8gb

 

Que placa-mãe é essa? me parece ser chipset a320, corre disso pois essas placas mãe são muito limitadas, o certo é usar no máximo um 3200g nisso

agora, Brun0-2002 disse:

@Fuzion200 Estas dizendo que o ryzen 6 1600 gargala a rtx 2060 super? isso?

Segundo o WOZ  Dods sim, e provavelmente vai mesmo, mas não vai ser num nível onde a placa vai estar a 50% de uso em qualquer jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Arenhardt Uma alternativa "quebra galho" se quiser poupar dinheiro é o Processador AMD Ryzen 3 PRO 3200GE 3.3GHz (3.8GHz Turbo), Com Vídeo Integrado, 4-Cores 4-Threads, Sem Cooler, YD320BC6M4MFH - R$ 699,00

Apesar de ter desempenho multi thread inferior ao de todos os sugeridos aqui, tem single compatível com o 3400, isso custando menos da metade. A GPU integrada é razoável, então já daria para jogar jogos leves. 

 

Se for usar a rota de pegar uma GPU mais simples como a 1030 ou RX 550, pegue uma CPU R3 3100 ou 3300X. A 3300X tem preço um pouco acima da 1600, mas o desempenho em jogos é similar ao R5 3600. Perde apenas em multi thread, então para longevidade e streaming não é a opção ideal, mas isso nenhum aqui abaixo dos 4000 seria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Muitos dos jogos atuais já usam mais de 4 núcleos, os da ubisoft por exemplo, warzone, ele só vai sair perdendo se estivermos falando de jogos que dependem de single core como csgo, lol, gta e etc

Sim, verdade. Os jogos do futuro, os que estão sendo desenvolvidos agora ou ainda serão, todos serão otimizados para multi. Para esses jogos, especialmente os triplo A, a GPU não seria suficiente, então não seriam jogáveis de qualquer maneira. Eu pessoalmente defendo constantemente a importância de multi thread hoje, mas para um PC budget eu acredito que ou equilibrar ou focar em single seria ideal, até por que jogos antigos é tudo que ele vai conseguir fazer bem.

@Brun0-2002 Eu que falei isso. Veja reviews do lançamento do 3300X comparando ele com primeira e segunda geração e verá.

2 minutos atrás, Brun0-2002 disse:

@Fuzion200 Mas um ryzen 5 1600 com uma rx 550, rx 570, uma 1050 ti, 1060. 

Essas seriam de boa?

O 1600 deve segurar até uma GTX 1660 com pouco gargalo. Não tenho certeza sem comparar diretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O que eu gostaria de saber é o seguinte: ja venho a um tempo pensando em pegar o ryzen 5 1600, meu orçamento é que nem ele, algo em 3k. Pensei em pegar um ryzen 5 1600.. 6 núcleos 12 treads, me recomendaram aqui no clube que é bem bom, melhor do que pegar um ryzen 5 3400g.

Pensei em pegar esse kit https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=152591

Esse é um processador bom? Eu inicialmente pegaria uma rx 550 4gb, e no futuro talvez pegaria umas placas um pouco melhores... uma gtx 1060 talvez, uma rx 570. 

Ela aguentaria e rodaria bem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Sim, verdade. Os jogos do futuro, os que estão sendo desenvolvidos agora ou ainda serão, todos serão otimizados para multi. Para esses jogos, especialmente os triplo A, a GPU não seria suficiente, então não seriam jogáveis de qualquer maneira. Eu pessoalmente defendo constantemente a importância de multi thread hoje, mas para um PC budget eu acredito que ou equilibrar ou focar em single seria ideal, até por que jogos antigos é tudo que ele vai conseguir fazer bem.

Essa mudança não vai demorar 10 anos, temos jogos no mercado que já são otimizados pra multithread, além dos citados temos battlefield, cyberpunk (que nem conta direito por conta da otimização porca) PUBG consegue fazer um bom uso de alguns núcleos a mais mas não se encaixa nessa lista direito.

 

E vendo benchmarks no CPUz tenho esses 2 exemplos: 

R5 [email protected]

R5 2400G@4GHZ

Ambos em dualchannel em 3200mhz

A diferença entre esses 2 em single é minima, a diferença só começa a ser impactante nesse exemplo:

R5 [email protected] MHz

Sendo que o 3400g perde em multithread pro R5 1600, ganhando apenas em jogos que dependendo de single como já citei porém ele tem um custo muito maior que o 1600, custando quase o dobro (então na minha opinião o 1600 continua sendo o melhor custo beneficio) e ele vai utilizar uma gt 1030, inutilizando o preço a mais pago pela vega 11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 Não falei em 10 anos, de onde tirou esse número? Falei que os jogos que estão sendo desenvolvidos "agora" já serão otimizados. Temos 3 anos de Ryzen e a AMD não ser mão de vaca com núcleos como a Intel era mudou a mentalidade dos desenvolvedores. Como disse, sempre defendo multi para longevidade.

2 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Sendo que o 3400g perde em multithread pro R5 1600, ganhando apenas em jogos que dependendo de single como já citei porém ele tem um custo muito maior que o 1600, custando quase o dobro (então na minha opinião o 1600 continua sendo o melhor custo beneficio) e ele vai utilizar uma gt 1030, inutilizando o preço a mais pago pela vega 11

Entre o 1600 e o 3100 ou 3300X, hoje, sou mais os dois últimos. Foi só isso que quis dizer. Estou vendo comparativos aqui e o gargalo do 1600 não é grande, deve ser algo da ordem de 5%. Só não acho que ele vale os 700+ reais que custa hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!