Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador recentemente reiniciando constantemente


Posts recomendados

Saudações!

 

Tenho um computador que montei em março com a seguinte configuração:

 

- Ryzen 5 5600X;

- Cooler box Wraith Stealth;

- Gigabyte B550M Gaming (BIOS F13b);

- Crucial Ballistix DDR4 3600MHz CL16 (2x8GB);

- EVGA 750 Ti 2GB;

- SSD SATA Crucial MX500; e

- Fonte Cooler Master MWE 550W.

 

Ele funcionou sem problemas até este último domingo, quando estava jogando e o PC reiniciou do nada, depois disso consegui usar o PC o resto do dia. Acontece, que no final da tarde, ele começou a reiniciar de forma constante, chegando ao ponto de reiniciar até na tela de login do Windows, não deixando eu logar.

Resolvi formatar o PC, pensando ser algum problema de driver ou de atualização do SO. A formatação ocorreu normalmente, utilizei um pendrive e o computador não mostrou nenhum problema durante o processo, inclusive na parte da configuração do Windows antes da primeira inicialização. Acontece que não resolveu, após o login, o PC ficou na área de trabalho por alguns segundos e reiniciou novamente. Resolvi voltar as configurações do BIOS para o padrão, desativando o XMP e também não mudou nada.

 

Isto, para mim, exclui qualquer problema de software, visto que o computador foi recém formatado. Mas, sendo problema de hardware, porque ele não reiniciou enquanto estava formatando e instalando o Windows?

 

Pensando com meu botões, acredito que o problema possa estar na leitura do SSD, visto que não deu problema durante a escrita (formatação e instalação), vocês concordam?

 

O que vocês sugerem que eu teste para ter certeza?

Tenho uma fonte eu HD reserva. Não tenho como testar processador, placa-mãe e memórias, pois não tenho peças sobressalentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder

Bom dia,

 

Estou com um micro aqui na empresa na mesma situação, fiz os mesmos procedimentos que você e inclusive fiz teste do SSD/HD Crystal disk e não acusou nada, levei até o pc pra casa pra testar com maior calma e testar o básico, testar minha fonte nele, minhas memorias... Porém não consegui encontrar nada que chegue ao motivo das reinicializações, pois o micro não reiniciou quando estava em casa, com as peças originais ou as minhas trocada... A única diferença da empresa pra minha casa é a tensão das tomadas, na empresa é 220v e em casa 110v, mas creio que esse seria o último dos problemas. Todos os eventos são Kernel 41, não sei se isso diz muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive, durante uma das vezes que ele demorou para reiniciar, abri o HWMonitor para acompanhar as temperaturas, mas elas estavam normais, então ele não está reiniciando por superaquecimento.

Hoje ao meio dia vou testar as memórias, usando só um pente e trocando os slots para ver se muda alguma coisa.

Ontem troquei o cabo SATA do SSD, então acredito que isto também não seja o problema, só se eu fosse muito azarado de o outro cabo também estar com defeito (mas ele é novo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder

Aqui também monitorei temperatura e estão dentro do esperado, você me deu uma luz, vou testar as memorias também. Em último caso, vou tirar o SSD e usar o só o HD pra ver se surte efeito aqui, mas creio que não, pois nas verificações não acusou nenhum erro...

 

Em pesquisas, vi que grande maioria dos relatos são relacionados às memorias, vou passar um memtest só pra ter certeza. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Consegui resolver o problema desativando no BIOS a opção avançada de processador 'Core Performance Boost'. É a opção que permite o processador ajustar automaticamente seu clock acima do padrão de acordo com a temperatura.

Uma pena, vou esperar um novo BIOS ou uma nova atualização dos drivers da AMD para ver se consigo habilitar novamente.

 

Se alguém tiver uma ideia de como eu possa resolver o problema definitivamente, vale muito a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!