Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade da GA-AB350M-DS3H V2 com processadores Athlon.


Lelo Mig

Posts recomendados

É o seguinte:

Eu preciso montar um outro PC, para uso pessoal, mas estou quebrado e os preços não estão ajudando. Ia montar há um tempo atrás, resolvi esperar um pouco e me ferrei, os preços triplicaram e pelo jeito não vão abaixar.

(Obs: vocês precisam raciocinar dentro de minha lógica e realidade, infelizmente, sugestões do tipo troca AMD por Intell ou por Xeon não são viáveis aqui, ok?)

Eu tenho um processador Athlon 3000 G, "zerado", guardado aqui há um tempo. Pensei o seguinte: Montar um basicão com o Athlon, mas pensei numa Mother Board que permita que eu faça uns upgrades bons no futuro. Então, eu posso tirar o Athlon e colocar um Ryzen 5 ou até um Ryzen 7 (se possível) e uma placa de vídeo boa. Conforme aas necessidade, fonte mais potente, mais memória, se precisar melhoro a refrigeração/ventilação e etc. Ou seja, dá prá ficar bonzinho prá lazer.

Mas, neste momento, vai sem placa, com o "videozão" embutido do 3000 G, e só alegria. Monto belezinha e não gasto nem 2 contos.

O problema:

 

Pensei usar a placa Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 - As especificações técnicas dizem que atende Athlon e Ryzen, mas não ficou muito claro.

 

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4?gclid=CjwKCAjw_JuGBhBkEiwA1xmbRVzuUVGTioJdoUG9mikWSFYB1PWVacNMB6PKREx8JRIJuN3VghpdjhoCAv8QAvD_BwE

Boazinha prá o PCzinho que vou montar, vai dar conta do recado e as especificações técnicas diz que atende Athlon e Ryzen. Com DDR4, USB 3.0, e etc... ou seja, posso uppar legalzinho mais prá frente e não ficar obsoleto tão cedo.

Acontece que no simulador de componentes do (https://meupc.net/build) não dá problema de incompatibilidade (coloquei o Ryzen e o Athlon sem problemas), mas no simulador (https://pcpartpicker.com) dá problema: diz que "esta placa não aceita Dual Core".

E agora? Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lelo Mig

 

Tem esse problema.. Não é bem "não aceita Dual-Core", é algo mais complicado..

 

Placas-mãe vem com chips de BIOS, que suportam certa quantidade de informação.. Como a AMD prometeu um longo suporte desse soquete, com o lançamento de novos processadores, e foram três gerações inteiras, esse chip de BIOS ficou pequeno demais, pra tanta informação.. As fabricantes tiveram que fazer malabarismos pra caber a interface da BIOS e os arquivos necessários pra rodar quase 50 processadores diferentes, num mesmo chip de BIOS.. Cortes foram feitos, inclusive suporte pra CPUs mais básicas, como os Athlon, em certos casos..

 

Eu não sei se a Gigabyte precisou fazer isso e, caso tenha feito, o que foi cortado.. Mas, sim, tem chance de, comprar a placa e não funcionar o processador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!