Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade do meu computador pessoal


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Estou pensando em fazer um upgrade de placa-mãe e processador no meu computador pessoal, planejo migrar para AMD mas desconheço o desempenho dos processadores atuais. Mais futuramente quero colocar uma memória optane.

 

Gostaria de saber qual CPU e MB se sairiam melhor nas seguintes ocasiões:

  • Jogos como: Valorant, CS:GO, Warzone, BF5 e Forza H4.
  • Poder jogar tranquilamente com navegador ou discord rodando em segundo plano
  • Edição de imagens e vídeos

 

Desejo gastar no máximo R$3.000,00 nos upgrades.

 

Minha configuração atual:

  • i5 6400
  • GTX 1060 6GB Galax
  • ASUS H110
  • 2x8 GB DDR4 HyperX Fury 2133Mhz
  • HDD WD Purple 1TB
  • SSDs Kingston 240 GB SATA
  • Fonte Corsair CX650M
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

Mais futuramente quero colocar uma memória optane.

 

É o pior investimento possível que você queira fazer em um PC. Um SSD faz a mesma coisa e além de custar menos não é compatível apenas com Intel.

 

22 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

Desejo gastar no máximo R$3.000,00 nos upgrades.

 

Minha configuração atual:

  • i5 6400
  • GTX 1060 6GB Galax
  • ASUS H110
  • 2x8 GB DDR4 HyperX Fury 2133Mhz
  • HDD WD Purple 1TB
  • SSDs Kingston 240 GB SATA
  • Fonte Corsair CX650M

 

São duas opções possíveis, a mais em conta atualmente seria.

 

I5 10400F + placa-mãe ASUS H410

 

O equivalente da AMD seria

 

Ryzen 5 3600 + placa-mãe B450.

 

Ambos tem desempenho similar em aplicação e jogos, diferindo atualmente pelo custo onde o Ryzen é um pouco mais caro.

No seu caso específico creio que um Intel seja mais vantajoso pela questão das memórias, 2133 é uma frequência muito baixa pra os Ryzen, eles se beneficiam muito de memórias mais rápidas, o que é quase que irrelevante para os Intel até a 10ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

São duas opções possíveis, a mais em conta atualmente seria.

 

I5 10400F + placa-mãe ASUS H410

 

O equivalente da AMD seria

 

Ryzen 5 3600 + placa-mãe B450.

 

Ambos tem desempenho similar em aplicação e jogos, diferindo atualmente pelo custo onde o Ryzen é um pouco mais caro.

No seu caso específico creio que um Intel seja mais vantajoso pela questão das memórias, 2133 é uma frequência muito baixa pra os Ryzen, eles se beneficiam muito de memórias mais rápidas, o que é quase que irrelevante para os Intel até a 10ª geração.

Vale a pena gastar uma grana a mais em um i5 mais potente? Como por exemplo o 11600k.

13 minutos atrás, Phoenyx disse:

Com 3k você compra um 5600X e uma B550 razoável.

Ou um 3700 + B450 de qualidade.

Seria uma boa compra mesmo tendo em vista que não planejo fazer a troca das memórias 2133?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Breno Kuntz 2133MHz? meio triste, dá pra overclockar para 2933MHz talvez, dependendo dos chips. Mesmo os Intel sofrem com uma frequência tão baixa assim, mas na arquitetura da AMD isto é mais sentido.

Quanto ao 11600k, só faria sentido com uma placa-mãe Z, pra fazer overclock. Do contrário fica no 11400 mesmo, ou pula para o 11700.

E não pegue placa-mãe de entrada para os octacore.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma configuração boa que estou montando que da uns 3k também:

  • Ryzen 5 3600 Aliexpress +- R$ 900,00
  • B450 Thomahawk Max Terabyte 900,00
  • B550M TUF Plus Kabum! 1030,00 (2 opção)
  • T-Force Delta RGB 2x8 3200mhz Pichau R$ 600,00

Se não tiver um gabinete e fans sobra uns R$ 600,00 pra adicionar algumas fans e etc.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Breno Kuntz disse:

Vale a pena gastar uma grana a mais em um i5 mais potente? Como por exemplo o 11600k.

 

Não vai fazer diferença para uso em renderizações, o que manda aqui é a quantidade de threads, não o clock.

Se quer mais desempenho e menos tempo de renderização segue a recomendação do @Phoenyx e vai direto pra um Ryzen 7 junto de uma boa B450 ou mesmo B550.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Phoenyx disse:

@Breno Kuntz 2133MHz? meio triste, dá pra overclockar para 2933MHz talvez, dependendo dos chips. Mesmo os Intel sofrem com uma frequência tão baixa assim, mas na arquitetura da AMD isto é mais sentido.

 

Creio que overclock não seja uma opção já que procuro longevidade, acho que seria uma boa usar parte desse meu orçamento para as memórias 3000MHZ, se tiver uma com um bom custo/benefício para me indicar fico grato.

15 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Não vai fazer diferença para uso em renderizações, o que manda aqui é a quantidade de threads, não o clock.

Realmente, não tinha lembrado desse fator.

 

15 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Se quer mais desempenho e menos tempo de renderização segue a recomendação do @Phoenyx e vai direto pra um Ryzen 7 junto de uma boa B450 ou mesmo B550.

Então tendo em vista que vou comprar as memórias junto com o kit de CPU+MB, o que desempenharia o melhor papel seria o Ryzen 7 com uma B550, certo?

 

Na questão da placa-mãe, quais as marcas que mais indicam? Tenho medo de pagar caro demais em uma placa-mãe de uma qualidade baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Breno Kuntz Qual AMD pretende comprar? Pois o ideal com um 3700 por exemplo seriam memórias de 3600MHz. 3200MHz até vai tmb.

Placas mãe, pesquise pelas ROG da ASUS ou Aorus da Gigabyte.

 

Quanto a longevidade, indiferente, contanto que não ultrapasse os ~1.35v no vdimm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Breno Kuntz Qual AMD pretende comprar?

Se eu escolher o R7 3700 vou ter que esperar pelo menos dois meses para fazer o upgrade das memórias, já que só o processador já atinge 2/3 do meu orçamento. Mas em compensação eu consigo ir utilizando as mesmas memórias para quebrar um galho durante esse curto tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Breno Kuntz Perceba uma coisa, para games o 5600X é melhor, para edição o 3700 leva vantagem. Então você tem que pesar na balança o que pretende aí.

Se por exemplo você tem um monitor 144Hz pra cima, quer fps alto, pretende trocar de placa de vídeo, 5600X é a sua escolha. Se nada disso te interessa mas sim maior rapidez na edição, além de um multitarefas mais "solto", o 3700X é a pedida.

 

Eu testaria estas suas memórias em 2933~3GHz. Taca 1.35 de vdimm, CAS em 16~18 e testa. Elas possuem dissipador correto?

Tmb não descartaria os 10700 e 11700 da Intel, principalmente pra edição (não pegar as versões F caso utilize produtos Adobe e outros que fazem uso do quicksync).

Aliás, recomendaria Intel mesmo neste caso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Breno Kuntz disse:

Na questão da placa-mãe, quais as marcas que mais indicam? Tenho medo de pagar caro demais em uma placa-mãe de uma qualidade baixa.

 

ASUS TUF B550m Plus.
Suporta facilmente um Ryzen 9 e custa o mesmo que muita B450 meia boca.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...