Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe ASUS prime a320m-k/br não funciona com placa de vídeo afox gt730 lp

Posts recomendados

Senhores, estou com uma situação chata, estou quebrando cabeça para entender o quanto antes pois tenho até dia 01/09/21 para devolução da placa de vídeo, antes queria tentar resolver o problema. Então, estou montando o computador com as seguintes configurações:

- Placa-Mãe ASUS Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

- Processador AMD Athlon 3000G Two Core, Cache 5MB, 3500MHz, AM4 - YD3000C6FBBOX

- 2x Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 MHz, CL15, Preto - BL8G30C15U4B

- Fonte Husky Gaming Snow, Preto, 450 W, 80 Plus White - HGMV001

- Placa de Vídeo Afox GeForce GT730 LP 4GB 128Bit

Inicialmente a placa de vídeo não deu nenhuma imagem (ventoinha funcionou) então eu vi que tinha que mudar dentro da BIOS da ASUS no NB Configuration/Primary Video Device de IGFX Video para PCIE Video, após isso continuou sem dar imagem, devido a mudança a placa-mãe também não estava dando imagem, então dei um reset nela e procurei por outras opções na BIOS que dizia respeito a PCIE, praticamente tudo o que tinha de ENABLE/DISABLE eu fui colocando em ENABLE, mas no final sem sucesso.

Pensei que o problema era no slot da PCIE da ASUS, então peguei outra placa de vídeo (Zotac GeForce® GT 730 2GB Zone Edition ZT-71113-20L) para testar, essa deu imagem apenas eu configurando o Primary Video Device de IGFX Video para PCIE Video, algo que eu já tinha feito antes com a Afox. Eu já estava certo que o problema era na Afox até eu pegar ela e testar em outra placa-mãe (Intel DH55HC), o que deu certo.

Preciso de ajuda.

Vou deixar em anexo algumas imagens que podem ajudar no entendimento, nas imagens o primeiro computador onde tem a placa-mãe ASUS vou chamar de PC01 e o segundo com a placa-mãe Intel de PC02.

Links da fabricante:

Placa-Mãe ASUS Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K-BR/
Placa de Vídeo Afox GeForce GT730 LP 4GB 128Bit: http://www.afox-corp.com/en/products_details.asp?proid=469&typeid=47

Zotac GeForce® GT 730 2GB Zone Edition ZT-71113-20L: https://www.zotac.com/pt/product/graphics_card/geforce®-gt-730-2gb-zone-edition

PC02 - Gerenciador de Dispositivo.jpg

PC02 -  Com a Afox funcionando normal.jpg

PC02 - Placa mae.jpg

PC02 - Processador.jpg

PC01 - Bios Primary Video Device.jpg

Zotac.jpg

Afox.jpg

PC01 - Afox na PCIE.jpg

PC02 - Afox na PCIE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• EmanuelHMLima alterou o título para placa-mãe ASUS prime a320m-k/br não funciona com placa de vídeo afox gt730 lp

No seu lugar eu já teria mandado para o fabricante, mas como você tem um tempinho, tenta testar com outra fonte ou em outra placa-mãe se for o caso.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Guilhermecbom

Porque você acha que é a fonte?

Fiz o teste da AFOX no PC02 e funcionou perfeitamente, a fonte é uma genérica.

Outro teste que fiz no PC01 foi removendo da fonte o HD, SSD e coolers do gabinete, deixando assim apenas a alimentação da placa-mãe e processador.

@FoxBlack

No caso, a fonte genérica (200/250w) do PC01 na placa-mãe ASUS com a placa de vídeo da Afox?

Link para o comentário

@EmanuelHMLima Se não funcionou mesmo depois de ter tirado HD, SSD e coolers do gabinete e não funcionou, creio que o problema então tá na placa-mãe

Link para o comentário

@Guilhermecbom Ela poderia estar com problema e mesmo assim funcionar com outra placa de vídeo? Tinha pensado nessa possibilidade, por isso coloquei a Zotac GeForce® GT 730 2GB Zone Edition ZT-71113-20L e funcionou.

Procurando as diferenças das placas, vi que a Zotac é 64bit e a Afox é 128bit, mas acho que isso não influencia.

O barramento seria incompatível? As duas placas são PCIE 2.0 e a placa-mãe aceita até 3.0

Link para o comentário

3 horas atrás, EmanuelHMLima disse:

@Guilhermecbom

Porque você acha que é a fonte?

Fiz o teste da AFOX no PC02 e funcionou perfeitamente, a fonte é uma genérica.

Outro teste que fiz no PC01 foi removendo da fonte o HD, SSD e coolers do gabinete, deixando assim apenas a alimentação da placa-mãe e processador.

@FoxBlack

No caso, a fonte genérica (200/250w) do PC01 na placa-mãe ASUS com a placa de vídeo da Afox?

Não!! testar essa placa de vídeo no Pc01 com todos os componentes padrão, mas com outra fonte.

Link para o comentário

7 horas atrás, FoxBlack disse:

Não!! testar essa placa de vídeo no Pc01 com todos os componentes padrão, mas com outra fonte.

Entendi, não vou ter outra fonte para fazer esse teste no PC01. O que eu consegui fazer foi desligar tudo o que não era necessário e deixei apenas a placa-mãe e o processador conectado na fonte, com intuito de aliviar a carga dela.

O que me deixa intrigado é que as duas placas são GT 730 (mas fabricantes diferentes), DDR3, PCI Express 2.0... Mas só a Zotac funciona 😭 A diferença maior entre elas, ao meu ver, é que a Zotac é 2GB e 64bit e a Afox é 4GB e 128bit.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
Em 28/09/2021 às 19:13, FoxBlack disse:

Não pensaria duas vezes.

Manda logo...

Mas eu testaria essa placa de vídeo, utilizando outra fonte.

Mandei a placa de vídeo AFOX de volta!

Fiz a compra de outra, uma PCYES GT740 4GB GDDR5 128BITS, funcionou perfeitamente!!!

image.thumb.png.23e91b4750ac290d94d1460e1dc5e0f6.png

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!