Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel vba - gerador de parcelas na listview


Ir à solução Resolvido por Basole,

Posts recomendados

Olá Pessoal, 

 

<> Estou criando um gerador de parcelas através de uma listview. Antes de enviar para a planilha eu quero gerar uma simulação.

Meu problema é que não sei qual o motivo as informações não batem com o cabeçalho. Por exemplo: tenho cabeçalho Juros mas a informação que esta entrando é de data.

Alguém poderia dar uma olhada para mim? Acredito q seja simples mas como ja estou a um tempo na planilha não consigo enxergar o que é.

Outra ajuda é com a data da parcela, eu queria que a pessoa pudesse escolher o dia de vencimento, por mais que a compra seja feita no dia 9, o vencimento pudesse ser todo dia 15 por exemplo.

 

 

image.png.90c8a809320a667e9a226045e8ea7722.png

 

 

 

 

 

Modelo Simulador.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Raquel Coelho disse:

Olá Pessoal, 

 

<> Estou criando um gerador de parcelas através de uma listview. Antes de enviar para a planilha eu quero gerar uma simulação.

Meu problema é que não sei qual o motivo as informações não batem com o cabeçalho. Por exemplo: tenho cabeçalho Juros mas a informação que esta entrando é de data.

Alguém poderia dar uma olhada para mim? Acredito q seja simples mas como ja estou a um tempo na planilha não consigo enxergar o que é.

Outra ajuda é com a data da parcela, eu queria que a pessoa pudesse escolher o dia de vencimento, por mais que a compra seja feita no dia 9, o vencimento pudesse ser todo dia 15 por exemplo.

 

 

image.png.90c8a809320a667e9a226045e8ea7722.png

 

 

 

 

 

Modelo Simulador.zip 129 kB · 0 downloads

@Basole Acha que conseguiria me ajudar nessa dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raquel Coelho infelizmente não consigo pois não tem como testar, o meu Office é 64 bits e o componente Listview não está presente mais nesta versão. 

 

 Mas não é recomendado utilizar o listview, pois muitas pessoas estão usando o office 64 e não vão conseguir utilizar todos recursos da sua planilha. 

 

Se ao invés do listview, puder usar o listbox, posso tentar te ajudar.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Raquel Coelho o Listbox não tem todos os recursos do Listview, como o cabeçalho, por exemplo e pra dribrar isso, eu inseri mais um componente Listbox para atender o recurso.

image.png.73a3c532951533db0c44de8e5b5c5554.png

 

Quanto a escolha da data das parcelas atualizei a rotina para selecionar a primeira p/ 30 dias, e as demais de acordo com combobox (período)

   

Veja se é isso !

Modelo Simulador_v1.zip

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raquel Coelho no anexo da minha postagem, aproveitei os cálculos que você fez no seu modelo, 

mas vendo com mais calma, verifiquei que os valores gerados das parcelas e o total, não estão corretos.

Fazendo uma simulação... por exemplo de 1 real com juros de 1% e com 5 parcelas, o valor total será de 6 reais.🙄

 

Então fiz um exemplo usando a função PGTO, nativo do Excel, que calcula o pagamento de um empréstimo de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante.

https://support.office.com/client/função-pgto-0214da64-9a63-4996-bc20-214433fa6441?NS=EXCEL&Version=16&AppVer=ZXL160

 

Que quiser usar minha sugestão, substitua a linha abaixo no botão Button_SimulaParcelaGP do userform:

' //              * USO DA FUNÇÃO: '=PGTO((juros/100 ->converte %); nParc; VTCompra)* -1 ->(p/convert vl.positivo)
' //              * PMT (em inglês) '
 .List(nParcelas - 1, 4) = VBA.Format(Excel.Application.WorksheetFunction.Pmt _
     ((Me.Comb_JurosParcelaGP.Value / 100), Me.Comb_NParcelasGP.Value, Me.Text_ValorVendaCompraGP.Value * -1), "currency")

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Basole

 

Olá Basole, tudo bem com você??

Eu vi agora sua mensagem, devido o trabalho essa planilha que estou mexendo ficou de lado. Mas preciso terminar ela, é para uma tia minha.

 

Eu coloquei o código mas deu erro, poderia me ajudar?

 

Queria te fazer uma pergunta, eu consigo carregar informações de uma textbox em outra textbox mas de userforms diferentes?

 

O que acontece, ao invés de digitar o nº de pedido, data, CPF, Cliente e Valor de venda no userform 'Form_GeradorParcela' essas informações ja puxam automaticamente do Userform 'Form_CadVenda'

 

 

image.thumb.png.fe9463f093a69cefcb1ba24f77b6acc3.png

 

 

 

HipollitasREV1.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raquel Coelho disse:

Olá Basole, tudo bem com você??
....Eu coloquei o código mas deu erro, poderia me ajudar?

Queria te fazer uma pergunta, eu consigo carregar informações de uma textbox em outra textbox mas de userforms diferentes?

O que acontece, ao invés de digitar o nº de pedido, data, CPF, Cliente e Valor de venda no userform 'Form_GeradorParcela' essas informações ja puxam automaticamente do Userform 'Form_CadVenda'  

 

Tudo ótimo@Raquel Coelho e você? 

Não sei o que você fez, pois aqui pra mim está rodando 100%. 

Substituiu a referida linho no código? ou talvez esta função "PGTO" não esteja presente na versão do seu Excel. 

De qualquer forma experimente usar a função assim:

 

.List(nParcelas - 1, 4) = VBA.Format(Excel.Application.Pmt _
                      ((Me.Comb_JurosParcelaGP.Value / 100), Me.Comb_NParcelasGP.Value, _
                                    Me.Text_ValorVendaCompraGP.Value * -1), "currency")

 

   Quanto a "carregar" dados de um userform, para o outro, voce precisa referenciar o nome de cada userform em seguida o respectivo componente, por exemplo num botão: 

 

 Userform2.Textobox1.value = Userfom1.Textbox1.value
 Unload me

 

Ou se estiver no userform2, por exemplo, pode usa o "Me": 

 

Me.Textobox1.value = Userfom1.Textbox1.value
 Unload me

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole

 

Funcionou!!

 

Pode tirar a ultima duvida? Desculpe o incomodo!! Estou tentando fazer um botão excluir mas pelo que entendi esta no final o erro no código, poderia me ajudar?

 

<> Private Sub Button_ExcluirCadC_Click()

Dim excluir As String
excluir = Application.InputBox("Informe o CPF", "Excluir")

If excluir = False Then
MsgBox ("Operação Cancelada")
Exit Sub
End If

 If excluir = vdnullstring Then
MsgBox ("CPF não informado, Por Favor Informar")
Exit Sub
End If

With Worksheets(4).Range("B:B")

Set C = .Find(excluir, LookIn:=xlValues)

If Not C Is Nothing Then

Worksheets(4).Activate
Range(C.Address).Activate

resp = MsgBox("Deseja Excluir Permanentemente o Cadastro do(a) Cliente da Base de Dados?", vbYesNo)
If resp = vbNo Then
Cancel = True
    Exit Sub <>
    End If
     
    linha = Cells.Find(excluir.Value).Row
    Rows(linha).Delete
    
       
    MsgBox ("Cadastro Excluído com Sucesso!")


    Else
    MsgBox ("CPF Não Encontrado")

End If
End With

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e@Raquel Coelho u acrescentei o parâmetro xlWhole na função Find, para procurar o valor exato

 

Dim excluir As String

Worksheets(4).Activate

excluir = Application.InputBox("Informe o CPF", "Excluir")

If excluir = False Then
    MsgBox ("Operação Cancelada")
Exit Sub
End If

 If excluir = vdnullstring Then
    MsgBox ("CPF não informado, Por Favor Informar")
Exit Sub
End If

With Worksheets(4).Range("B:B")

Set C = .Find(excluir, LookIn:=xlValues, lookat:=xlWhole)

If Not C Is Nothing Then

resp = MsgBox("Deseja Excluir Permanentemente o Cadastro do(a) Cliente da Base de Dados?", vbYesNo)
 If resp = vbNo Then
   Cancel = True
 Exit Sub
 End If
    
   
  ActiveSheet.Rows(C.Row).Delete Shift:=xlToUp
       
    MsgBox ("Cadastro Excluído com Sucesso!")


 Else
    MsgBox ("CPF Não Encontrado")

End If
End With

End Sub

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!