Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso fazer dualboot com instalação de Windows da empresa?


pliniokj

Posts recomendados

Boa noite,

Estou com o notebook que recebi da empresa mas que está sob seu domínio. Qualquer ação que tento fazer que não seja relacionado à empresa requer elevação.

Gostaria de solucionar o meu problema e pensei em fazer uma formatação, mas ainda preciso do acesso aos aplicativos e VPN da empresa, portanto não posso fazê-la.

 

Minha dúvida é: consigo fazer um dual boot, deixando 2 sistemas operacionais diferentes instalados no notebook, e conseguir usá-lo para empresa quando for preciso e para meu uso pessoal quando quiser?

 

Desde já, agradeço.image.thumb.png.bc973b5b9d0566c78eb4fd5f9042e79a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí fica difícil, você precisaria usar os recursos do windows para criar uma partição para o outro sistema

Uma possibilidade é usar o Ubuntu que na instalação tem a opção Instalar Lado a Lado com o Windows e o próprio Ubuntu faz as alterações necessárias

Faz muito tempo que não instalo o Ubuntu mas a um tempo atrás tinha esta opção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma possibilidade é dar boot por um CD de boot com Linux e rodar um programa chamado Gparted. Ele provavelmente (não tenho certeza) vai permitir encolher a partição Windows e criar espaço para uma nova partição Linux. Daí, você instala o Linux e faz o dual boot.

 

Mexer com partições é sempre uma operação perigosa. Se você cometer um erro, pode perder todos os dados existentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pliniokj O senhor consegue realizar a instalação dual boot caso consiga fazer o boot de um pendrive ou cd/dvd Linux, contudo é necessário verificar antes de prosseguir a instalação do Linux se o disco não foi cifrado e protegido pela empresa, pois se este foi codificado de alguma forma haverão problemas na instalação Windows quando o Linux "passar por cima de tudo e criar uma partição nova e diminuir a Linux".

 

Sugestão: Após verificar se o acesso a BIOS é livre (sem senha para boot de outras fontes) e que o disco não está protegido pela empresa com alguma técnica criptográfica, pode-se por meio do instalador da imagem Manjaro LXDE usar a opção dual boot automática e ser feliz após seguir os passos. 

 

Recomendação legal: a alteração de Hardware ou Software do qual não se é proprietário, em situações de relacionamentos profissionais, pode acarretar em penalidades internas e possíveis processos trabalhistas futuros com demissão por justa causa, antes de realizar alterações por conta própria seria importante verificar as políticas de TI e segurança computacional da empresa detalhadamente, conversar com alguém do setor responsável pode ajudar a sanar as dúvidas sobre legislações internas. Uma alternativa seria a utilização do Linux em disco externo via Live USB, sem alterações nos sistemas computacionais da empresa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...