Ir ao conteúdo

PC trava com tela preta quando sob carga

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Ao jogar (como Assassin's Creed Odyssey, Horizon Zero Dawn e Valorant) ou executar testes de estresse (como Furmark), o PC trava em uma tela preta irrecuperável e às vezes as ventoínhas ficam mais rápidas (mas nem sempre). Quando em uso leve, tudo se comporta normalmente. (como reprodução de netflix e videochamadas)

Meu PC: Ryzen 5 1600AF / MSI RX 5500 XT 8GB / BallistiX 16GB 2666Mhz / ASUS Prime B450M-Gaming / Corsair CX600 / Windows 10 e Pop OS 21.04

O mesmo acontece com o Windows 10 e o Pop OS 21.04, então eu creio não ser problemas de software. Não fiz overclock ou ajustei nada. As temperaturas da CPU e GPU estão sempre abaixo de 70°C.

Já tentei reinstalar windows, reinstalar driver GPU, atualizar BIOS, reaplicar pasta térmica na CPU e GPU.

Estou perdido, me ajude!

https://www.userbenchmark.com/UserRun/47165301

Buscando ajuda no Reddit, muitos usuários mencionaram que pode ser problema com a fonte de alimentação. Eu tenho uma CX600 desde março de 2020. Será mesmo o problema?

Postado
14 minutos atrás, Otônio X disse:

Meu PC: Ryzen 5 1600AF / MSI RX 5500 XT 8GB / BallistiX 16GB 2666Mhz / ASUS Prime B450M-Gaming / Corsair CX600 / Windows 10 e Pop OS 21.04

Essa fonte é CX600 mesmo ou CX650? Você comprou nova ou usada? O modelo CX600 é bem antigo e apresenta qualidade inferior aos modelos CX vendidos hoje (CX450, CX550, CX650...), principalmente em questão de durabilidade.

Postado
Citação

Teste de stresse de processador ou VGA?

Ao fazer teste de stress de CPU com o Prime 95, tudo fica okay

Ao fazer teste de stress de GPU com o Furmark, o problema com a tela preta ocorre, e não é possível concluír.

Citação

São um pente de memória ou dois

São 2 pentes de 8GB. Foi uma das primeiras coisas que fiz testar com a RAM individual, porém não deu certo. A RAM aparentemente não é a culpada desta vez.

Citação

Essa fonte é CX600 mesmo ou CX650? Você comprou nova ou usada?

CX600 mesmo. Comprei nova.

Postado
Citação

teste com outra placa de vídeo se tiver.

Infelizmente, não tenho outra 😕

• Solução
Postado

@Otônio X seu problema pode ser a fonte ou a placa de vídeo. Pra descobrir, você deverá testar sua placa de vídeo com outra fonte ou testar sua fonte com outra placa de vídeo (de preferência com consumo de energia igual ou superior).

Postado
4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tem como testar essa placa de víde em outro computador de um amigo, vizinho ou parente?

As pessoas que conheço usam laptops ou computadores fracos (famosos bomba).

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB O que acham do seguinte:

Eu compro uma fonte nova online e testo. Caso o problema persista, eu envio de volta como arrependimento, e caso solucione o problema, eu fico com ela.

Também gostaria de recomendações de fonte boa pra mim. No reddit fui recomendado a pegar uma XPG Core Reactor 650W, porém a mesma está 700 Reais, muito cara para mim. (edit: pretendo melhorar minha GPU futuramente, talvez colocar uma RX 6700 XT, então fonte de 600W seria o ideal, certo?)

Postado

@Otônio X não tem muitas opções realmente boas de 650W que sejam baratas. A XPG Core Reactor é uma fonte Tier A, está entre as melhores fontes do mercado com certificação 80 Plus Gold, além de ter 10 anos de garantia. Outra opção seria a Super Flower LEADEX III 650W, também é uma fonte Tier A, mas tem apenas 5 anos de garantia. Geralmente sai um pouco mais em conta que a XPG Core Reactor.

Ambas são fontes ideais para uma placa como a RX 6700 XT, apesar de não ser uma placa que vale tanto a pena investir pelo seu baixo desempenho e preço alto. A RTX 3060 Ti oferece quase o mesmo desempenho e geralmente custa R$1.500 a R$2.000 menos.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

A XPG Core Reactor é uma fonte Tier A, está entre as melhores fontes do mercado com certificação 80 Plus Gold, além de ter 10 anos de garantia. Outra opção seria a Super Flower LEADEX III 650W, também é uma fonte Tier A, mas tem apenas 5 anos de garantia. Geralmente sai um pouco mais em conta que a XPG Core Reactor.

Compreendo. Estou pendendo mais para adquirir uma core reactor mesmo.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

a RX 6700 XT, apesar de não ser uma placa que vale tanto a pena investir pelo seu baixo desempenho e preço alto. A RTX 3060 Ti oferece quase o mesmo desempenho e geralmente custa R$1.500 a R$2.000 menos.

Se compensar, até pegaria uma RX 6800 XT. É que pessoalmente, não gosto de NVIDIA.

Tive uma experiência ruim com ela quando tive uma GTX 1050 ti, e os drivers para linux são realmente ruins, faltando estabilidade e limitando a escolha do usuário. O que foi o oposto da minha experiência com a Radeon, que funciona no linux sem nem precisar de driver (pré-instalado) e é muito estável. Sólida experiencia tanto no Windows tanto no Linux.

@GuilhermeGB Qual a sua opinião nessa fonte? https://www.terabyteshop.com.br/produto/17907/fonte-super-flower-leadex-iii-super-bronze-pro-650w-80-plus-bronze-full-modular-pfc-ativo-sf-650r14he

Super Flower LEADEX III Super Bronze Pro 650W

Parece ser tão boa quanto as outras mencionadas, mas com um preço bem mais acessível

Postado
14 minutos atrás, Otônio X disse:

@GuilhermeGB Qual a sua opinião nessa fonte? https://www.terabyteshop.com.br/produto/17907/fonte-super-flower-leadex-iii-super-bronze-pro-650w-80-plus-bronze-full-modular-pfc-ativo-sf-650r14he

Super Flower LEADEX III Super Bronze Pro 650W

Parece ser tão boa quanto as outras mencionadas, mas com um preço bem mais acessível

Acredito que ainda seja um boa fonte, a versão que eu me referia era a 80 Plus Gold, mas essa 80 Plus Bronze ainda deve oferecer um nível de qualidade compatível com seu preço.

Ainda tem uma opção um pouco mais em conta, a Seasonic Core GX-550. É uma fonte Tier B e de 550W, mas ainda é suficiente para a configuração. Além disso, tem 7 anos de garantia.

17 minutos atrás, Otônio X disse:

Se compensar, até pegaria uma RX 6800 XT. É que pessoalmente, não gosto de NVIDIA.

Tive uma experiência ruim com ela quando tive uma GTX 1050 ti, e os drivers para linux são realmente ruins, faltando estabilidade e limitando a escolha do usuário. O que foi o oposto da minha experiência com a Radeon, que funciona no linux sem nem precisar de driver (pré-instalado) e é muito estável. Sólida experiencia tanto no Windows tanto no Linux.

Sinto muito pelo seu problema, e entendo sua preferência. As placas AMD no momento não estão compensando muito, antigamente elas sempre ofereciam mesmo desempenho com melhor preço, mas agora são os alvos prioritários dos mineradores (pelo que ouvi falar), então seus preços tendem a ficar ainda mais inflados que o normal.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ainda tem uma opção um pouco mais em conta, a Seasonic Core GX-550. É uma fonte Tier B e de 550W, mas ainda é suficiente para a configuração. Além disso, tem 7 anos de garantia.

@GuilhermeGB Parece uma excelente fonte, mas será 550w suficiente para esses possíveis futuros upgrades?

Postado
4 minutos atrás, Otônio X disse:

@GuilhermeGB Parece uma excelente fonte, mas será 550w suficiente para esses possíveis futuros upgrades?

Considerando que você vai pegar uma RX 6700 XT (230W) e daqui alguns anos vai trocar por alguma placa no mesmo nível (sei lá, uma RX 8700 XT ou 9700 XT), dificilmente o consumo vai aumentar. Veja que a RX 5700 XT também tem um TDP similar de 225W. Mesmo que aumente um pouco, ainda não seria problema.

Além do consumo da placa que é por volta de 230W, o restante do computador não vai consumir nem 100W em carga máxima, logo o consumo total ficará baixo de 350W. Mesmo que você coloque um Ryzen 7 5800X, vai aumentar no máximo 50W no consumo.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Otônio X disse:

As pessoas que conheço usam laptops ou computadores fracos (famosos bomba).

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB O que acham do seguinte:

Eu compro uma fonte nova online e testo. Caso o problema persista, eu envio de volta como arrependimento, e caso solucione o problema, eu fico com ela.

Também gostaria de recomendações de fonte boa pra mim. No reddit fui recomendado a pegar uma XPG Core Reactor 650W, porém a mesma está 700 Reais, muito cara para mim. (edit: pretendo melhorar minha GPU futuramente, talvez colocar uma RX 6700 XT, então fonte de 600W seria o ideal, certo?)

Pode ser.

Postado

@GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico Bem, fiz o pedido de uma Seasonic Core GX-550, assim como sugerido. Gostei dos reviews dela e do preço, quase metade da Core reactor hehe

Bem, agora é esperar chegar, montar e testar. Assim que chegar, atualizo vcs aqui no tópico. Agradeço muitíssimo a ajuda!

Postado

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB A fonte chegou bem mais cedo do que o esperado!

Primeira vez montando um PC com fonte modular, foi divertido! Também aproveitei e organizei melhor os cabos haha

Bem, parece que o problema foi realmente resolvido! consegui fazer o benchmark do Time Spy duas vezes seguidas e o PC não desligou!

image.thumb.png.12894e07d181da9350bb260ca44cd048.png

image.thumb.png.0b2e852fef626a7dd5528c75d5384489.png

Valeu muitíssimo pela ajuda pessoal! Agradeço muito!

Postado
4 minutos atrás, Otônio X disse:

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB A fonte chegou bem mais cedo do que o esperado!

Primeira vez montando um PC com fonte modular, foi divertido! Também aproveitei e organizei melhor os cabos haha

Bem, parece que o problema foi realmente resolvido! consegui fazer o benchmark do Time Spy duas vezes seguidas e o PC não desligou!

image.thumb.png.12894e07d181da9350bb260ca44cd048.png

image.thumb.png.0b2e852fef626a7dd5528c75d5384489.png

Valeu muitíssimo pela ajuda pessoal! Agradeço muito!

Que ótimo, ainda bem que deu certo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!