Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir tensão PWM sem osciloscópio ?


eletron1791

Posts recomendados

Tenho o seguinte: Transformador => Ponte retificadora => Capacitor de filtro => 39 volts DC => LM 317 mantendo a tensão de saída em 5 volts => 555 configurado como PWM comandando um 4N35 que por sua vez comanda um IRF540N e este terá a missão de acender 3 lâmpadas (uma de cada vez). 1 lâmpada de 6 volts, outra de 12 volts, e outra de 24 (2 de 12 em série). Os terminais para a carga (que serão estas lâmpadas) está ligado no GND e no Source do MOSFET, e o Dreno dele está ligado no capacitor de filtro (39 volts). Eu quero medir o potenciômetro do PWM do 555 três vezes, depois a ideia é trocá-lo por resistores. O primeiro estágio é o que mantém a tensão-pwm na lâmpada de 6 volts, o segundo estágio mantém 12 volts e o terceiro mantém 24 volts. Como fazer para medir e limitar a tensão corretamente ? Na minha mente passa a seguinte ideia:

 

- Alimentar cada lâmpada com tensão fixa, a de 6 com 6 volts, a de 12 com 12 e a de 24 com 24. Medir a corrente DC, anotar. Ligá-las uma a uma no circuito pwm e ir girando o potenciômetro parando-o quando a corrente for a mesma. Aí depois eu meço o valor ôhmico do potenciômetro para aquela lâmpada e repito o procedimento para as outras duas. Depois colocarei três botões, cada um acendendo a sua respectiva lâmpada.

 

Dá certo ?

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...