Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro " 0_ " Depois de upgrade na placa de vídeo


Ir à solução Resolvido por FabioCorsato,

Posts recomendados

Bom dia,

 

Fiz um up de uma GTX560 para uma RTX 3060 TUF Gaming OC e meu computador não faz o boot com ela. O computador trava logo após a primeira tela com o logo do fabricante com a mensagem " 0_ " e não sai disso, sem opções, o teclado não responde.

Consigo acessar a BIOS e ela já está na última versão.

Também consigo dar boot e usar o PC normalmente com a minha placa de vídeo antiga uma GTX 560.

Acredito que não seja a fonte, pois ela está sobrando e o TDP das placas são próximos, GTX560 - 170w e a RTX 3060 - 200w.

Meu PC é um pouco antigo, de 2012...

 

Processador: i7 3960X Sandy Bridge

placa-mãe: Intel DX79TO

Ram: 16gb Corsair

Fonte: Corsair CX-750w

 

Vou deixar as fotos, Na primeira que acessa a BIOS ta ok, porém logo em seguida trava.

IMG_6750.thumb.PNG.40799b66f432844b43eb65bb69b7d758.PNG

 

Na segunda foto é a mensagem que aparece.

IMG_6751.thumb.PNG.b9f1eb8f0db755b24d838435fffe982e.PNG

 

Processador: i7 3960X Sandy Bridge

placa-mãe: Intel DX79TO ATX

Ram: 16gb Corsair

Fonte: Corsair CX-750w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @FabioCorsato, bom dia.

 

Rapaz... Nunca vi isso, mas uma tentativa é realizar o reset da BIOS com a placa de vídeo no pc.

Mas me tira uma dúvida... Você acha que esse processador vai dar conta de levar todo o poder dessa placa de vídeo? Achei meio desiquilibrado seu pc.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

Olá @FabioCorsato, bom dia.

 

Rapaz... Nunca vi isso, mas uma tentativa é realizar o reset da BIOS com a placa de vídeo no pc.

Mas me tira uma dúvida... Você acha que esse processador vai dar conta de levar todo o poder dessa placa de vídeo? Achei meio desiquilibrado seu pc.

 

Abraços.

Já reiniciei a BIOS, acessando a BIOS e também fiz o reset pelo jumper. Estou com a ultima versão da BIOS que saiu em 2019... Já tem um tempo.
Meu setup é de 2012. O i7 3960x talvez gargale um pouco a 3060, mas ele da um bom caldo ainda. Jogos que usam muito processador roda liso, porém com os graficos no subsolo pra minha gtx560 aguentar.

Tem alguma BIOS mais moderna que funcione? Uma alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2021 às 07:20, FabioCorsato disse:

Bom dia,

 

Fiz um up de uma GTX560 para uma RTX 3060 TUF Gaming OC e meu computador não faz o boot com ela. O computador trava logo após a primeira tela com o logo do fabricante com a mensagem " 0_ " e não sai disso, sem opções, o teclado não responde.

Consigo acessar a BIOS e ela já está na última versão.

Também consigo dar boot e usar o PC normalmente com a minha placa de vídeo antiga uma GTX 560.

Acredito que não seja a fonte, pois ela está sobrando e o TDP das placas são próximos, GTX560 - 170w e a RTX 3060 - 200w.

Meu PC é um pouco antigo, de 2012...

 

Processador: i7 3960X Sandy Bridge

placa-mãe: Intel DX79TO

Ram: 16gb Corsair

Fonte: Corsair CX-750w

 

Vou deixar as fotos, Na primeira que acessa a BIOS ta ok, porém logo em seguida trava.

IMG_6750.thumb.PNG.40799b66f432844b43eb65bb69b7d758.PNG

 

Na segunda foto é a mensagem que aparece.

IMG_6751.thumb.PNG.b9f1eb8f0db755b24d838435fffe982e.PNG

 

Processador: i7 3960X Sandy Bridge

placa-mãe: Intel DX79TO ATX

Ram: 16gb Corsair

Fonte: Corsair CX-750w

 

O problema que nem sabemos ser a BIOS, mas recomendo dar uma lida no manual de sua placa-mãe pra ver se encontra alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

 

O problema que nem sabemos ser a BIOS, mas recomendo dar uma lida no manual de sua placa-mãe pra ver se encontra alguma coisa.

Já li o manual, já vi questão de compatibilidade, talvez uma BIOS mais recente resolva mas eu não encontrei nada mais recente.
Incrível não funcionar, tem vários banchmarks do i73960x + RTX3060/2060...

Com a placa de vídeo gtx560 funciona normal, com a 3060 fica nessa tela preta logo depois da BIOS.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uma atualização de patch da Nvidia justamente da arquitetura Sandy Bridge que é a do meu processador.

Essa é a minha última esperança, não vou mexer na BIOS da placa-mãe pois a intel não disponibiliza um backup da BIOS oficial no site deles e se der um problema ficarei com uma placa-mãe inútil.

Segue o link do patch:

https://www.techpowerup.com/168027/nvidia-releases-pci-express-gen-3-0-enabling-patch-for-sandy-bridge-e-hedt-platform

 

Postarei o resultado no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabioCorsato

Deu certo?

 

Aqui no fórum eu já vi dezenas de casos de pessoas que utilizavam placa-mãe H61 de 3° geração e ao colocar uma placa de vídeo Polaris da AMD como a RX 570, eles não conseguiam dar vídeo devido a uma imcompatibilidade dessa placa de vídeo com placa-mãe muito antiga que ainda não utilizava o sistema UEFI...

 

Algumas pessoas que estavam com esse problema conseguiram resolver com uma atualização de BIOS que implementava o sistema UEFI.

Eu mesmo já tive uma placa-mãe Intel DH61BR que usava BIOS tradicional, e na ultima atualização ela mudou para UEFI.

Porém, nem todas as fabricantes disponibilizavam uma atualização de BIOS implementando o UEFI, e nesses casos não havia solução para esse problema de incompatibilidade com placas de vídeo "uefi only".

 

Nas placas da Nvidia eu nunca vi nenhum relato de pessoas com esse tipo de problema, pelo menos não com as GTX1030/1050/1060 etc. Mas confesso que nunca vi ninguem tentando usar uma RTX 3000 num setup tão antigo!

 

Obs: pela foto que voce postou da tela inicial da sua BIOS, me parece que esse layout é da BIOS antiga da Intel. Lembro que quando eu atualizei a minha placa-mãe DH61BR e ela passou a usar UEFI, essa tela inicial(que era igual a sua) passou a ter um novo layout, então estou deduzindo que a sua placa-mãe tambem não possui UEFI...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gutopereira disse:

@FabioCorsato

Deu certo?

 

Aqui no fórum eu já vi dezenas de casos de pessoas que utilizavam placa-mãe H61 de 3° geração e ao colocar uma placa de vídeo Polaris da AMD como a RX 570, eles não conseguiam dar vídeo devido a uma imcompatibilidade dessa placa de vídeo com placa-mãe muito antiga que ainda não utilizava o sistema UEFI...

 

Algumas pessoas que estavam com esse problema conseguiram resolver com uma atualização de BIOS que implementava o sistema UEFI.

Eu mesmo já tive uma placa-mãe Intel DH61BR que usava BIOS tradicional, e na ultima atualização ela mudou para UEFI.

Porém, nem todas as fabricantes disponibilizavam uma atualização de BIOS implementando o UEFI, e nesses casos não havia solução para esse problema de incompatibilidade com placas de vídeo "uefi only".

 

Nas placas da Nvidia eu nunca vi nenhum relato de pessoas com esse tipo de problema, pelo menos não com as GTX1030/1050/1060 etc. Mas confesso que nunca vi ninguem tentando usar uma RTX 3000 num setup tão antigo!

 

Obs: pela foto que voce postou da tela inicial da sua BIOS, me parece que esse layout é da BIOS antiga da Intel. Lembro que quando eu atualizei a minha placa-mãe DH61BR e ela passou a usar UEFI, essa tela inicial(que era igual a sua) passou a ter um novo layout, então estou deduzindo que a sua placa-mãe tambem não possui UEFI...

 

Quanto ao patch não deu não, pelo que pesquisei ele da certo no windows 7/8, estou com o win10.
 

Um membro da comunidade intel me passou uma BIOS mais atual 0650, não sei a procedência dela mas ele disse que é confiável... 

Incrível que minha placa-mãe tem suporte UEFI, nas opções tem "UEFI - ENABLE/DISABLE". Já tentei o boot com as duas opções e da o mesmo erro.

 

O que você acha de eu usar essa BIOS que me passaram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabioCorsato

Da uma olhada nesse vídeo, é sobre a placa-mãe que eu usava, uma Intel DH61CR.

No vídeo ele fala que a placa de vídeo RX460 não estava funcionando na placa-mãe por causa desse problema de incompatibilidade da BIOS. 

 

Todas as BIOS até a versão 099 usava BIOS tradicional, enquanto as versões posteriores já passavam a usar o sistema UEFI(layout mais novo, COM suporte a mouse).

 

Repare tambem que no inicio do vídeo enquanto a BIOS ainda é a versão antiga, aquela imagem da tela inicial é exatamente igual a foto que voce postou lá no primeiro post. E no final do vídeo quando ele já tinha atualizado a BIOS para a versão 0120, essa tela inicial mudou. Eu reparei nisso tambem quando estava atualizando a minha BIOS...

 

Obs: lembro que quando eu estava atualizando as BIOS uma a uma, a partir da versão 048 já aparecia essa opção de ENABLE/DISABLE UEFI que voce falou, porém o layout da BIOS ainda continuava a ser da versão tradicional. Somente após eu conseguir atualizar para a versão 0120 que ele de fato mudou para sistema UEFI, com um layout mais moderno e COM SUPORTE A MOUSE...

(repare no vídeo o suporte a mouse lá dentro da BIOS)

 

Sobre a opção ENABLE/DISABLE uefi, isso serve para voce conseguir instalar o Windows num HD em modo GPT. Com essa função desativada(ou nas BIOS anteriores que não existia essa opção), só era possível instalar o Windows em modo MBR.

Porém, pelo que ele falou no vídeo, somente na última BIOS que a placa de vídeo passou a funcionar, ou seja somente quando o layout da BIOS mudou para uefi.

 

Esse site aqui possui algumas versões de BIOS para a sua placa-mãe. Mas parece realmente que essa versão 0650 é a ultima

https://de.pcdrivers.guru/intel-r-desktop-board-dx79to/download-614756.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
17 horas atrás, gutopereira disse:

@FabioCorsato

Da uma olhada nesse vídeo, é sobre a placa-mãe que eu usava, uma Intel DH61CR.

No vídeo ele fala que a placa de vídeo RX460 não estava funcionando na placa-mãe por causa desse problema de incompatibilidade da BIOS. 

 

Todas as BIOS até a versão 099 usava BIOS tradicional, enquanto as versões posteriores já passavam a usar o sistema UEFI(layout mais novo, COM suporte a mouse).

 

Repare tambem que no inicio do vídeo enquanto a BIOS ainda é a versão antiga, aquela imagem da tela inicial é exatamente igual a foto que voce postou lá no primeiro post. E no final do vídeo quando ele já tinha atualizado a BIOS para a versão 0120, essa tela inicial mudou. Eu reparei nisso tambem quando estava atualizando a minha BIOS...

 

Obs: lembro que quando eu estava atualizando as BIOS uma a uma, a partir da versão 048 já aparecia essa opção de ENABLE/DISABLE UEFI que voce falou, porém o layout da BIOS ainda continuava a ser da versão tradicional. Somente após eu conseguir atualizar para a versão 0120 que ele de fato mudou para sistema UEFI, com um layout mais moderno e COM SUPORTE A MOUSE...

(repare no vídeo o suporte a mouse lá dentro da BIOS)

 

Sobre a opção ENABLE/DISABLE uefi, isso serve para voce conseguir instalar o Windows num HD em modo GPT. Com essa função desativada(ou nas BIOS anteriores que não existia essa opção), só era possível instalar o Windows em modo MBR.

Porém, pelo que ele falou no vídeo, somente na última BIOS que a placa de vídeo passou a funcionar, ou seja somente quando o layout da BIOS mudou para uefi.

 

Esse site aqui possui algumas versões de BIOS para a sua placa-mãe. Mas parece realmente que essa versão 0650 é a ultima

https://de.pcdrivers.guru/intel-r-desktop-board-dx79to/download-614756.html

CARA!!! Consegui!!! 
Atualizei a BIOS para a última versão 0650, de 2014 e deu vídeo!!!

Eu estava com medo de dar algum BO pois a minha placa-mãe não tem mais suporte da intel. Mas deu tudo certo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!