Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com o Athlon 64


Igor Rizzo

Posts recomendados

Bom, estou com um problema. Adquiri meu athlon64 2800+ 754, e quando fui montar a máquina pela primeira vez, passei por diversos problemas ao instalar o sistema operacional.

Deu problemas tanto na instalação do Windows XP Home quanto na instalação do Ubuntu Linux. No primeiro eu era presenteado com uma tela azul e no segundo, eu não conseguia formatar o HD. Fui na loja onde comprei a memo "Samsung" 512MB ddr400 e troquei o módulo.

Com o novo módulo de memória, eu consegui instalar corretamente o Windows XP. O problema veio durante o primeiro boot. A inicialização do Windows demora 26 "barrinhas" que passam embaixo do título "WindowsXP" na splash screen. Sendo que a luz de acesso do HD só acende lá pela 5ª vez que a barrinha passa. Imagino que esse tempo antes de acessar o HD, o cpu fique fazendo algum tipo de operação com a memória.

Depois fui tentar instalar o Gentoo Linux, e tive problemas durante a compilação (fui fazer a instalação do stage1 onde você compila todo o sistema).

Testei o Windows XP 64 bits, e o tempo de inicialização demorava exatamente as mesmas 26 barrinhas.

Testei o Windows 2003 Server Enterprise e o tempo de inicialização também foi o mesmo.

Em todas as versões do Windows ele demora 5 barrinhas antes de começar a acessar o HD.

Instalei o Fedora Core 3 e ele também está com a inicialização lenta.

Como deixo o computador ligado vários dias seguidos, esse problema não estava me incomodando tanto. Mas agora que precisei reiniciar várias vezes para mexer no Linux, percebi que esse tempo de boot está horroroso.

Problema de software eu tenho certeza que não é porque desde os primeiros boots do Windows que está a mesma demora, e inclusive o Linux também está lento.

Dei uma pesquisada na internet e li alguém que sugeriu que poderia ser o caso de incompatibilidade entre a memória e o processador. Não sabia que este tipo de coisa acontecia.

O número escrito nos chips do meu módulo de memória é k4h560838e-tccc. (Lembrando que uso somente 1 módulo de memória). Detalhe: está escrito Samsung nos chips, mas o Everest não reconhece como Samsung.

Bom, está aí o meu grito de socorro. Espero que alguém possa me ajudar, pois estou meio perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Uso o rounded cable que vem com a Abit. As únicas diferenças que experimentei em relação aos hds foram:

HD Samsung 120 GB como master + Combo LG como slave no IDE1, sem hd Maxtor

HD Samsung 120 GB como master IDE1 + Combo LG slave IDE2, sem hd Maxtor

e a configuração atual:

HD Samsung master IDE1 + HD Maxtor slave IDE1 + Combo LG slave IDE2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafaelded@13 de março de 2005, 15:23

você já tentou testar a memória? arruma uma emprestada e tenta instalar...  :joia:

Já testei com uma Spektec 256MB ddr 266 que estava parada aqui. Isso antes da primeira troca na loja. Testei com o Live CD do Gnoppix (baseado em Ubuntu Linux).

A inicialização ficou mais rápida, mas o desempenho dentro do sistema era quase o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RachaCUCA@13 de março de 2005, 15:37

estranho se é tudo peça nova. <_<

Sim, é tudo novo, menos o HD Maxtor que tem um pouco mais de um ano. De qualquer forma ele está em slave e eu já usei a máquina sem ele, só com o HD novo (samsung), sem apresentar nenhuma melhoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@13 de março de 2005, 15:47

Eu tive varios problemas com memoria no A64, em todos os casos dava pau na instalação e fikava muito lento, ai depois eu peguei essas memos q eu tenho aqui, nunca mais deu problemas.

Interessante saber disso. E os módulos que davam problema estavam defeituosos, ou era só incompatibilidade mesmo? Funcionavam em outras máquinas?

Vi que você usa a Kingston Value Select. Essa é a Kingston comum, ou é das séries especiais? A comum é recomendável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incompaibilidade mesmo, no pc antigo funcionavam, eu tinha uma A7V8X-X e funcionava qualquer memo, ai troquei por uma A7N8X-E Deluxe e tive q trocar as memos, ai veio o A64 e tive q trocar de novo. Essas kingston sao as comunzinhas mesmo, tem chips Kingston e não Samsung ou outra marca, Aguentam latencias 2-2-2-4 até DDR374, e 2.5-3-3-6 em DDR400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@13 de março de 2005, 16:18

Incompaibilidade mesmo, no pc antigo funcionavam, eu tinha uma A7V8X-X  e funcionava qualquer memo, ai troquei por uma A7N8X-E Deluxe e tive q trocar as memos, ai veio o A64 e tive q trocar de novo. Essas kingston sao as comunzinhas mesmo, tem chips Kingston e não Samsung ou outra marca, Aguentam latencias 2-2-2-4 até DDR374, e 2.5-3-3-6 em DDR400.

Bom saber que deu para resolver com a Kingston comum. Mas antes de gastar 300 reais do meu suado dinheirinho, gostaria de me certificar que é problema de memória.

Um amigo meu me recomendou que eu passasse o memtest86. Mas se for só problema de incompatibilidade, o memtest86 não vai encontrar defeitos não é? Ou o fato da combinação dessa memo com o cpu ser problemática, seria o bastante para o memtest86 acusar erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste com o memtest86 antes de sair comprando a memória. Se a sua memória não é ECC, não teria porque ficar mais lento por estar corrigindo erros.

Te recomendo duas coisas. A primeria é carregar os padrões do setup antes de fazer qualquer coisa (Load Performance Settings) e a outra é colocar sua memória para rodar a 333MHz. Pode até ser que seja incompatibilidade daquelas, mas primeiro tente isso.

Se não resolver, acho que o melhor é você pegar uma memória melhor. A Corsair Value já usei em um A64 (um dos primeiros, aonde esse problema com memórias era mais comum) e ficou boa.

k4h560838e-tccc é o código dos chips. A memória é genérica, mas com chips Samsung.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@14 de março de 2005, 00:04

Teste com o memtest86 antes de sair comprando a memória. Se a sua memória não é ECC, não teria porque ficar mais lento por estar corrigindo erros.

Te recomendo duas coisas. A primeria é carregar os padrões do setup antes de fazer qualquer coisa (Load Performance Settings) e a outra é colocar sua memória para rodar a 333MHz. Pode até ser que seja incompatibilidade daquelas, mas primeiro tente isso.

Se não resolver, acho que o melhor é você pegar uma memória melhor. A Corsair Value já usei em um A64 (um dos primeiros, aonde esse problema com memórias era mais comum) e ficou boa.

k4h560838e-tccc é o código dos chips. A memória é genérica, mas com chips Samsung.

Obrigado pelas inforamações. Rodei o memtest86 de 23h30 de ontem até 7h00 de hoje e não aconteceu nenhum erro.

Estou rodando no Load Failsafe Settings. Mas com a freqüência padrão da memo, que é 400MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@14 de março de 2005, 00:04

... e a outra é colocar sua memória para rodar a 333MHz. Pode até ser que seja incompatibilidade daquelas, mas primeiro tente isso ...

Acabei de testar a memo a 333MHz e o Windows demorou exatamente as mesmas 26 "barrinhas"para iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar a Corsair Value Select. Testei e não fez diferença alguma. Continua a mesma demora de 26 barrinhas do Windows e os mesmos 49 segundos do SuperPi. Estou decepcionado. E o pior de tudo é que eu não consegui juntar com a Samsung antiga.

Alguém tem mais alguma ideia?? Agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido. Resolvi testar a sugestão do Morpheus e usar outro cabo. O tempo de boot caiu para ½ barrinha. Algo impressionante. Mas achei estranho o cabo da Abit vir defeituoso. Foi quando eu percebi que para testar o outro cabo, precisei desligar o meu combo para usar o cabo dele. Assim que liguei o combo novamente, o tempo de boot voltou às antigas 26 barrinhas, mesmo eu usando um cabo novo nos HDs. Resolvi dar uma olhada nos jumpers e contatei o problema:

O combo estava jumpeado para Master, no ide2. Mudei para Cable Select e liguei tudo de novo. Pronto, problema resolvido. Agora o Windows leva 1 barrinha para inciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...