Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle remote via RF


gerab

Posts recomendados

Olá,

Estou muito interessado em montar um transmissor e um receptor via rf codificado que servirá como contorle remoto. Olhando um pequeno transmissor de alarmes de carro ( Positron) vi o modelo do CI que esta sendo usado. O CI é o HCS201 da Microchip ( www.microchip.com), no dataSheet do Ci tem um pequeno exemplo de como utilizar o CI. Gostaria da ajuda de alguem que realmente entenda (porque eu n entendo bulhufas) para construir esse pequeno transmissor e receptor. Pelo o que vi não parece ser algo tão difícil de ser feito não, pelo menos o transmissor. Ele utiliza apenas um capacitor, um resistor, um transistor uns 2 diodos e um indutor (acho q é só isso)! O CI utilizo pelo receptor pode ser vários, dentre eles acho que o mais simples seria o HCS500 do mesmo fabricante. Os DataSheets dos CIs são encontrados com facilidade no site do fabricante. Se alguem acha que pode me ajudar favor entar em contato via e-mail ou pelo fórum mesmo!

Grato,

Ricardo Gerab

B)

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

utilize o CI mc145026 que é mais antigo mas mais fácil de codificar era urilizado em centrais de portão eletrônico o transmissor era o 145028 ou vice-versa, tem até uns kits prontos para vender com o controle e a receptora com relé para 10A o ci aceita 1024 códigos, se você quiser pronto pode procurar uma loja que comercialize portões eletrônicos... a receptora é alimentada com 24ac é bem fácil sua instalação e adaptação.

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a resposta do angelodn:

Achei um site que mostra um esquema e como construir um transmissor utilizando o Ci indicado por você. O grande problema seria o tamnho que ele vai ficar depois de pronto. Eu queria eguir mais ou meno uma liha parecida do circuito qu mostro acima.

O site onde encontrar o esquema é: http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

olha, outra opcao é montar com um CI que comprei a um tempo atrás, pois não tem mais o código, mas eles não nescessitao componentes externos e nem nada, apenas liga-los, funciona muito bem, se tuverem interesse sei onde posse encontrar,.....ele trabalho até com 12 bits de dads....legal né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por mega.rod@09 de dezembro de 2005, 00:23

olha, outra opcao é montar com um CI que comprei a um tempo atrás, pois não tem mais o código, mas eles não nescessitao componentes externos e nem nada, apenas liga-los, funciona muito bem, se tuverem interesse sei onde posse encontrar,.....ele trabalho até com 12 bits de dads....legal né ?

Qual é este? Pois estou apanhando do MC145026/27. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

olá gerab!

é o seguinte, se você não entende nada de programação aconselho o trasmissor do rogercom, ou outros mais simples...

Esse CI HCS201 é fabricado pela micrchip e tem como principal aplicação em controles que exigam mais segurança de acesso, como os transmissores de carro, portões eletronicos, centrais de alarmes etc...

tanto que meu portão eletrônico em casa utiliza um desses e como sou estudante de eletrônica e um quase viciado em programação de microcontroladores e também "fuçador" andei me informando como funciona o "dito cujo" :

você irá precisar:

1 - Software MPLab IDE (fornecido gratuitamnte pela microchip) instalado no PC

1 - PRO MATE® II Device Programmer (Hardware necessário para interfaceamento entre PC -> HCS201

segue abaixo o application note da microchip com os procedimentos...

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/50033b.pdf

estou tentando achar algum programador "genérico" para esse ProMateII

é um pouco complicado pra um iniciante desenvolver algo desse tipo, mas não impossível!

se achar mais alguma coisa posto aqui...

boa sorte!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andré_punch@25 de abril de 2006, 10:56

olá gerab!

é o seguinte, se você não entende nada de programação aconselho o trasmissor do rogercom, ou outros mais simples...

Esse CI HCS201 é fabricado pela micrchip e tem como principal aplicação em controles que exigam mais segurança de acesso, como os transmissores de carro, portões eletronicos, centrais de alarmes etc...

tanto que meu portão eletrônico em casa utiliza um desses e como sou estudante de eletrônica e um quase viciado em programação de microcontroladores e também "fuçador" andei me informando como funciona o "dito cujo" :

você irá precisar:

1 - Software MPLab IDE (fornecido gratuitamnte pela microchip) instalado no PC

1 - PRO MATE® II Device Programmer (Hardware necessário para interfaceamento entre PC -> HCS201

segue abaixo o application note da microchip com os procedimentos...

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/50033b.pdf

estou tentando achar algum programador "genérico" para esse ProMateII

é um pouco complicado pra um iniciante desenvolver algo desse tipo, mas não impossível!

se achar mais alguma coisa posto aqui...

boa sorte!

[]s

Valeu pela ajuda, vou pesquisar mais sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Valeu pela ajuda, vou pesquisar mais sobre ele.

de nada precisando berra :)

so complementando o componente azul nessa foto à esquerda é um indutor

placa26bm.jpg

estou querendo brincar com esse controle da positron (tenho um sobrando em casa) se descobrir o código q a positron usa dá pra fazer funcionar o botão de portão eletrônico que já é incorporado nele não precisando carregar mais um para o portão :D

o maior vilão de tudo é o maldito tempo =/

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, outra opcao é montar com um CI que comprei a um tempo atrás, pois não tem mais o código, mas eles não nescessitao componentes externos e nem nada, apenas liga-los, funciona muito bem, se tuverem interesse sei onde posse encontrar,.....ele trabalho até com 12 bits de dads....legal né ?

que circuito é esse ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Senhores.

É meu primeiro acesso e gostaria da ajuda de vocês.

Como faço para escrever alguma coisa, solicitando ajuda e como faço, para ajudar alguem???

Se estiver fazendo certo, lá vai minha primeira duvida:

Como faço para transformar meu controle remoto (Alarme de Carro - positron) em controle remoto para meu portao eletrônico de casa?

não sei se a palavra certa seria transformar ou Progamar, uma vez que existe um botão com um desenho de uma casa, onde li no manual, que poderia fazer com que aquele botão pudesse abrir e fechar portoes eletronicos.

Abraços a todos

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal...estou querendo fazer um projetinho com o HCS201 da microchip, mas ele é rolin-code...

A cada pulso de botão ele muda seu código serial...

Como faço para decifrar isso ? existe alguma funçõa para encontrar o proximo codigo que sera gerado ?

Obrigadinha....

Aguardo retorno o mais breve possivel....

msn= [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...

Alguém com conhecimento suficiente para decifrar? Ou já conseguiram?

Achei a documentação do hcs201. Transmissor usado nos controles

Datasheet

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/41098c.pdf

Nota da aplicação

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00661b.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!