Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Seagate ST340810A


Aaron

Posts recomendados

Opá, tem acontecido um problema com o meu computador, mais precisamente HD, e gostaria de saber a opinão de vocês o que fazer. Primeiramente eu vou citar as specs do meu computador para qualquer dúvida e resumir o que vem acontecendo.

---

Athlon 1.4 Tbird

Soyo K7VTA-PRO

648mb Spectek 133mhz

HD SEAGATE (40Gb 5.400RPM) ST340810A

Gforce2 32MB MX400 AGP

---

O problema começou nessa quinta passada 28/04, quando até então tudo funcionava perfeitamente, o computador começou a ter um acesso alto de leitura no HD, dava pra notar visivelmente que ele "parava" para processar algo, enquanto isso o mouse tinha uns delays de movimento, mas dava pra suportar. A situção foi piorando, e enquanto eu jogava The Punisher, o jogo fica tendo "stops" do nada, se tornando injogável, até que eu fui resolver uns problemas e deixei o computador ligado, não rodando nada (apenas MSN), e quando retornei, me deparei com ele "freezado", voltando ao normal apenas com reboot. E o problema persistiu em continuar, das travadinhas do HD, até que ele travou por completo de novo, de novo e de novo. Então eu decidi formata-lo. Entrei pelo pelo disco de boot do ME que tenho, e ao me assustei ao rodar um exame de superfície do scandisk, e ver que estava infestado de bad blocks!

Lembrando que ele, meu HD, é dividigo em uma partição contendo 15Gb (C:\ onde instalo o Windows e Cia) e a outra partição contendo 25Gb (D:\ onde ficam meus arquivos pessoais).

Na partição C: havia 170kb de bad blocks, e na D: nada, menos mal!

Formatei com parametro /Q a partição C:\ e os bad blocks ficaram, depois formatei "no talo" mesmo, e eles ainda ficaram. Decidi apagar a partição pelo fdisk e recria-lá, e mesmo assim eles estavam lá. Desesperado conseguir arrumar um programa chamado HDD Renerator 1.41 e fui dormir deixando ele executando a tarefa de desmagnetização para recuperação de bad blocks lógicos (só podia ter sido lógico, porque ele, meu hd, não havia levado nenhuma pancada, ou era problema magnetico, ou dele mesmo de fábrica, ou devido a arquivos comrropidos ou ocilações drásticas de energia)

Quando acordei na sexta ele já havia terminado de rodar o programa, e fui verificar com um novo exame de superfície se os malditos bad blocks ainda estavam lá, e estavam! mas pra minha felicidade, haviam se reduzido à alguns poucos Kb. Então novamente eu decidi apagar a partição pelo fdisk e cria-lá novamente. E foi ai que eles sumiram!

Até ai tudo bem, instalei tudo novamente utilizando todos os meus backups que estavam em D:\ e não ocorreu nenhum erro. Mas depois de instalar tudo, tudo mesmo, enquanto eu navegava na net o computador travou, do nada! Reinicou normal, verifiquei e não acusava mais nenhum setor defeituoso no C:\ ou no D:\, mas porque ele travou? Então eu resolvi rodar o CHKDSK e foi quando apareceu o seguinte erro (em anexo)

Utilizei alguns programas de benchs de HD para averiguar se ocorreria algum travamento e nada, com o HD Tach consegui um score máximo de 60MB e através do HDDLife Pro ele acusou que meu hd estaria com 53% de desempenho e de estado, isso é um bom resultado.

E aqui fica minha dúvida, como verificar com precisão absoluta se os malditos bad blocks realmente sumiram? e o que ocasionou o travamento da máquina mesmo após eles terem sido supostamente extintos? e que erro é esse que acusa no scandisk do windows, que não sai mesmo eu rodando o chkdsk com os parametros /F e /R ???

"Corrigindo erros no bitmap do volume.

O Windows encontrou problemas com o sistema de arquivos.

Execute o CHKDSK com a opção /F para corrigi-los."

Lembrando que a partição C:\ encontra-se em NTFS e na BIOS está ativada a opção de S.M.A.R.T para prevenção de danos e alastramento dos supostos bad blocks, eu deveria desativa-la? dizem que há uma grande perda de desempenho por parte do monitoramento, outros dizem que não.

Alguem ai pode me ajudar?

Fica aqui meu apelo.

Aaron dos Santos Ramos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a dúvida!!!

Estou com o mesmo problema seu, as mesmas travadinhas e tal, verifiquei o hd e encontrei bad blocks, 4k no C: e 16K no D:, o meu hd é ST340015A seagate. Se alguem poder ajudar .

Preciso de saber o procedimento e o programa pra recuperar o hd.

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!