Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Linha 2007 de filmadoras MiniDV Panasonic.

A Panasonic anunciou na CES2007 3 novos modelos de filmadoras MiniDV.

A ótima novidade é que as 3 utilizam sistema de estabilização de imagem ótico (OIS), e não só o modelo mais caro.

Os 3 modelos também contam agora com LCD de 2.7".

São 2 modelos com 1CCD de 1/6" (PV-GS80 e PV-GS85) e um modelo com 3CCD´s de 1/6" (PV-GS320)

Os modelos com 1CCD possuem zoom ótico de 32x enquanto o modelo de 3CCD´s, 10x.

Os preços:

-PV-GS80 ($299.95)

-PV-GS85 ($349.95)

-PV-GS320 ($499.95)

O lançamento delas é previsto para fevereiro/2007

http://www2.panasonic.com/webapp/wcs/store...062007075052715

Primeiras impressões da CamcorderInfo com a Panasonic PV-GS320 (substitui a PV-GS300 de 2006 e utiliza 3CCD´s de 1/6"):

Comenta-se que apesar de utilizar os mesmos sensores CCD da PV-GS300, ela teve melhorias nas especificações para gravação em ambientes de baixa iluminação.

http://www.camcorderinfo.com/content/Panas...ions-Review.htm

Panasonic PV-GS80 e PV-GS85 no site da Panasonic:

PV-GS80

product_02.jpg

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videoca...index.html#gs80

PV-GS85

product_01.jpg

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videoca...gs85/index.html

Panasonic PV-GS320 no site da Panasonic:

product.jpg

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videoca...s320/index.html

Nota:É comentado que a Panasonic reduziu a linha de filmadoras MiniDV desse ano devido a ela passar a dar maior importância no desenvolvimento de filmadoras de alta definição.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto!

então aqui na area achei a GS500 só que NV e não PV não sei a diferença não!

se e serie sei lá! não sei se alguem souber posta aê

ela tb e 3CCD e tal, igual a PV mesmo!

th1ago,

Os modelos PV são destinados ao mercado americano, com sistema de cor em NTSC.

Existem modelos NV que trabalham com sistema de cor europeu (PAL) , porém existe também o modelo NV japonês, que assim como o americano trabalha com NTSC.

A NV-GS500 é igual à PV-GS500, utilizando os mesmos 3 CCD´s e tudo mais.

Veja os comentários sobre esse assunto feitos pelo amigo Fabiano:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....t&p=2263310

Portanto certifique-se que a Panasonic NV-GS500 que você viu é destinada ao mercado japonês (NTSC).

O mesmo ocorre entre as PV-GS300 e NV-GS300:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....t&p=2263559

uma outra coisa! a luz integrada na GS500 e so flash para fotos? ou rola nas filmagens tb?!

abraços!

É um flash só para fotos.

O posicionamento desse flash foi criticado pela CamcorderInfo:

"The Panasonic PV-GS500 also includes an in-camera flash, positioned to the left of the camcorder lens when viewing the camcorder from the front. This flash is terribly placed, not only because it impedes the focus ring’s functionality but also because it will cast harsh, unflattering shadows."

Se quiser utilizar um iluminador externo para utilizar em filmagem, é possível acoplar um iluminador no "Hot shoe" da GS-500.

-Hot Shoe / Cold Shoe

Suporte para acoplar equipamentos como microfones externos, iluminadores/flashes.

-Hot Shoe (calço com contato elétrico, que fornece energia para os equipamentos)

-Cold Shoe (calço sem contato elétrico, que permite utilizar equipamentos que tenham alimentação própria)

A GS500 possui Hot Shoe, portanto pode ser utilizada nela um iluminador externo sendo alimentado pela própria bateria da filmadora.

Por exemplo o iluminador de 3watts Panasonic VW-LDH3E:

panflashvwldh3e.jpg

http://www.amazon.co.uk/Panasonic-VW-LDH3E...0/dp/B00027YIG8

Na minha Sony DCR-TRV22 eu utilizo também um iluminador externo de 3watts alimentado pela própria bateria da filmadora. É o iluminador Sony HVL-S3D:

HVL-S3D.jpg

http://www.sony.com.br/corporate?page=prod...3D&top=526#

Nota:

Para utilização de iluminador alimentado pela própria bateria da filmadora, o ideal é utilizar uma bateria de maior autonomia.

No meu caso a bateria Sony original é uma NP-FM30 que tem autonomia de +/- uma hora (sem iluminador). Quando uso o iluminador costumo utilizar uma bateria Sony NP-FM50, que tem autonomia de +/- 2,5 horas de filmagem (sem o iluminador).

http://www.sony.com.br/corporate?page=prod...NP-FM50&g=t

Nota2:

Um iluminador de 3watts é um iluminador modesto, para filmar pessoas e objetos em distâncias próximas em ambientes noturnos. Existem também iluminadores com lâmpadas mais potentes, porém são mais caros e podem exigir alimentação própria (e não compartilhada da bateria da filmadora)

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros colegas sou novato nesta area ainda estou pesquisando no forum para não repetir as perguntas mas gostaria de saber porque não encontro informaçoes sobre filmadoras JVC pecificamente modelos com HD interno. Aproveitando vocês teriam alguma restriçao ao uso destas filmadoras com hd para filmgens domesticas.

obrigado

marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

As filmadoras MiniDV ainda são mais populares, pois o formato já é bastante difundido e as fitas são encontradas facilmente.

E o formato MiniDV ainda deve continuar a ser utilizado por um bom tempo, pois existem ótimas filmadoras de alta definição que filmam em fitas MiniDV tradicionais.

As filmadoras com HD ainda são relativamente caras.

A Panasonic por sua vez está tendendo a utilizar cartões de memória.

Exemplos de filmadoras de alta definição da Panasonic (que utiliza cartão de memória) e da Sony (que utilizam as tradicionais fitas MiniDV):

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1559

No link abaixo alguns comentários sobre a linha JVC Everio com HD:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=914&st=0

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está anunciado para março/2007 o lançamento da filmadora de alta definição Panasonic AG-HSC1U (preço estimado de 2100 dólares)

AG-HSC1U_vanity.jpg

HD portátil de 40Gb:

AG-HSC1U_40GB_HDD.jpg

Alguns aspectos técnicos:

-3 CCD´s de 1/4" (cada um nativo em 16:9)

-Lentes Leica Dicomar

-OIS (sistema de estabilização ótico)

-Gravação em cartão SD

-HD portátil de 40Gb para descarregar o conteúdo do cartão SD de 4Gb fornecido com a filmadora

Ela é a versão profissional da Panasonic HDC-SD1 e é anunciada como a menor filmadora profissional de 3CCD´s do mundo.

Um diferencial da Panasonic AG-HSC1U para a Panasoinc HDC-SD1 é que além do slot SD para gravação das filmagens, ela possui um HD portátil de 40Gb para descarregar o conteúdo gravado no cartão SD (ao que parece ela não grava direto para o HD)

Com isso o usuário fica com 44Gb disponíveis para as suas filmagens. (Utilizando o cartão SD de 4Gb que vem com a filmadora)

Nota:

Um cartão SD de 4Gb permite gravar 88 minutos de video.

Sobre o formato de video de alta definição AVCHD utilizado nessas filmadoras, pelo padrão do formato pode ser utilizado bitrate ao redor de 24Mbps, porém os fabricantes de filmadoras que utilizam esse formato tem implementado no máximo bitrates ao redor de 15Mbps.

Com esse limite de bitrate menor, as filmadoras AVCHD tem mostrado nitidez e resolução comparável às filmadoras HDV (que gravam em alta definição nas tradicionais fitas MiniDV), porém elas tem apresentado mais ruídos na imagem.

Ao que parece, esse aumento no ruído é em função do maior nível de compressão utilizado no codec AVCHD em comparação aos 25Mbps utilizados no formato HDV. Mas isso pode mudar quando começar a ser utilizado o bitrate de 24Mbps no formato AVCHD em novas filmadoras...

Comentário da CamcorderInfo:

"In late 2006, we tested the first AVCHD camcorders to reach the consumer market, Sony’s DVD-based HDR-UX1 and HDD-based HDR-SR1. The images produced by these freshman AVCHD efforts were very sharp, with resolution comparable to HDV camcorders, but they showed more noise. The increased noise is likely a byproduct of the AVCHD codec’s higher compression levels versus 25 Mbps HDV, and the format’s youth."

O anúncio da CamcorderInfo:

http://www.camcorderinfo.com/content/Panas...o-Camcorder.htm

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está previsto para abril/2007 nos Estados Unidos o lançamento da filmadora de alta definição Canon HV20 (preço estimado de 1100 dólares)

hv20zt1.jpg

Alguns aspectos técnicos:

-Formato MiniDV com gravação em alta definição no padrão HDV (mas ela permite também gravar em definição padrão, como as filmadoras MiniDV convencionais, dessa forma o usuário pode migrar para filmagem em alta definição quando tiver equipamentos compatíveis, como TV com suporte a HDTV, um PC com hardware robusto para trabalhar com edição de material em alta definição, etc)

-1 sensor CMOS de 1/2.7"

-Zoom ótico de 10x

-OIS (sistema de estabilização de imagem ótico)

-Iluminador e flash embutidos (iluminação para filmagem e fotos)

-Formato horizontal

-Conexão HDMI

-Saídas de video componente e composto

-Melhorias na performance em condições de baixa iluminação (se comparado ao modelo HV10 lançado no ano passado, que teve performance ruim em baixa iluminação)

-Entradas para microfone e fones de ouvido (além disso, outra melhoria implementada em relação ao modelo HV10 foi o acesso aos controles de nível de áudio através dos menus)

-Modo de filmagem 24P - "Cinema Mode" (Interessante para quem quer filmar visando material final em película (para cinema))

-Hot accessory shoe (suporte com contato elétrico para alimentar acessórios)

-Fotos: São permitidas resoluções 2048 x 1536, 1440 x 1080, 1920 x 1080, e 640 x 480 em qualidades Normal, Fine, e Superfine qualities. As fotos são capturadas em cartão MiniSD

Algumas outras filmadoras que possuem o modo de filmagem 24P:

-Sony DVR-V1U (alta definição)

-Panasonic AG-HVX200 (alta definição)

-Panasonic AG-DVX100 (definição padrão)

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1068

Mais detalhes no site da Canon:

http://www.usa.canon.com/consumer/controll...p;modelid=14869

O anúncio da CamcorderInfo:

http://www.camcorderinfo.com/content/Canon...es-Its-True.htm

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma análise com a filmadora de alta definição Panasonic HDC-SD1

20070205_1619041.gif20070205_1619042.gif

Nesse review ela recebeu nota 8.5 de 10

Com o cartão de memória de 4Gb que acompanha a filmadora, é possível gravar 40min de video no modo de mais alta resolução.

O resumo da avaliação:

Pontos positivos:

• Belo design

• Captura video em alta definição com som surround

• Compacta e leve

Pontos negativos:

• Cara

• Não é fornecido cabo HDMI

• Não possue Acessory shoe (hot ou cold)

A análise completa:

http://reviews.digitaltrends.com/review4333.html

Outro review

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Alessandro,

Quando retirei a minha filmadora da assistência técnica, o técnico me deu o componente substituído,

Mandei consertar a HC42 na PANAMASTER em Rib. Preto-SP. R$268,00 dividido em 2x - 10 dias para o conserto. A peça não me parece ser aquela q postei: entrei em contato com a Sony dos EUA e responderam q seria esta peça:

Sony DAPC <[email protected]>

The items you requested are listed below.

Item - ( FP-186 MOUNT ), A1082042A, $30.84 ea.

No site Part Store:

http://www.partstore.com/ProductDetail.asp...;ModelID=499983

Bem, de qualquer forma, não tenho certeza de que seja esta mesmo. Talvez o técnico diga qual o cód. da peça, mas não serei eu quem a retirará da oficina. Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha de filmadoras Sony MiniDV 2007 (de definição padrão) está com 3 modelos de 1 CCD de 1/6" (A Sony DCR-HC96 com 1 CCD de 1/3" do ano passado continua sendo comercializada esse ano)

-DCR-HC28 (1 CCD de 1/6", zoom ótico 20x)

DCRHC28.jpg

-DCR-HC38 (1 CCD de 1/6", zoom ótico 40x)

DCRHC38.jpg

-DCR-HC48 (1 CCD de 1/6", zoom ótico 25x)

DCRHC48.jpg

http://www.camcorderinfo.com/content/Sonys...-New-Models.htm

As filmadoras no site da Sony

Primeiras impressões da CamcorderInfo com a Sony DCR-HC48:

Esse modelo substitui a DCR-HC46 de 2006 e tem um preço de lançamento aproximadamente 100 dólares abaixo do preço de lançamento da DCR-HC46.

Esse modelo passou a utilizar um CCD de 1/6", contra um CCD de 1/5.5" que era utilizado na DCR-HC46. O que a CamcorderInfo diz sobre isso:

"Se o CCD ou processador foi melhorado, então o novo CCD de 1/6" pode vir a ter uma performance igual ou melhor que o CCD de 1/5.5" de 2006, pelo menos em iluminação adequada."

" If the CCD or processor has been improved, however, the new 1/6” CCD may perform as well or better than the 1/5.5” CCD from 2006, at least in bright or adequate light."

Sobre a performance da HC48 em condições de baixa iluminação, ainda é uma dúvida...(que só será esclarecida quando forem feitos os testes) A HC46 apesar do CCD de 1/5.5" não foi bem no teste de baixa iluminação...

A HC48 não possui entrada para microfone externo.

Acho que o maior benefício que a HC48 trás em relação à HC46 de 2006 é uma queda no preço de lançamento de 100 dólares...

http://www.camcorderinfo.com/content/Sony-...ions-Review.htm

Esse modelos Sony 2007 já estão aparecendo em anúncios em sites no Brasil

Nota sobre zoom ótico potente:

É um fato curioso que filmadoras com mais recursos costumam vir com zoom ótico mais modesto (10x, 12x) e alguns modelos mais simples com zoom ótico mais potente (20x, 25x, 30x, 35x, 40x) não é?

Exemplo de filmadoras de alta qualidade que possuem zoom ótico modesto:

-Sony DCR-HC96

-Sony DCR-VX2100

-Panasonic PV-GS400/PV-GS500

Por que será?

"Normalmente um fabricante pode produzir uma lente com zoom de 20x com menos capacidade grande angular mais barato que uma lente de qualidade com zoom 12x e com capacidade grande angular decente..."

"A manufacturer can normally produce a 20x zoom with less wide angle capability cheaper than a 12x quality lens with decent wide angle capability. Without going into a longer discussion compare the zoom ratios of the most expensive and least expensive camcorders; It seems odd that the least expensive camcorders tend to have a higher "X" zoom than the quality camcorders..."

http://www.camcorderinfo.com/bbs/showpost....amp;postcount=2

E outra, por melhor que seja o sistema de estabilização de imagem da filmadora, segurar uma filmadora na mão, gravando com zoom ótico em 40x por exemplo e conseguir uma filmagem estável deve ser difícil...(Nesses casos o uso de tripé seria recomendável...)

Com zoom ótico em 10x, 12x é possível obter bons resultados segurando a filmadora na mão.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas impressões de usuários gringos com a nova filmadora MiniDV de entrada da Panasonic, a PV-GS80

product_02.jpg

Ela é o modelo básico dos 3 modelos lançados, mas como dito anteriormente, um fator muito interessante em toda essa nova linha Panasonic 2007 é o fato de passarem a adotar estabilização de imagem ótica (OIS).

Os usuários que a adquiriram estão dando relatos positivos (inclusive em condições de baixa iluminação, como filmagens em ambientes internos, de dia ou à noite, com iluminação artificial):

"Bem...Eu gostei dos resultados obtidos na luz do dia. Em filmagens feitas à noite, eu acho que ela foi muito bem com a iluminação da rua. A filmagem ficou como os meus olhos estavam vendo. Gravando em ambientes internos ficou muito bom. Eu realmente estou gostando dessa pequena filmadora."

"Well....I like the results taken in day light. I used iMovie and edited a few fun videos. I did notice that there was a bit of noise but it really looked normal to me so I am not dissappointed. As for shooting at night I think it did pretty good under street lamps. It looked just like what my eyes were seeing. If I was under lights it was bright...if I wasn't...the film reflected it. I borrowed a camera-top light that was about 10 watts for the next shoot and was pleased with the results. Nothing spectacular but it looked like what my eyes saw. Shooting indoors was great....I don't know if this was because I have canned lights all over my flat or what but the lighting came out wonderful! I really am enjoying this little camera."

"Eu comprei a PV-GS80 hoje e paguei 279 dólares + taxas. Eu estou comparando a câmera com a Panasonic PV-GS29 que eu tenho. Primeiro, o video da GS80 é MUITO LIMPO na luz do dia. Boa supressão de ruido. Supera a GS29 em termos de reprodução de cor. As cores da GS80 são mais saturadas. Elas parecem mais "vivas" enquanto na GS29 são mais lavadas e granuladas. A GS80 foca muito rápido em novos locais. O OIS realiza um trabalho muito bom ao suprimir trepidações excessivas da mão. Para condições de baixa iluminação, ela tem uma performance boa. Eu estive gravando em uma sala com uma lâmpada de 75 watts. A performance da filmadora me satisfez. O video pareceu limpo. Nada próximo à quantidade de ruido que apareceu com a GS29."

"I just bought a PV-GS80 from my local CircuitCity today. I paid $279 + tax. I am comparing the camera to the Panasonic PV-GS29 that I currently have. First of all, the GS80’s video is VERY CLEAR in daylight. Good noise suppression. It blows the GS29 away when it comes to color reproduction. The colors from the GS80 are more saturated. They seem more “life-like” while the GS29’s are more washed out and grainy. The GS80 focuses pretty quickly on new subjects. The OIS does a very good job of suppressing excessive hand shake. As for low light, it performs well. I was taping in a room with a 75-watt bulb. The camcorder performed much to my satisfaction. Video seemed clear. Nowhere near the amount of noise that appeared with the GS29."

Fotos da Panasonic PV-GS80 feitas por usuário:

http://www.camcorderinfo.com/bbs/showpost....amp;postcount=8

No link abaixo, um teste de video feito com a Panasonic PV-GS80:

http://www.rogepost.com/n/0030733156

Um usuário relata sobre alguns recursos presentes na PV-GS85 e ausentes na PV-GS80:

-Slot SD cart para armazenar imagens (640x480 em 4:3 e 640x360 em 16:9)

-Aparentemente ajuste de shutter entre 1/60 - 1/8000 seg. em modo fita e entre 1/60 - 1/500 seg. em modo cartão

-Iluminador interno para filmagem (LED video light)

-Funcionalidade como webcam (Motion JPEG 320x240 6fps)

-Dublagem de áudio

-Porta USB (1.1 mini B)

-Conexão DV entrada/saída contra DV somente de saída na GS80 (A GS80 não permite que videos editados no PC por exemplo sejam passados para a fita MiniDV)

O tópico completo:

http://www.camcorderinfo.com/bbs/showthrea...age=1&pp=15

Esse relatos iniciais sobre a Panasonic PV-GS80 indicam que ela parece realmente ser uma boa filmadora. (aguardemos pelos testes de laboratório feitos pela CamcorderInfo para comprovar esses relatos)

O sistema de estabilização OIS passa a ser um grande diferencial em relação a outros modelos MiniDV de entrada com 1 CCD.

Sobre modo widescreen real e widescreen "manipulado digitalmente"

Os modelos de 2006, Panasonic PV-GS19 e PV-GS29 gravavam em widescreen, mas não em widescreen real, e sim em um widescreen "manipulado digitalmente", onde perde-se parte do material no topo e na base da imagem, ficando com o manterial final com resolução menor.

As Panasonic PV-GS39 e PV-GS59 (também de 2006) sim filmam em widescreen real.

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=755

Vamos aguardar também pelos testes da CamcorderInfo para ver como está o modo widescreen nos 3 modelos de 2007.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre filmadoras Panasonic americanas, no link abaixo, lista completa de acessórios oficiais Panasonic para vários modelos:

catch.jpg

-Adaptadores AC

-Baterias recarregáveis

-Microfone

-Flashs

-Iluminadores

-Tripé

-Cartões de memória

-Cabos

-Midias graváveis/regraváveis

-Fitas MiniDV

-Fita de limpeza MiniDV

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videoca...ca/accessories/

E no link abaixo, comentários (feitos pela própria Panasonic) sobre a tecnologia ótica de estabilização de imagens (OIS), adotada em todos os modelos MiniDV da linha 2007 da Panasonic:

title2.jpg

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videoca...ty/quality.html

A Panasonic acertou em adotar o OIS em todos os modelos MiniDV 2007, pois além de ser um diferencial em relação a modelos MiniDV mais simples dos concorrentes, segundo dizem, o sistema EIS (estabilização de imagem digital) da Panasonic não é tão bom quanto o EIS utilizado por Sony ou Canon por exemplo:

"...a qualidade da estabilização (eletrônica) é diferente entre os fabricantes. O líder indisputável aqui...Sony - eles tem um nível de estabilização melhor. Canon, que são inovadores em imagem digital, continuam inferiores ao líder. JVC é um pouco pior na qualidade da sua estabilização e finalmente a qualidade de estabilização mais pobre é encontrado na Panasonic."

"...the quality of (electronic) stabilization is different between manufacturers. The indisputable leader here...is Sony - they have a better level of stabilization. Canon, though digital imaging innovators, remain inferior to the industry leader. JVC is somewhat worse in their quality of stabilization and finally the poorest stabilization quality is found with Panasonic."

http://www.camcorderinfo.com/bbs/showpost....amp;postcount=6

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=177210

Uma combinação que contribuiria para obter filmagens ruins:

Filmar segurando a camcorder na mão com estabilização de imagem EIS não muito boa (segundo dizem, as Panasonic) filmando no zoom ótico máximo (30x por exemplo) e em modo "pseudo" widescreen (manipulado digitalmente)

-O EIS por melhor que seja (como o Super Steady shot da Sony), sempre degrada um pouco a imagem para realizar o processo de estabilização. Se o EIS não for dos melhores, piorou...

-Zoom ótico potente no máximo com a filmadora na mão naturalmente é garantia de filmagem com mais trepidações. (e naturalmente mais trabalho para o sistema EIS tentar compensar...)

-O widescreen "manipulado digitalmente" diminui a resolução da filmagem.

Comentário da CamcorderInfo sobre o sistema EIS (eletrônico) e OIS (ótico):

"Sistemas EIS são muito bons para reduzir os efeitos de trepidações no video, mas eles fazem isso com um custo. Usando uma porção da imagem como uma zona de buffer digital, ele reduz a resolução da imagem gravada. Existem melhores opções OIS em filmadoras Sony high-end (e também em toda a linha de filmadoras Panasonic domésticas de 2007). Sistemas OIS, ou estabilização de imagem ótica, também estabilizam a imagem, mas fazem isso óticamente, sem a perda de resolução associada aos sistemas EIS."

"Electronic Image Stabilization - The Sony DCR-HC48 features Sony’s Super SteadyShot Picture Stabilization System, a proprietary flavor of electronic image stabilization (EIS). EIS systems are very good at reducing the effects of hand shake on a video image, but they do this at a cost. By using a portion of the image as a digital buffer zone, they reduce the resolution of the recorded image. Though the resolution loss will be imperceptible to many users – and may be preferable to a nausea-inducing and shaky image – there are better OIS options available on Sony’s high-end camcorders (as well as all of Panasonic’s consumer camcorders for 2007.) OIS, or optical image stabilization, systems also stabilize the image but do so optically without the resolution loss associated with EIS systems"

Sobre modos de gravação widescreen

-widescreen real

-widescreen "obtido digitalmente"

No modo widescreen real, o material do video tem mais informações, com imagens adicionadas nas laterais em relação ao modo 4:3

No modo widescreen "obtido digitalmente", parte do video do topo de da base são cortados da filmagem 4:3, onde obtem-se um material widescreen com menos resolução.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No catálogo da Sony 2006 abaixo (pdf), lista de equipamentos Sony, aspectos técnicos e explicação sobre os benefícios da utilização de diversos acessórios como lentes e filtros.

Sobre os benefícios da utilização do sensor CMOS no lugar dos tradicionais CCD´s em alguns modelos Sony:

cmoskd7.jpg

Sobre tecnologia CMOS utilizada em filmadoras em substituição ao CCD:

http://www.camcorderinfo.com/content/CMOS-...s-CCD-Fades.htm

Alguns pontos que estão levando os fabricantes a adotarem a tecnologia CMOS são:

-Mais baratos e fáceis de serem produzidos em grande quantidade. (1)

-Menor consumo de energia (2)

(1) "The use of CMOS chips rather than CCDs could provide Sony with that edge. CMOS chips are much less expensive to produce, and can be manufactured on existing machines capable of producing more than one type of product. Sony will likely continue to find production efficiencies on the CMOS chips of the HDR-FX7, further pushing the price down, while most of the efficiencies in CCD production have likely already been discovered, as the technology is much older."

(2) "But due to the lower power consumption of the CMOS chips, the special long life battery (not included) will power the HDR-FX7 for 8 hours."

http://forum.clubedohardware.com.br/index....t&p=2118838

Os benefícios da utilização de filtros e lentes:

filtroselentescp0.jpg

http://www.sony.com.au/objects/other/pulse...e17_Digital.pdf

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Análise da CNET com a Canon ZR-850

478921.jpg

A Canon ZR850, o modelo top da linha ZR 2007 recebeu nota 6.8 de 10.

Comentário sobre o sistema de estabilização de imagem eletrônico (EIS) e o zoom ótico no máximo (35x na linha ZR 2007)

"Como tem se tornado comum nas filmadoras mais baratas, o sistema de estabilização de imagem não consegue estabilizar efetivamente quando no modo de zoom máximo. Verificamos que é efetivo apenas quando ao redor de 75% do zoom." (ou seja, nessa Canon o EIS funciona bem quando em zoom de aproximadamente 26x. Acima disso ele perde eficácia)

"As has become almost standard in less-expensive camcorders, the electronic image stabilization can't handle this camcorder's maximum zoom. We found that it was only effective to about 75 percent of the zoom range."

Nesse ponto as Panasonic de entrada com OIS devem levar vantagem, podendo ter estabilização efetiva até os 32x, pois o OIS não sofre as perdas de resolução que podem ocorrer com o EIS (Lembrando que a eficácia do EIS varia de fabricante para fabricante...)

http://ecoustics-cnet.com.com/Canon_ZR850/...ml?tag=sub#more

Opiniões de usuários:

Por enquanto (16/02), de 3 opiniões, uma favorável e duas negativas...

-"Very satisfied!"

-"Poor low light performance and no infrared night mode"

-"This is a bad camera is not worth the price go with a sony camcorder!"

http://ecoustics-cnet.com.com/Canon_ZR850/...22.html?tag=sub

Vamos ver como ela vai se sair na análise da CamcorderInfo...

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, depois de muito pesquisar comprei minha Canon MiniDV Elura 100, mas me decepcionei e vendi com 15 dias, perdendo dinheiro é claro.

Confesso que talvez tenha exigido demais de uma filmadora de R$1500,00, mas as avaliações me deixaram com altas expectativas, mas caí do cavalo.

Precisava de uma filmadora para uso predominantemente noturno e após todos os ajustes percebi que tinha feito um mal negócio, uma imagem cheia de ruídos e por demais granulada.

Coisa que não acontece com a minha A610, que por incrível que pareça, possui uma imagem noturna limpíssima.

Agora vou partir pra outra, vou comprar a HC96 da Sony, e se não gostar, vendo, mesmo que perdendo dinheiro. O importante é ficar satisfeito.

Se pudesse compraria logo uma VX2100, mas por enquanto não dá.

Vou comprar na B&HPhotoVídeo, espero que não demore.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edilson,

Realmente uma pena que a Canon Elura 100 não tenha atendido às suas espectativas.

Bem, mas não dá para comparar a Elura 100 que possui um sensor CCD de 1/5" com uma câmera fotográfica Canon ou uma filmadora de 3 CCD´s de 1/3" como a Sony VX2100...

A Elura 100 está na faixa de 300 à 400 dólares, enquanto uma Sony VX2100 custa mais de 2000 dólares...

Para filmagens noturnas, a Sony DCR-HC96 com seu CCD de 1/3" deverá lhe atender melhor, pois o que manda ainda para melhorar a filmagens em condições de baixa iluminação é o tamanho do CCD (ou CMOS). Quanto maior, melhor.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Robertoy, muito agradecido pela valiosa contribuição a todos desse fórum.

Quero lhe dizer que a Canon A610 faz um vídeo em condições de pouca luz muito melhor que a Elura 100, pode acreditar, costumo filmar meu filho que toca piano e tenho alguns vídeos no YouTube. Infelizmente o pouco que gravei na Elura 100, não tenho como passar para o micro, pois agora estou sem filmadora.

Os preços que pagamos aqui são de lascar, uma filmadora que custa nos EUA 300 dólares, chega em nossas mãos por R$1500,00, no barato, pois já encontrei a Elura 100 por R$2600,00.

A HC96 será minha próxima tentativa, apesar de não possuir muitos recursos, como a entrada de microfone, espero que tenha um bom vídeo noturno, no mínimo igual a minha A610; essa pequena digital filma muito melhor que muitas filmadoras, acredite.

Quanto a VX2100, me diga aonde encontro por 2000 dólares, que compro antes do carnaval terminar.

Um grande abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edilson,

Realmente interessante saber sobre a qualidade de video em condições de baixa iluminação da câmera fotográfica Canon A610.

No link abaixo, preços da Sony DCR-VX2100 nos Estados Unidos, variando de 2098 dólares até 3200 dólares:

http://www.pricegrabber.com/search_getprod...sterid=1590564/

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, depois de muito pesquisar comprei minha Canon MiniDV Elura 100, mas me decepcionei e vendi com 15 dias, perdendo dinheiro é claro.

Confesso que talvez tenha exigido demais de uma filmadora de R$1500,00, mas as avaliações me deixaram com altas expectativas, mas caí do cavalo.

Precisava de uma filmadora para uso predominantemente noturno e após todos os ajustes percebi que tinha feito um mal negócio, uma imagem cheia de ruídos e por demais granulada.

Coisa que não acontece com a minha A610, que por incrível que pareça, possui uma imagem noturna limpíssima.

Agora vou partir pra outra, vou comprar a HC96 da Sony, e se não gostar, vendo, mesmo que perdendo dinheiro. O importante é ficar satisfeito.

Se pudesse compraria logo uma VX2100, mas por enquanto não dá.

Vou comprar na B&HPhotoVídeo, espero que não demore.

Um abraço a todos.

Edilson,

Estou à procura da Elura 100. Já fiz várias pesquisas (onde comprar) e ainda estou em dúvida. Pode me dizer onde você a comprou? Quanto pagou? etc..etc..etc.etc...

Agradecimentos antecipados!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o melhor preço que achei foi na NineShop, me entregaram em três dias, via motoboy e paguei no ato da entrega, tudo perfeito. Paguei R$1560,00 e mais R$ 20,00 de entrega.

Vejo que aumentaram o preço. Alegue que um amigo comprou mais em conta, há 20 dias atrás, tente.

Tenho uma bateria reserva que me custou R$200,00 e agora ficou encalhada, se houver interesse ...

[email protected]

NineShop - http://www.tray1.com.br/loja/produto-20791...CANON_Elura_100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre quantidade de CCD´s (1 ou 3 CCD´s) e tamanho de CCD:

A Sony DCR-VX2100 utiliza 3 CCD´s grandes, de 1/3".

Os 3 CCD´s grandes garantem ótima filmagem em ambientes bem iluminados (3 CCD´s capturando cores com melhor qualidade) e com baixa iluminação (os grandes CCD´s de 1/3" fazem a diferença nesse caso)

http://forum.clubedohardware.com.br/index....t&p=2252663

Como visto anteriormente, essa Sony pode chegar a custar 3000 dólares.

Hoje na faixa de 3000 dólares também existem ótimas opções de filmadoras de alta definição que utilizam 3CCD´s ou 3CMOS:

Sony HDR-FX1 (3 CCD´s de 1/3")

HDRFX1.jpg

http://www.pricegrabber.com/search_getprod.../search=HDR-FX1

Sony HDR-FX7 (3 CMOS de 1/4")

HDRFX7.jpg

http://www.pricegrabber.com/p__Sony_HDR_FX.../search=HDR-FX7

Alguns comentários sobre essas duas Sony:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1068

Nesse ano pôde ser notado uma diminuição no lançamento de filmadoras MiniDV standard (resolução padrão) de entrada, como foi o caso de fabricantes como Panasonic, Canon e Sony.

A tendência é os fabricantes passarem a investir cada vez mais em modelos de alta definição, iniciando pelos modelos mais caros e depois lançando modelos mais acessíveis.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que a Sony DCR-HC96 atenda às suas espectativas em condições de baixa iluminação.

Os relatos de 3 usuários que compraram na B&HPhotoVídeo são positivos:

O relato de um deles sobre performance em condições de baixa luminosidade:

"Bought this based on the reviewed low light performance. So

far I really like this camera. I understand it might not

have the low light performance of some past high end Sony's

but it was far better than the low end Panasonic or canon

we owned before."

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...&sku=423613

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha princípal meta é uma boa filmadora para pouca luminosidade.

Tenho uma SONY Trv318. Pouca qualidade, porém não há grandes perdas na captura de luz comparando às minidvs que testei (Samsung SCD366 e, mais recentemente, Panasonic GS300).

Pergunto se alguém já teve essa decepção quando trocou de filmadora.

Gostaria de um comparativo do aspecto captura de luz entre uma Sony Hi8 e uma Sony Minidv (Hc38 ou Hc48, ou ainda as outras).

Estou bastante inclinado a adquirir uma Sony Hc38 ou 48 ao invés de uma Hc96. Embora possa gastar com a Hc96, acredito que minha necessidade estará bem satisfeita com uma Hc38 ou 48, que é luz x zoom.

O que devo considerar do comparativo:

Hc38 - 1/6" CCD, 680k pixel gross, 340k video actual

Hc48 - 1/6" CCD, 1070k pixel gross, 690k video actual

O que é pixel gross e video actual? Estarei procurando glossário para isso, porém aproveito para perguntar aqui. Não pretendo usar o benefício da Hc48 de tirar fotos, somente pretendo filmar. É relativo à isso aquela diferença em pixel gross e video actual?

a diferença para a

Hc96 - 1/3" CCD, 3310k pixel gross, 2048k video actual

é muito grande? fácil de notar?

ou apenas uma pequena diferença, pouco perceptível para amadores?

Obrigado,

Andrei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!