Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP 3200+


NettoX

Posts recomendados

Olá pessoal!

Eu troquei o meu Duron 1.8 Ghz por um Athlon XP 3200+ e deu tudo certo.

Na troca eu retirei o cooler, limpei a base dele para retirar a pasta térmica antiga. Apliquei pasta térmica (da comum mesmo, pois aqui na minha cidade não acho nenhuma outra) no processador da maneira correta e etc.

Acontece que como este Athlon esquenta muito mais que o Duron e eu continuei usando o mesmo cooler (dissipador de alumínio e rotação de 4900) a temperatura acabou subindo bastante! A temperatura da CPU fica em 61°C no Windows, isso sem executar nenhuma tarefa que use muito o processador. Até aí está até aceitável! Acontece que na BIOS a temperatura registrada é de 76°C! :ahh:

Ouvi dizer que uma certa diferença na temperatura medida pela Bios e pelo Windows é normal... mas isso tudo?? De 61 para 76°C ???

Em qual temperatura devo confiar? Windows ou BIOS? :blink:

OBS:

* No Windows utilizei o programa ASUS Probe e o Everest.

* Moro em João Pessoa - PB, cidade que deve ter uma média de temperatura de 32°C.

* o PC tem 3 "ventiladores" adicionais (1 na frente e embaixo soprando para dentro do pc, 1 atrás e embaixo da fonte soprando para fora, e 1 no teto também soprando para fora) de forma que o problema deve ser no cooler mesmo. :P

Ah, e mais uma coisa: qual Cooler e pasta térmica vocês recomendam para este processador? Um conjunto que não seja muito caro, mas que funcione bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também tenho um axp3200+ montado numa KV7, Rio de Janeiro, e minha

temperatura não passa dos 38°C idle e 46°C full.

Troque seu cooler por um mais condizente com o processador e faça um sacrificio e compre uma boa pasta térmica, Artic Silver 5 ou Akasa AK450,

eu estou usando o dissipador de cobre de um Coolermaster Aero 4+ com

ventoinha 80mm Smart Fan da Thermaltake montada nele, mas acho que

se voce usar um Vcom 21B ou 39B, com a superficie de cobre do dissipador

lapidada deve baixar bem a temperatura de seu processador.

Nota a pasta térmica voce compra na http://www.waz.com.br

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu não sei como lapidar o dissipador e nem devo ter material aqui pra isso, mas mesmo assim vou tentar um Vcom 21B + pasta térmica Arctic Silver 5, o que vai dar +/- R$ 60 de preju.

Acho que com essa configuração, mesmo sem lapidar, deverá baixar bastante...

Obrigado pela força! :D

E se alguém tiver mais alguma sugestão... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai cara sua placa é uma ASUS a7v600x-x, se for essa ela apresenta esse defeito mesmo da diferença de temperatura.

Ai se for possivel trocar o cooler por um com base de cobre.

O meu é um Athlon xp 2400+ rodando a fsb a 2000 e chega a uma temperatura media de 48°c a 52°c eu moro no Rio de Janeiro e a temperatura media e de 32°c a 34°c

ASUS a7v600x-x Athlon XP 2400+ FSB 2000

384 DDR-400 single chanel

2 seagate modelo st320410a de 20 GB

XFX Geforce FX5200

gavador de cd LG 52-32- 52

DVD rom LG 16x

cooler Vcom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dalto Xp@29 de outubro de 2005, 22:27

Ai cara sua placa é uma ASUS a7v600x-x, se for essa ela apresenta esse defeito mesmo da diferença de temperatura. Ai  se for possivel trocar o cooler por um com base de cobre.

O meu é um Athlon xp 2400+ rodando a fsb a 2000 e chega a uma temperatura media de 48°c a 52°c  eu moro no Rio de Janeiro e a temperatura media e de 32°c a 34°c

A minha é sim uma ASUS a7v600x! :palmas:

Muito obrigado pela informação!

Isso significa que a temperatura real do CPU está em 61°C, o que já me deixa bem mais tranquilo! Engraçado que esta foi a temperatura registrada mesmo após alguns minutos jogando Black & White 2. Parece que ficou estável em 61°C.

Durante esta semana vou tentar um cooler com base de cobre e uma pasta térmica melhor e acredito que assim a temperatura vai baixar bastante e ficar +/- no nível do seu.

Quando eu fizer as modificações eu posto aqui os resultados! B)

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano a partir do XP 2600+ o cooler tem que ter no mínimo base de cobre, o Vcom 21B não é tão indicado assim pro 3200+ não, o ideal seria o Volcano12, economize com a pasta e tente comprar um cooler melhor, o 21B é um ótimo custo-benefício, mas para o XP3200+ não me arrisco.

Comprei 100g de pasta térmica comum, dessas a base de óxido de zinco, por R$6,00 em uma loja de eletrônica, uma artic silver que é a senhora pasta custa R$30,00 15g ou 25g, e o ganho com a pasta não é enorme, na maioria dos casos não passa dos 3ºC, existem casos que o ganho foi maior, de 7ºC a 10ºC, mas são mais raros e levando em conta que alguns ainda tinham que trocar de pasta porque já estava endurecida e ainda limparam o cooler.

Resumindo Artic Silver vale a pena se estiver com grana sobrando, senão com esses R$30,00 junte para o Volcano 12 que terá uma diferença de 10ºC a 15ºC para o VCom21B.

Repetindo, acho muito bacana o VCom21B mas para um XP3200+ não sei não.

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo@30 de outubro de 2005, 05:00

Resumindo Artic Silver vale a pena se estiver com grana sobrando, senão com esses R$30,00 junte para o Volcano 12 que terá uma diferença de 10ºC a 15ºC para o VCom21B.

Entendo amigo, acontece que um VCom 21B custa R$ 29, enquanto um Volcano 12 custa cerca de R$ 100, geralmente até bem mais do que isso! :P

Não comprando a pasta Arctic Silver 5 eu só economizo cerca de R$ 30, o que não é suficiente para compensar a compra do Volcano 12, a menos que você me diga onde comprar um Volcano 12 por cerca de R$ 60. :joia:

Sendo assim, creio que o conjunto VCom 21B + Arctic Silver 5 é o que proporciona melhor custo x benefício, pois com ele já posso conseguir uma temperatura dentro do normal, mesmo sendo mais alta do que se eu usasse um Volcano 12, entende?

Mesmo assim valeu pela sugestão!

É disso que estou precisando mesmo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NettoX@30 de outubro de 2005, 13:53

Entendo amigo, acontece que um VCom 21B custa R$ 29, enquanto um Volcano 12 custa cerca de R$ 100, geralmente até bem mais do que isso! :P

Não comprando a pasta Arctic Silver 5 eu só economizo cerca de R$ 30, o que não é suficiente para compensar a compra do Volcano 12, a menos que você me diga onde comprar um Volcano 12 por cerca de R$ 60.  :joia:

Sendo assim, creio que o conjunto VCom 21B + Arctic Silver 5 é o que proporciona melhor custo x benefício, pois com ele já posso conseguir uma temperatura dentro do normal, mesmo sendo mais alta do que se eu usasse um Volcano 12, entende?

Mesmo assim valeu pela sugestão!

É disso que estou precisando mesmo!    :D

Provavelmente você terá de lapidar seu novo VCom 21B, pois eles geralmente vem com a base nada plana, existem usuários para você ter uma ideia, que baixaram uns 7ºC após lapidarem seu 21B, para lapidar você vai gastar com as lixas e se quiser polir vai gastar também com a pasta, fora todo trabalho.

Apesar de muitos não o recomendarem para o 2800+ T-Bred B e acima do 3000+ já vi cara com processadores abaixo fazendo over passando estes processadores, mas ainda acho a economia de R$40,00 pouca pela diferença que terá.

Eu mesmo já recomendei o 21B para várias pessoas, inclusive minha namorada, mas acima do 2600+ prefiro recomendar outros (opinião pessoal).

Não se esqueça de uma coisa, custo x benefício não é o mais barato e sim o que lhe trará melhor benefíco por um baixo preço.

Hoje se encontra Silent Boost por R$80,00 e aqui a temp está 39ºC e em full jogando um game nesses dias quentes chegou a 46ºC, e meu Silent Boost como o nome já diz é silencioso e baixa bem a temperatura.

Te indico este também já que é mais barato que o Volcano, em torno de R$20,00 mais caro que o que você pretende comprar e +ou- R$20,00 mais barato que o Volcano 12.

Só pretendo ajudar!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo@31 de outubro de 2005, 02:00

Não se esqueça de uma coisa, custo x benefício não é o mais barato e sim o que lhe trará melhor benefíco por um baixo preço.

Aí é que tá: estamos falando de um produto que custa no mínimo 3 vezes mais do que o outro, que já apresenta desempenho satisfatório! Sendo assim não considero isso como sendo "baixo preço".

Mesmo assim agradeço novamente a sugestão!

Valeu! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NettoX@31 de outubro de 2005, 14:25

Aí é que tá: estamos falando de um produto que custa no mínimo 3 vezes mais do que o outro, que já apresenta desempenho satisfatório! Sendo assim não considero isso como sendo "baixo preço".

Mesmo assim agradeço novamente a sugestão!

Valeu!  :joia:

3 vezes a mais? mas você não gastaria 3 vezes a mais, 3x60= 180.

Minha basa foi em cima desse valor, que não chega nem a ser 2x a mais, seria 67% a mais, já q você iria gastar R$60,00 e o Volcano12 c encontra por R$100,00.

Disse para trocar Artic Silver+21B pelo Volcano 12.

Mas tudo bem, a grana é sua.

E já que está decidido, após a compra poste seu resultados aqui em seu tópico, isso é importante já que serve para consulta de outros.

Quando pretende comprar?

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo@01 de novembro de 2005, 00:44

3 vezes a mais? mas você não gastaria 3 vezes a mais, 3x60= 180.

Minha basa foi em cima desse valor, que não chega nem a ser 2x a mais, seria 67% a mais, já q você iria gastar R$60,00 e o Volcano12 c encontra por R$100,00.

Disse para trocar Artic Silver+21B pelo Volcano 12.

Mas tudo bem, a grana é sua.

E já que está decidido, após a compra poste seu resultados aqui em seu tópico, isso é importante já que serve para consulta de outros.

Quando pretende comprar?

Você está fazendo uma conta diferente da minha então! Veja:

Cooler VCom 21B = R$ 29

Cooler Volcano = R$ 100

OBS: geralmente o preço do Volcano 12 é bem maior, só achei esse preço no Mercado Livre!

Eu entendi que você fez a conta juntando o Vcom + pasta térmica, mas aí não é uma comparação justa pois o Volcano 12 também não vem com a pasta.

Ah, pretendo comprar hoje mesmo!

E postarei aqui os resultados sim!

Valeu! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Vcom 21b e instalei!

Resultado: a temperatura da CPU caiu de 63°C para 51°C !!! :ahh:

Essa queda de cerca de 12°C já mostra que o Vcom 21b faz sim um ótimo trabalho!

OBS: Eu não lapidei o cooler e estou usando pasta térmica comum!

O que vocês acham da temperatura atual (51°C)?

Se eu usar uma pasta térmica Arctic Silver 5 e lapidar o cooler o ganho será muito alto? Quanto +/-?

Valeu galera! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando os testes...

Jogando algum game a temperatura da CPU atingiu 59ºC!

antes de trocar o cooler não passava de 63°C, mesmo jogando!

59°C continua alta né?

Mas acho que um fator que está contribuindo é que eu instalei mais 1 hd!

Fora isso o meu esquema de ventilação talvez não esteja funcionando bem...

Existe um ventilador na parte da frente, embaixo, bem na frente dos hds, jogando o ar frio para dentro do PC, mas creio que não está adiantando muito porque o gabinete não tem entrada de ar na frente (apesar de ter o local pra instalar o ventilador) e também porque os hds e o cabo deles estão na frente.

Como já disse, fora esse ventilador existe mais um no teto e outro abaixo da fonte, ambos jogando ar quente pra fora do pc.

Olhando assim parece um bom esquema de ventilação mas acho q não está sendo o sufiente, pois quando abro o pc a temperatura cai bastante. Talvez um ventilador na tampa lateral fizesse mais efeito... não sei.

Tá difícil resolver o problema desse pc... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

NettoX

Corte na parte de baixo do painel frontal do gabinete para o ventilador frontal

receber ar fresco do exterior e jogar para dentro do gabinete, isso vai melhorar sua temperatura. Quanto ao resultado da lapidação e da Artic Silver 5 vai ser uma queda de 5 a 8°C na temperatura do processador, vale a pena.

Sobre a sugestão do vmosconi de mais um ventilador na lateral é uma ótima

ideia, pois também vai auxiliar jogando ar frio para dentro, o que vai equilibrar o fluxo de entrada e saída de ar do gabinete.

voce está indo no caminho certo, continue.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adcarvalho@02 de novembro de 2005, 16:28

NettoX

Corte na parte de baixo do painel frontal do gabinete para o ventilador frontal

receber ar fresco do exterior e jogar para dentro do gabinete, isso vai melhorar sua temperatura. Quanto ao resultado da lapidação e da Artic Silver 5 vai ser  uma queda de 5 a 8°C na temperatura do processador, vale a pena.

Sobre a sugestão do vmosconi de mais um ventilador na lateral é uma ótima

ideia, pois também vai auxiliar jogando ar frio para dentro, o que vai equilibrar    o fluxo de entrada e saída de ar do gabinete.

voce está indo no caminho certo, continue.

Olá!

Eu não posso cortar a parte da frente do gabinete, pois isso estragaria ele esteticamente falando. É exatamente o local onde existe uma luz azul que reflete numa tampa de plástico transparente. :bravo:

A lapidação e a pasta térmica acho que terei que fazer, não tem jeito. :sne:

Quanto a mais um ventilador (nossa, esse pc daqui a pouco vai decolar) desta vez na parte lateral, eu estava pensando em comprar uma nova tampa já com um ventilador instalado, pois se eu mesmo for fazer com certeza vou estragar tudo.

:-) O problema é que nessas tampas já preparadas o cooler vem bem no meio, e não na parte de baixo. Será que mesmo assim compensa investir nisso? :unsure:

Valeu pessoal! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vmosconi@02 de novembro de 2005, 17:14

tira este cooler q você em debaixo da fonte q não adinata nada e coloca ele na lateral

melhor

Não serve?

Como não se ele fica bem ao lado do cooler do processador e eu sinto q o ar q ele retira está quente?

Talvez eu devesse retirar o q está na frente e colocar na lateral...

OBS: agora, sem jogar, a temperatura recuou de 61°C e voltou para 52°/53° C. Antes de trocar o cooler e adicionar 1 hd ficava sempre 63° C, jogando ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito agora é lapidar, colocar Artic Silver, e melhorar a ventilação do seu pc, coloque um fan entrando ar na lateral em cima do processador, de preferência com um duto, assim praticamente não dependerá da temperatura interna, e se puder coloque também um na lateral embaixo para resfriar sua VGA e todo o sistema e um no teto para retirar o ar quente que, assim a troca de ar do seu gabinete ficará bem melhor.

A propósito a temp. ainda está alta, a temp. sem jogar é a ideal jogando, o ideal é não passar dos 55ºC em full, e eu acho que o HD não tem nada av com isso.

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

NettoX

Preste atenção por favor, eu não sugerí que voce cortasse a frente do gabinete,

e sim que abrisse um oríficio na "parte inferior" do painel frontal do gabinete, essa parte fica para baixo e não aparece. Instale também um na lateral, seja

cortando sua tampa ou adquirindo uma já cortada pronta com a ventoinha, afinal

o que abunda não prejudica.

Não deixe de fazer a lapidação e usar a Artic Silver 5 como havia recomendado,

pois no calor do verão a coisa fica feia.

Bao sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adcarvalho@04 de novembro de 2005, 00:27

NettoX

Preste atenção por favor, eu não sugerí que voce cortasse a frente do gabinete,

e sim que abrisse um oríficio na "parte inferior" do painel frontal do gabinete,  essa parte fica para baixo e não aparece. Instale também um na lateral, seja

cortando sua tampa ou adquirindo uma já cortada pronta com a ventoinha, afinal

o que abunda não prejudica.

Não deixe de fazer a lapidação e usar a Artic Silver 5 como havia recomendado,

pois no calor do verão a coisa fica feia.

Bao sorte

Na verdade já existe um orifício neste local, mas creio que não está funcionando muito, pois um pouco acima existe uma pequena placa que já veio com o gabinete e que serve para conexões de áudio e portas USB e alguns fios dela.

Me parece que o ventilador até tenta fazer uso desta entrada de ar pois quando vou limpar o micro de tempos em tempos eu encontro verdadeiros tufos de poeira que acabam por bloquear a passagem do ar pelos poucos espaços abertos que sobram, mais ainda acho que esteja sendo insuficiente... Talvez se o ventilador estivesse mais próximo deste local ajudasse mais...

Hoje a temperatura máxima da CPU foi 58°C durante uma partida de Black & White 2, não sei porque ficou menor... ou este game não usa tanto o processador como outros, ou o clima aqui estava menos quente! hehehehehe

Enfim, farei mais testes... e sempre que eu tentar uma nova solução postarei aqui!

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fistula@04 de novembro de 2005, 05:06

Lhe aconselho a lapidar a base de cobre, vai dar um trabalhão danado mas você verá o resultado satisfatório! eu fiz e recomendo!!!

Amigo, eu só consegui comprar lixa de 600, não consegui achar uma de 1200...

Será que usando só a de 600 já melhora muito? Ou não adianta e tem q usar a de 1200 também?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!