Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gustavo82

Como a fonte funciona?

Posts recomendados

Bom, eu só queria saber como funciona a fonte do pc. A principio eu sei que (eu acho) que a energia eletrica, que vem da rede eletrica, entra na fonte, passa pelos transformadores reduzindo a tensão, depois passa pelos diodos retificando a corrente alternada para corrente continua. Eu queria saber se os tres transformadores tranformam de 110v para 12v e depois se subdivide nas outras tensões (+12, -12, +5, -5, +3,3) em outra parte do circuito, ou se um transformador transforma para 12, outro para 5 e outro para 3,3 e depois é retificado a corrente. Gostaria que vocês me informassem todo o processo da corrente, ou seja, desde a entrada da corrente eletrica até a definição das voltagens dos cabos que liga a placa-mãe, etc. Eu já pesquisei bastante mas não encontrei como a fonte funciona, todo o processo interno.

Ficarei muito grato pela resposta pois preciso muito disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem algum conhecimento em eletrônica? Se não você não entenderá... Bom, mas de qualquer forma aqui tem: maxim-ic.

Compartilhar este post

Link para o post

As fontes para computador são chaveadas. Elas não possuem transformador na entrada para reduzir o valor da tensão.

A grosso modo, a coisa funciona assim:

A tensão alternada da rede é retificada e filtrada, transformando-se em tensão contínua.

Um transistor faz com que esta tensão seja aplicada, na forma de pulsos, em um transformador com vários enrolamentos, um para cada tensão. Cada saída deste transformador é filtrada para obter a tensão contínua, nos valores de +5v, +12v, +3,3v, -12v, -5v.

Como a largura dos pulsos determina o valor da tensão obtido em cada enrolamento, há um circuito que controla sua largura, com base em uma amostragem da tensão da saída. Desta forma, a tensão de saída é regulada.

Compartilhar este post

Link para o post

O brother claudomirorl já explico quase tudo que você precisa saber, mas vou acrescentar algumas coisas,

Na saida de +5v de stand-by não é obtida da mesmo saida das demais, ela tem uma propria(por isso tem mais de um transformador dentro da fonte) que funciona com a fonte desligada(stand-by) alimentando a placa-mãe posibilitando aguardar o comando para ligar as demais saidas(armar a fonte).

algumas tensoes de saida não sao obtidas de um enrolamento proprio e posteriormente retificada,

como é o caso das tensoes de baixa corrente(1ampere~2ampere) que sao obtidas atraves de um regulador de tensão ligado a alguma tensão de alta corrente já retificada, ou de um outro transformador alternativo dentro da fonte,

isso não é regra, existem muitos modelos de fonte, pesquise na internet por esquemas, e veja o funcionamento, algumas tem detalhes contstrutivos distintos uma das outras,

e o esquema eletrico pode ser seu melhor amigo

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Brigado gente, brigadão mesmo, ajudou bastante.

Eu preciso saber agora como o no-break funciona, vou deixar num novo tópico.

Até a próxima. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!