Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida de um cara CHATO! Cabeamento de rede doméstica.


gelcom

Posts recomendados

:help: Prezados, :help:

Utilizo em minha residência um micro acessando a rede por speedy. Atualmente tudo funciona muito bem porém estou tentando DESESPERADAMENTE há mais de 1 mês fazer uma simples alteração: transferir o computador que uso para acessar a internet para outro cômodo. O que fiz : pedi para um eletrecista de confiança passar 20 METROS de cabo de rede (aquele cabinho azul tipo CAT5 que todo mundo conhece) desde o ponto onde está localizado o MODEM do Speedy até o local onde ficará o micro. Pois bem. após pedir que ele passasse o cabo eu mesmo comprei um alicate de crimpar, um testador de cabo de rede e mais 20 conectores RJ45. Após algumas tentativas mal sucedidas aprendi a crimpar corretamente o cabo e VOILÁ ! Cabo passado, conectores crimpados. Ao testar o cabo de rede com o testador tudo OK, ou seja, nas duas pontas do novíssimo cabo o testador pisca as luzes na sequência exata : 1,2,3,4,5,6,7,8. Aparentemente tudo funcionando, certo?? ERRADO !!!! Assim que eu mudo o micro de lugar e tento conectar à rede utilizando o cabo que eu acabei de passar por DENTRO DA PAREDE, CRIMPAR E TESTAR não funciona !!! O Windows diz que o cabo de rede está conectado porém com conectividade prejudicada e não consigo fazê-lo funcionar de forma alguma !!! Nada funciona!!! A luz da placa de rede do micro não pára de piscar ao contrário de quanto eu conecto o cabo curtinho do modem (ai a luz fica acesa de forma intermitente e a conexão funciona normalmente). Imaginei tratar-se da ordem que crimpei os fios mas ao testar o atual cabo de rede que liga o MODEM à placa de rede do micro percebo que a ordem dos fios é IDÊNTICA à ordem do cabo que eu crimpei (testei os dois cabos com o mesmo testador do cabo de rede e a ordem em que as luzes se acendem é a mesma, sempre de 1 a 8 em ambas as pontas. Qual será o problema?

Eu sei que muitos irãm sugerir para eu comprar logo um hub sem fio ou mesmo mudar o MODEM speedy para o outro cômodo e utilizar o antigo cabo que vem com o aparelho mas eu prefiro fazer esse cabo funcionar de QUALQUER FORMA já que até agora que eu já gastei quase 100 reais com essa brincadeira toda considerando:

20 metros de cabo de rede CAT5

20 conetores RJ45 (comprei alguns a mais para testar a crimpagem)

alicate para crimpar

testador de cabo de rede

Será que algum nobre colega de bom coração e alguns neurônios a mais que eu pode me ajudar, pls ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consiga um cabo emprestado, de alguma loja ou técnico de redes, e passe o cabo pelo chão.

Mude o pc para o local desejado, e teste com esse cabo, sem ser embutido. Se funcionar bem, uma das hipóteses abaixo ocorreu:

1- O seu eletricista "mordeu" o cabo em alguma passagem, e isso tá causando mau contato.

2- O seu eletricista passou o cabo da rede junto com alguma fiação elétrica, e a sua rede está sofrendo interferência.

3- Você usou um conector de má qualidade (daqueles de 50 centavos) e os crimpers não estão todos tocando os fios dentro do conector.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as cores dos fios, siga os padrões 586a ou 586b de acordo com o caso, pode parecer a coisa mais ***** de todas, por incrível que pareça se as cores dos fios não estiverem corretas, seu cabo não vai funcionar nunca, mesmo colocando o testador, medindo os valores, o problema vai persistir, por isso siga a sequência correta de cores, ok

espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

silversp, muitíssimo obrigado!!! Por mais estranho que isso possa parecer eu simplesmente crimpei os cabos seguindo o padrão 586b em ambas as pontas e está tudo funcionando perfeitamente!!!

Muito estranho pois antes eu havia feito a crimpagem da seguinte forma : VB V LB L MB M AB A e não funcionava apesar de ambas as pontas estarem com a MESMÍSSIMA ordem e o testador de cabo de rede indicar que o cabo estava perfeito em ambos os casos ... não consigo entender como a ordem dos pares metalicos pode interferir na eficiência do cabo .... estou com uma grande interrogação na minha cabeça !!!!!!!

Mas de qualquer forma agradeço muitíssimo pela ótima dica !!!!!!

Putz !!! Descobri (thanks to Luiz Hard-Master ):

Todo mundo sabe que tem que seguir um padrão, mas pouca gente sabe porque, então vou tentar explicar aqui.

Acontece que, o pino 1 do conector de rede envia o sinal em polaridade positiva, e o pino 2, envia o mesmo sinal só que em polaridade invertida, ou seja negativo.

Acontece o mesmo com os pinos 3 e o 6 (não 3 e o 4)que são para recepção

Mas porque essa ideia ??

E que no envio de uma informação em um fio em uma polaridade, o fio gera um campo eletromagnético em um sentido, assim como o mesmo sinal é enviado só que em polaridade inversa, vai gerar o mesmo campo eletromagnetico só que em sentido contrario assim os campos se cancelam !

E os pares são trançadinhos para reforçar esse cancelamento ! e evitar perda de sinal

Por isso imaginem se fazer um cabo de qualquer jeito apenas com sequencias pino a pino o que daria ?? perda completa de sinal em uma rede de 100Mbps ou maior (já uma rede de 10 Mbps chega a funcionar, pois a velocidade sendo menor o campo magnético gerado pelo cabo não é suficiente para prejudicar o sinal )

Por isso que o Switch ou HUB fica maluco, o sinal estando danificado, ele fica perdido quando tenta comutar uma velocidade de 10 ou 100 Mbps !!)

Exemplo sequencia incorreta

VB-- V-- LB --L-- AB-- A-- MB-- M (simples não ??)

Assim ficaria o VerdeB e o Verde para enviar o sinal(pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe), e o LaranjaBr e Azul para receber o sinal, pares de cores incorretas(pares não trançados)

Agora o correto

VB--V--LB--A--AB--L--MB--M

Assim VBr e V para enviar, e o LBr e L para receber (pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe)

Espero ter esclarecido com essas explicaçãoes

Até mais pessoal !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!