Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Ligação direta" entre jumper "Clear CMOS" e bateria na M810


igaapp

Posts recomendados

Olá Pessoal!

Estou com uma M810 que sempre acusava o problema de "CMOS Wrong size" e "Low Battery"...

De primeira, achei que fosse so trocar a bateria, mas, obviamente, nada!

Resetei a bios, mudei configurações, fiz de tudo... mas sempre ela perdia as confs e o relogio zerava, as outras configuracoes voltavam ao default e tal...

Fui pesquisar e descobri que esse problema é bem mais comum do q eu imaginava na linha M810... muita gente tinha a mesma dor de cabeça!

Até que li em um fórum, a explicação do problema e uma solução.

O problema dá-se por conta de um transistor responsavel pelo controle da alimentação da BIOS pela bateria, a fim de salvar os dados quando o micro esta desligado. Este transistor costumeiramente queima depois de um tempo nas placa-mãe´s desta linha.

A solução:

Fazer uma ligação com um fiozinho de cobre qualquer (peguei um desses de um cooler queimado), desencapar as pontas e ligar o pólo positivo da bateria com os jumper "Clear CMOS" (nos pinos 2-3, que é o padrão).

Fiz a ligação e deu tudo ok! Maravilha! Sem mais problemas...

Só que, agora, para entregar o micro ao dono, fiquei encanado... será que esta ligação não vai causar algum dano a placa, ou mesmo o risco de um curto e um pequeno incendio?

Pelo que entendi, o unico efeito real é uma diminuição de vida util da bateria (já que ela era otimizada pelo tal transistor..) e só..

Mas e aí, alguém já fez a tal ligação e utilizou o micro por um longo prazo? Posso ficar tranquilo quanto à ligação?

O micro esta perfeito.. não perdeu nada... não apresenta cheio ou aparência que leve a crer que esteja tendo a parte elétrica sobrecarregada.. não ha travamentos ou qualquer coisa.... queria mesmo uma experiência de causa, ou a opinião de alguém entendido em eletrônica...

Bom.... é (só! ehhe) isso!

Aguardo informações, e me prontifico a explicar pra alguém que esteja com o mesmo problema, como fazer melhor a tal solução... (sob conta e risco do dono, é claro! :D )

[]´s.

Ignacio Martins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Sera que poderiam-me enviar uma foto exatamente aonde se coloca os fios. Minha placa tem o mesmo problema toda vez que ligo meu micro tenho que entrar no setup para acertar a data e a hora, já troquei a bateria ja formatei ja troquei HD já fiz de tudo e não resolveu. Minha placa é uma M810L. Espero que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não se preocupe quanto a da problemas de curto, ela vai funcionar normalmente, e claro como você falou o tempo da bateria vai diminuir, mas faca como nossos amigos stao falando, fale pra seu cliente o q você fez, e fale pra ele q se ele não quiser vai ter q comprar outra placa-mãe...valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foto é da M812, mas na M810 é similar.

http://i1.tinypic.com/6l99g5e.jpg

É só tirar o mosfet e curto-circuitar os 2 terminais marcados, porque já há um resistor de 1K em serie, sem falar nos 4 diodos... dá até pra dar um pingo de solda e unir as pontas sem tirar o mosfet... um olho leigo nunca perceberá isso.

(Assim como muita gente faz isso sem nunca ter entendido o motivo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 anos depois...
Olá Pessoal!

Estou com uma M810 que sempre acusava o problema de "CMOS Wrong size" e "Low Battery"...

De primeira, achei que fosse so trocar a bateria, mas, obviamente, nada!

Resetei a bios, mudei configurações, fiz de tudo... mas sempre ela perdia as confs e o relogio zerava, as outras configuracoes voltavam ao default e tal...

Fui pesquisar e descobri que esse problema é bem mais comum do q eu imaginava na linha M810... muita gente tinha a mesma dor de cabeça!

Até que li em um fórum, a explicação do problema e uma solução.

O problema dá-se por conta de um transistor responsavel pelo controle da alimentação da BIOS pela bateria, a fim de salvar os dados quando o micro esta desligado. Este transistor costumeiramente queima depois de um tempo nas placa-mãe´s desta linha.

A solução:

Fazer uma ligação com um fiozinho de cobre qualquer (peguei um desses de um cooler queimado), desencapar as pontas e ligar o pólo positivo da bateria com os jumper "Clear CMOS" (nos pinos 2-3, que é o padrão).

Fiz a ligação e deu tudo ok! Maravilha! Sem mais problemas...

Só que, agora, para entregar o micro ao dono, fiquei encanado... será que esta ligação não vai causar algum dano a placa, ou mesmo o risco de um curto e um pequeno incendio?

Pelo que entendi, o unico efeito real é uma diminuição de vida util da bateria (já que ela era otimizada pelo tal transistor..) e só..

Mas e aí, alguém já fez a tal ligação e utilizou o micro por um longo prazo? Posso ficar tranquilo quanto à ligação?

O micro esta perfeito.. não perdeu nada... não apresenta cheio ou aparência que leve a crer que esteja tendo a parte elétrica sobrecarregada.. não ha travamentos ou qualquer coisa.... queria mesmo uma experiência de causa, ou a opinião de alguém entendido em eletrônica...

Bom.... é (só! ehhe) isso!

Aguardo informações, e me prontifico a explicar pra alguém que esteja com o mesmo problema, como fazer melhor a tal solução... (sob conta e risco do dono, é claro! :D )

[]´s.

Ignacio Martins

Não entendi uma coisa, esse fiozinho usado, cada ponta ele tem 2 fios??

ou apenas 1?

por favor, se puder mandar uma imagem real de como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo 81236, não tem erro você raspa bem a bateria no polo positivo solda a ponta de um pedaço de fio bem fino aí você vai no junper e solda no pino 2 e 3 que é o modo defaut ou seja padrão. Eu cortei um pouco em cima do plug do junper e soldei o fio ai pluguei no pino 2 e 3, agora você precisa ter certeza que é ali o junper do clear cmos, se você tiver o manual da MB nele tem o layout da placa. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!