Ir ao conteúdo

Leitor não funcionando (aparentemente)

Posts recomendados

Postado

Seguinte... ontem eu estava jogando TS3 numa boa. Aí depois de jogar muito (muito mesmo, tipo umas 5 horas...) eu fui dormir. Mas pra sair do jogo foi uma luta... ficou um tempão o jogo parado e eu comecei a escutar uns barulhos esquisitos vindos do gabinete do pc.

Beleza, acabei dando ctrl alt del, desliguei tudo e fui dormir. Aí hoje resolvo jogar e ele diz que não tem CD inserido e tem que inserir o CD. Eu fui lá, limpei o CD e coloquei de novo. Nada... daí fui testar outros CDs. Sei lá, coloquei outro CD aleatório.. e nada de novo.

O ruim é que sempre que eu inicio o Windows o CD já começa a rodar no pc (noto pelo barulho..) e hoje eu "acho" que não fez esse barulho de CD rodando..

Eu sou muuito leiga nesse assunto, e tô achando que meu leitor de CD foi pro saco... não sei como. A 'bandeja' (sei lá o nome) abre de boa, quando fecha a luz pisca algumas vezes, tudo certo. A única coisa de diferente é que quando eu mexo nela, ela vai um pouco mais pra esquerda do que pra direita - dá pra sentir que quando eu mexo pra direita tá bem presa, enquanto que pra esquerda o movimento é mais "macio", parece que algo desencaixou ou até quebrou, sei lá..

O froids é que eu entrei de férias ontem, e por ironia do destino eu disse às minhas amigas "Vou jogar TS3 até meu pc fritar" >.>

Que que eu faço? :( É seguro abrir o bicho e dar uma olhada? Mando consertar?

Help :\ e desculpem o texto imenso

Postado

Mesmo que você não seja expert no assunto não vejo problemas em tirar a tampa e verificar os cabos (e jumpers se for o caso). Mas primeiro você deve verificar se a placa-mãe está reconhecendo o Drive de CD, acessando o Setup.

Postado

Tente Atualizar o FirmWare desse seu leitor. Pra ver se ele volta a reconhecer a midia. Pegue o modelo do seu Leitor e pesquise no google pelo firmware dele, geralmente tb tem no site do fabricante(marca) do leitor ou gravador pra baixar.

abraço

Postado

Ah, gente.. brigada pelas sugestões mas vocês tão falando grego... :\

Notei uma coisa: no Meu Computador, ele reconhece que tem um CD/DVD inserido, mas quando clico no ícone ele diz pra eu inserir CD.. tipo, parece que ele não tá reconhecendo.

Mesmo que você não seja expert no assunto não vejo problemas em tirar a tampa e verificar os cabos (e jumpers se for o caso). Mas primeiro você deve verificar se a placa-mãe está reconhecendo o Drive de CD, acessando o Setup.

O que é jumper? Como eu verifico se a placa-mãe tá reconhecendo o drive, e como acesso o setup?

Tente Atualizar o FirmWare desse seu leitor. Pra ver se ele volta a reconhecer a midia. Pegue o modelo do seu Leitor e pesquise no google pelo firmware dele, geralmente tb tem no site do fabricante(marca) do leitor ou gravador pra baixar.

Ok, mas como eu vejo qual modelo é?

Desculpa gente :( aprecio muito a ajuda de vocês, mas expliquem um pouquinho mais detalhadamente....

Postado

Tranquilo: siga esses passos para saber qual o modelo do seu drive.

1 Painel de controle;

2 Ferramentas Administrativas

3 Gerenciamento do computador

Com o gerenciador aberto, procure a opção no cantinho esquerdo com o nome de:

4 Gerenciador de Dispositivo,

Nessa parte consta todos os componentes do seu PC instaldos. Procure por:

5 Unidade de DVD/Cd-ROM

E Veja qual o modelo do seu Leitor, se quiser que te ajude

escreva o modelo aqui para eu saber qual é tb.

Abraço

Postado

O modelo do seu driver é o 3 DVDRAM GSA-H10A .

Encontrei o firmware do seu driver, baixe ele no link abaixo:

http://download.softpedia.ro/dl/e309cb5b8ac1232bc83ca83b31a684fc/4a74bec9/300024455/drivers/FIRMWARE/GSA-H10A_JL05(EW).zip

Apos baixalo: se tiver algum CD dentro do driver retire. E feche todos os programas, deixe nada aberto. Agora vá no firmware e descompacte ele numa pasta separada.

Execute ele, e nao faça nada durante o processo, absolutamente nada nem ao menos movimentar o mouse. Quando finalizar, reinicie a maquina e veja se o driver voltou ao normal.

abraço

Postado

Em qualquer local, você pode descompactar ele. Crie uma pasta em qualquer lugar e descompacte ele dentro, vá lá, nessa pasta e execute o a atualização do firmware.

O firmware é o que eu te falei o link pra baixar, você baixa ele e faz o que eu citei. O nome do arquivo do firmware é esse aqui GSA-H10A_JL05.

abraço

Postado

Caracaaaaaaaaa funcionou!!!! Muito muito muito obrigada!! Mesmo!!

Affe, to moh feliz... hahaha já tava vendo minhas férias indo pelo ralo!!

Brigada mesmo!! E desculpa a minha ignorância!!!

Postado

hahaha que bom, então. Tb fico feliz por você. :)

Outra Coisa, este jogo que você joga diretamente do Cd porque você nao copia ele pro HD para nao força o driver toda hora. hein?

Fica ai a dica.

abraço

Editado:

kkkk, Esquece, TS3 deve ser The sims 3, bom nao dá pra fazer isso que citei, Pelo menos de forma legal, porque aqui é proibido falar de pirataria. =D . Mais se você quiser saber como só mandar MP que te ensinarei.

Postado

É The Sims 3 sim...

Tipo, também nem curto muito esses negócio de ficar crackeando e etc.. confesso que passei a tarde tentando fazer isso mas com o mó peso na consciência porque depois quando eu fosse atualizar o jogo ou mesmo instalar alguma expansão no futuro ia precisar do CD.. original é original, né? Sem contar que meu dinheiro não dá em árvore... ahueihua ^_^

Enfim, muito obrigada, mesmo. Estranho demais isso acontecer assim, da noite pro dia oO foi tão "simples" resolver que eu fico até com medo de dar problema mais tarde... sei lá, alegria de pobre dura pouco ._.

Ah, tá virando off já!

Enfim! Muito obrigada e boa noite! :)

Postado

Sim, é simples resolver esses probleminhas, de leitor. É bom tb você limpar o leitor,mais como você nao é técnica então, não recomendo, mais você pode comprar um CD limpa LEnte, que vendem em lojas de informática a um preço de mais ou menos 12 a 15 reais. Ai é só colocar o CD no driver e deixa ele limpar sozinho automatico sem nenhuma complicação.

Se você tivesse levado seu pc para uma assistência esse serviço custaria cerca de 40 reais se ele fosse honesto, e se ele fosse enrolão o tecnico condenaria logo seu Driver, para fazer você comprar um novo. =D

Então nao se esqueça de fazer sempre isso que você fez hj. Sempre procure uma solução na internet antes de leva para alguma assistência ou no mínimo investigue e leia um pouco a respeito do seu problema para nao ser enrolada pela pela famosa "pala de técnico". Ok ! Bom o assunto já foi resolvido.

Abraço

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!