Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Renomear mapeamento através de script do ms-dos


FCL

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte:

Quando o usuario loga no Domínio Windows Server 2003, ele recebe as configuraçoes de script de mapeamento automático. Gostaria de acrescentar no meu script algum comando para renomear o mapeamento e se for possivel criar um atalho desse mapeamento na area de trabalho. Por exemplo:

Renomear o mapeamento FULANO em 'SERVER\USUARIOS'.

o meu script é o seguinte:

@echo off

net use z: \\SERVER\USUARIOS\FULANO

Agradeço a todos antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já havia tentado usar o comando label de varias maneiras. Afinal a função dele é esta mesmo. Usei logo após os comandos de scripts, mas não funcionou. Renomear manualmente é possivel. O problema é que terei que fazer isso em mais de 4.000 máquinas. De maneira mais simples, o script pode resolver isso no momento que o usuario logar do dominio. Se você tiver alguma maneira de fazer um mapeamento em seu pc, tenta dar uma olhadinha no comando e verás o problema de frente. Agradeço pela força que esta me dando.

ex -1:

@echo off

net use z: \\SERVER\USUARIOS\FULANO

label z: Usuarios

tentei:

ex -1:

@echo off

net use z: \\SERVER\USUARIOS\FULANO

label z:= Usuarios

Tentei de varias maneiras. Eu consigo até executar esse comando em um pendirve normalmente através do autorun.

[autorun]

label=nome do drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não era tão simples como eu imaginei, mas testei umas rotinas aqui e consegui fazer, testei e funciona de boa. Segue o script completo:

@echo off
net use z: \\SERVER\USUARIOS\FULANO
echo Set oShell = CreateObject("Shell.Application") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oShell.NameSpace("z:\").Self.Name = "NomeUnidade" >> z:\Drive_Rename.vbs
z:
Drive_Rename.vbs
del Drive_Rename.vbs

Explicando...

net use z: \\SERVER\USUARIOS\FULANO

Mapeia a Unidade no servidor e atribui uma letra para a mesma.

echo Set oShell = CreateObject("Shell.Application") >> z:\Drive_Rename.vbs

Instancia o objeto "oShell a função de aplicação e grava a linha no arquivo Drive_Rename.vbs criado por ele.

echo oShell.NameSpace("z:\").Self.Name = "NomeUnidade" >> z:\Drive_Rename.vbs

Nessa linha, o objeto oShell seta a unidade a ser renomeada e em "NomeUnidade" coloque o nome que você desejar. Logo após a função também grava a linha no arquivo Drive_Rename.vbs.

z:

Acessa a unidade mapeada.

Drive_Rename.vbs

Executa a função

del Drive_Rename.vbs

Deleta a função criada, pois já cumpriu o seu papel. Assim não fica disponível na pasta do usuário.

Bom amigo, é isso. Testa aí e veja se atende o que você precisa, qualquer dúvida posta de novo.

Té mais e boa sorte !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, muito bom, o código funcionou beleza. Veja só. Tem algumas máquinas que tem mais de um mapeamento. se eu quiser renomear todos terei que acrescentar o código abaixo de cada uma das linhas de código do mapeamento e trocar as letras das unidades mostradas no comando ou tem algum meio para que isso seja feito dentro desse código que você me mandou sem ter que fazer isso um por um? E quanto ao detalhe de criar um atalho na área de trabalho via script, tem como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, muito bom, o código funcionou beleza. Veja só. Tem algumas máquinas que tem mais de um mapeamento. se eu quiser renomear todos terei que acrescentar o código abaixo de cada uma das linhas de código do mapeamento e trocar as letras das unidades mostradas no comando ou tem algum meio para que isso seja feito dentro desse código que você me mandou sem ter que fazer isso um por um? E quanto ao detalhe de criar um atalho na área de trabalho via script, tem como?

Ok, adicionei mais uma função p/ criar o atalho no desktop, abaixo o código completo:


@echo off
net use z: [URL="file://\\SERVER\USUARIOS\FULANO"]\\SERVER\USUARIOS\FULANO[/URL]
echo Set oShell = CreateObject("Shell.Application") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oShell.NameSpace("z:\").Self.Name = "NomeUnidade" >> z:\Drive_Rename.vbs
echo Set oWS = WScript.CreateObject("WScript.Shell") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo sLinkFile = "%userprofile%\desktop\Nome_do_link.lnk">> z:\Drive_Rename.vbs
echo Set oLink = oWS.CreateShortcut(sLinkFile) >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oLink.TargetPath = "Z:\" >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oLink.Save >> z:\Drive_Rename.vbs
z:
Drive_Rename.vbs
del Drive_Rename.vbs

Sobre a sua dúvida dos outros compartilhamentos, acredito que não há outra forma se não fazer em cada perfil. Pode ser que criando uma rotina voltada para procurar os drivers e usuários dinamicamente, mas isso demanda mais tempo e a função ficaria um pouco mais complexa.

Mas está aí, da forma que está atende o que você pediu no inicio do tópico, e acho que vai te servir bem.

Qualquer dúvida, posta de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:joia: Irmão obrigado pela força. O programa está funcionando beleza. Fico feliz em saber que tem gente disponivel em usar o seus conecimentos para ajudar outros. Deus te abençoe. Estou ai para o que precisar. Vou adiciona-lo aos meus contatos. Valeu mais uma vez. :joia:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:joia: Irmão obrigado pela força. O programa está funcionando beleza. Fico feliz em saber que tem gente disponivel em usar o seus conecimentos para ajudar outros. Deus te abençoe. Estou ai para o que precisar. Vou adiciona-lo aos meus contatos. Valeu mais uma vez. :joia:

Bacana amigo, fico feliz por ter dado certo e a dica foi útil p/ você.

Agradeço também por voltar e postar se a dica deu certo, pois mtos posts meus em que ajudei o pessoal a resolver o problema, ao menos voltou e postou se resolveu ou não.

Enfim, precisando estamos aí, té mais e sucesso !! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão que comando eu uso incluso desse script (que você me ajudou a preparar) para quando o usuario logar no servidor seja instalado automaticamente a impressora de rede. Por exemplo o nome do compartilhamento para se chegar a impressora compartilhada é:

\\sever\KyoceraF820.

KyoceraF820 é o nome do compartilhamento da impressora de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão que comando eu uso incluso desse script (que você me ajudou a preparar) para quando o usuario logar no servidor seja instalado automaticamente a impressora de rede. Por exemplo o nome do compartilhamento para se chegar a impressora compartilhada é:

\\sever\KyoceraF820.

KyoceraF820 é o nome do compartilhamento da impressora de rede.

Olá amigo, abaixo segue o código completo.


@echo off
net use z: [URL="file://server/USUARIOS/FULANO"]\\SERVER\USUARIOS\FULANO[/URL]
echo Set oShell = CreateObject("Shell.Application") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oShell.NameSpace("z:\").Self.Name = "Woods_Server" >> z:\Drive_Rename.vbs
echo Set oWS = WScript.CreateObject("WScript.Shell") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo sLinkFile = "%userprofile%\desktop\Servidor.lnk">> z:\Drive_Rename.vbs
echo Set oLink = oWS.CreateShortcut(sLinkFile) >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oLink.TargetPath = "Z:\" >> z:\Drive_Rename.vbs
echo oLink.Save >> z:\Drive_Rename.vbs
echo PathPrinter = "\\server\KyoceraF820" >> z:\Drive_Rename.vbs
echo Set PrinterNet = CreateObject("WScript.Network") >> z:\Drive_Rename.vbs
echo PrinterNet.AddWindowsPrinterConnection PathPrinter >> z:\Drive_Rename.vbs
echo PrinterNet.SetDefaultPrinter PathPrinter >> z:\Drive_Rename.vbs
z:
Drive_Rename.vbs
del Drive_Rename.vbs

Obs.: Lembrando que para adicionar a impressora nos clientes, os mesmos precisam ter os drivers necessários para a instalação, caso contrário o script não funcionará.

Testei aqui e funciona perfeitamente. Qualquer dúvida, poste de novo. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...