Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida]Como calculo este projeto com LDR??


luroberti

Posts recomendados

Não esinou não cara, afinal de contas é o CEFET-MG, é sempre assim tem que se virar como puder!

Tenho que fazer o cálculo de todos os componentes do circuito,,alguem ai sabe me da uma ideia de como faço os calculos??

http://img529.imageshack.us/img529/9736/ldr.jpg

Obrigado pela atenção!!

Alguem ai conseguiu??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até para achar tudo isso, dá...

O problema é que (pelo menos eu acredito nisso), é muito difícil partir do zero com um simples circuito deste. Agora, já que você diz, não ter embalssamento nenhum, e esta as escuras, imagine então se ele (professor) não desse o valor de nada para você, e te desse um circuito de um amplificador de 100W, que seja, e te mandasse achar todos os valores em 3 dias?

E ae? como fica? Cade a ética de um professor deste, e a persuasão de um aluno?

Então vamos analisar com calma e seriedade, pois realmente assim fica muito difícil!

Desculpe pela sinceridade.

Att. nadasica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu conselho é que faça... mesmo que errado, e se for o caso, nós até poderíamos te ajudar a corrigir possíveis erros.

É muito melhor aprender errando do que pegar os cálculos já prontos.

http://orbita.starmedia.com/~ampop/paginas/Ampdif.html

http://www.eletronica24h.com.br/CURSOAO/aparte3/aulas/cursoAOaula015.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara mas lá é assim mesmo, eles não estão nem ai se vai ser difícil não, e nem adianta questionar, o negócio é fazer!!

Se alguem puder me ajudar agradeço muito!1

quando for trabalhar o que julga que o espera ? uma cervejola e uma secretaria jeitosa ?

já olhou para o circuito ?

Vcc = 11 V

IC Q1 em condução ==> nao sera cerca de 25mA ?

Vce Q1 em condução ==> nao sera Vce de saturaçao ?

Vled 1,8 V ?

com estes valores qual o valor de

R2+R3

IB Q1

P + R1 maximo

etc etc etc

pense que vai chegar la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar e fazer algumas perguntas :

1- Qual a tensão de alimentação do circuito ?

2 - Qual a curva resistiva desse LDR em função dos lúmens ? Ou mellhor dizendo, qual o valor do LDR quando no escuro ?

3 - O tal do LED, qual a cor dele ??? (incrivel, mas é importante ! )

E para completar, assuma que os transistores são tipo BC548, e assuma um ganho de 300 para eles.

Com isto tudo acima respondido, dá para callcular a polarização.

Amigo Luroberti, agora a coisa está mais encaminhada, manda bala !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar e fazer algumas perguntas :

1- Qual a tensão de alimentação do circuito ?

2 - Qual a curva resistiva desse LDR em função dos lúmens ? Ou mellhor dizendo, qual o valor do LDR quando no escuro ?

3 - O tal do LED, qual a cor dele ??? (incrivel, mas é importante ! )

E para completar, assuma que os transistores são tipo BC548, e assuma um ganho de 300 para eles.

Com isto tudo acima respondido, dá para callcular a polarização.

Amigo Luroberti, agora a coisa está mais encaminhada, manda bala !

Paulo

Resposta das perguntas:

1)Vcc=11v

2)No escuro a resistência é 1M

3)O restante do projeto todo deve ser calculado, pode usar qualquer um, estou pensando em um de alto brilho, se n me engano azul.

Gente, li que geralmente utiliza-se Iled 20 mA,neste circuito no caso posso adotar o mesmo, para achar o valor de Rc???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, LED AZUL normal com 20ma tem tensão em torno de 3 Volts, mas se for de Alto Brilho pode chegar até 3.5 Volts.

Sugestão : assuma a tensão no LED de 3.2 Volts, com 20 mA, e faça os cálculos ok ?

Assuma que o seu LDR quando iluminado tem resistência máxima de 47K ( é bem menor do que isto na verdade, mas fica mais fácil para voce calcular o valor do Trimpot de ajuste. Sugiro 470K para ajuste de sensibilidade. Faça os cálculos supondo que o valor do conjunto LDR + TRIMPOT seja de uns 220K para o LED mudar de estado ( no claro ) .

Lembre-se também de VBE transistor = 0.7 Volts , e VCE saturação = 0.2 Volts .

Manda bala porque agora você tem tudo o que precisa para polarizar.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!