Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire & SLI


VanguardBR

Posts recomendados

Revisado por Diego Paladin - 12/12/2010: ortografia e complementações.

Introdução

Para quem não sabe, CrossFrire ou SLI nada mais é do que ligar mais de 1 placa de aceleração gráfica 3D (ou apenas VGA) em um mesmo PC. Os 2 usam princípios parecidos, a diferença mais notória e óbvia é que o CrossFire é da ATI (AMD Radeon) e o SLI é da Nvidia (Geforce).

O que preciso para fazer Crossfire ou SLI?

- Bom, o óbvio, mais de 1 VGA;

- 1 Placa mãe com mais de um slot PCI-E 16x licenciada para CF ou SLI;

- Conector SLI ou Crossfire (Bridge ou Ponte);

Foto de 3 geforces em sli usando ponte rigida de 2 vias:

2584842willmat937_ecf1273b9f.jpg

Foto de 4 radeons em crossfire usando 3 conectores flex:

hd_3800_cwillmatssfire.jpg

- Fonte de alimentação com potência suficiente e conectores para alimentar um sistema com várias VGA's;

- Muita paciência.

Como funciona?

fonte:

http://piratasdocrysis.blogspot.com/2010/10/como-funciona-um-sli-ou-crossfire.html

Sem entrar em termos muito técnicos, são 3 modos de operação diferentes (que o driver da placa seleciona automaticamente), são eles:

Modo Alternado:

- Nesse modo cada placa processa um frame alternado; no caso de 2 placas de vídeo uma processa todos os frames pares e a outra todos os frames ímpares

Modo Desempenho:

- Nesse modo cada placa processa 1 pixel alternado; no caso de 2 placas a primeira processa todos os pixel pares e a segunda todos os ímpares (obs: no sistema da Nvidia esse modo processa linhas alternadas horizontalmente e não pixels).

Modo Compatibilidade:

- A tela é dividida ao meio horizontalmente a placa 1 processa a "tela" de cima e a placa 2 a tela de baixo.

Vantagens e desvantagens dos modos:

Modo alternado: a vantagem desse modo é com certeza a compatibilidade e o desempenho, nele você consegue entre 60-80% de desempenho de ambas as placas em jogos que usam graficos bem dinâmicos (explosões, corridas de carro e afins) podendo chegar até 95% em jogos estáticos (jogos de batalha espacial como Eve online, Starcraft 2 e afins). A desvantagem dele é que em jogos que o grafico "pisca" o desempenho é muito afetado e em alguns casos a tela fica com a iluminação "tremida" (isso se deve ao fato de o gama das placas estar configurado diferente, em jogos que isso ocorra sete o gamma do jogo sempre pra 1.00 e o valor do gama no CCC ou no Forceware para o mesmo valor).

Modo desempenho: é o mais usado por jogos modernos o desempenho desse modo, salvo por incompatibilidades é de 80-95% a mais de desempenho, a grande desvantagem desse modo é que ele apresenta gravíssimos problemas com efeitos de iluminação, no jogo bioshock isso fica extremamente evidente, são erros grotescos de luz projetada.

Modo compatibilidade: o pior deles com certeza, em muitos casos já vi o FPS cair usando 2 placas em comparação a 1 placa. O jogo campeão de isso acontecer é o Crysis, em especial em placas da ATI, a única vantagem desse modo é que ele é compatível com praticamente todos os jogos o único que eu conheço que não aceita isso é Heroes of Might and Magic V, mais até em jogos de DOS como Transport Tycoon, The Need For Speed SE (1995) eu já executei nesse modo e funciona ok.

Uma observação que pode ser pertinente para alguns é que a maioria dos benchmarks usam o modo alternado, do meu conhecimento o único que usa o modo desempenho é o 3Dmark, se prestarem atenção isso explica em partes o porque em benchmarks sempre desempenho de crossfire/sli fica entre 40-60% (fonte disso é o manual do 3Dmark 2006 que vem incluso com o programa).

Algumas informações relativas a história e parte técnica:

OBS: o que estiver em vermelho de agora em diante é informação desatualizada que está nesse tutorial apenas por propositos históricos, hoje ambos os modos usam o mesmo sistema, o da ATI, mais a informação abaixo ainda vale pra todas as Geforce que usam 4 numeros (6800GT por exemplo)

Diferenças notáveis:

A maior diferença entre o CrossFire e o SLI se dá no jeito que as placas se comunicam. Um erro muito comum é colocar 2 cabos crossfire numa ligação de 2 placas, fazer isso além de danificar seu equipamento causa uma queda de fps e faz com que as placas esquentem muito, já o SLI é necessário ter 2 pontes (válido apenas para séries de 4 números).

Explicação técnica:

A ATI usa em suas placas um sistema de comunicação de vias duplas, pela mesma bridge ela consegue mandar e receber sinais. No caso, as placas high-end da ati tem 2 conectores para se você quiser ligar 3 ou mais placas. Por exemplo: em um sistema de 3 placas o processo seria um conector da A-B e um da B-C; no caso a placa B ficaria com as 2 entradas ocupadas e intermediaria o tráfego. No caso do sli um dos cabos é o de ida e o outro o de volta, portanto se você for ligar 2 placas, ambos os conectores tem que estar conectados e no caso de 3 placas você usa um conector especial que liga A-B-C tanto na ida como na volta. As imagens ilustrativas desses procedimentos estão no começo do tutorial, não vou repeti-las.

Alguns fatos sobre isso relativo a comparação de desempenho:

No caso de 2 placas a diferença entre 1 e outro sistema é pequena mais em media o desempenho do SLI é pelo menos 10% inferior ao do crossfire.

Na série nova da Geforce essa diferença caiu bastante, agora os sistemas estão bem equiparáveis, sendo as diferenças mais devido a software do que a hardware visto que agora ambas usam os mesmos princípios de funcionamento para CF e SLI. Fotos de benchs se encontram no final do tópico junto de comentários e opiniões pessoais.

Sobre a fonte de energia

fonte de informações: Curso de engenharia mecânica na USP de São Carlos (é a gente tem eletricidade e laboratório de eletricidade na eng. mecânica)

Introdução:

Um fato sobre placas de vídeo que algumas pessoas não sabem é que elas funcionam em 12v, ou seja, a sua fonte ter 1000w não quer dizer que ela aguenta 2 placas de 400w, dito isso então:

Como descobrir a potencia real de sua fonte no 12V?

Simples, você vai olhar na lateral a corrente da sua fonte no +12v eu uso uma fonte da corsair de 450w então vou usar ela como exemplo. Aqui lê assim: MAX Current, na coluna +12V é 33A, isso significa que a minha fonte aguenta até 33A no 12v.

06.jpg

Como calcular a potência?

Usem a fórmula Potencia = 12 x corrente, no caso da minha fonte P= 12x33 = 396W, simples não? então apesar de minha fonte marcar como 450w a potência real dela no 12v é de 396w.

Informações adicionais:

Para quem quiser um artigo muito bem explicado sobre esse assunto segue o link: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Quanto-uma-Fonte-Generica-de-500-W-Realmente-Fornece/1475

Para quem não tem tempo/paciencia de ler tudo vou tentar resumir abaixo:

Eu já vi fontes genéricas de 600w que não aguentam nem 20A no 12v é dai que vem o termo fonte de potencia real. Então olhem isso, a potência que cada placa dissipa (TDP) tem no site do fabricante, a potência do 12v da sua fonte para o seu pc tem que seguir a seguinte formula: potência do seu processador+placas de video * 1.2

No meu caso eu uso 2 radeons de 125W e um processador de 100w

ou seja 350W eu precisaria de uma fonte de 420W, mais embora a minha seja de 396w, por ser uma fonte de qualidade ela nem chega a esquentar e muito raramente o seu pc dissipa a potencia nominal dele, fica ai a dica.

Como fazer o SLI e o Crossfire Funcionar?

Introdução:

Apesar de ser onde as pessoas mais tem dificuldades é aonde é mais simples de fazer, mais antes algumas considerações:

Crossfire e SLI não funcionam no desktop ou em jogos rodando no modo janela, esses modos só são suportados em aplicativos rodando em tela cheia;

Procedimento de ativação passo-a-passo:

OBS: No momento eu estou usando 2 radeons 4670 da HIS então eu vou ficar devendo sobre como ativar o SLI, meu pc antigo que usava sli, então pra não escrever coisas erradas não vou fazer o passo a passo de SLI, desculpem (nos comentários abaixo no tópico explicaram como ativar o SLI, não vou escrever aqui pois o processo é análogo).

Sobre o crossfire:

Depois de você ter conectado ambas as placas COM APENAS 1 CONECTOR ENTRE CADA PLACA! entre no CCC (catalyst control center):

- A última opção esta escrito CrossFireX, clique lá;

- Na tela à sua direita selecione o box escrito, "Enable crossfire X" e clique em Apply e REINICIE O PC se for a primeira vez que você marca essa opção;

- Pronto você ativou o crossfire.

Descobrindo se funcionou:

3 maneiras simples:

1- rode um jogo recente como bioshock ou fallout vegas e veja se ambas as placas estão esquentando. É um método prático que funciona já que se a temperatura de ambas as placas estiver próxima (5°C no máximo de diferença) é porque ambas estão sobre cargas de processamento parecidas).

2- passe o 3dmark 2006 se seu fps aumentar mais de 10% você fez certo (o normal é aumentar pelo menos 50%).

3- Após instalado o crossfire:

- Clique com botão direito do mouse no icone da ATI ao lado do relógio selecione a placa de vídeo que tiver o nome mais acima;

- CrossfireX settings;

- Show Crossfirex status icon (where applicable).

Com essa opção selecionada sempre que o seu pc estiver usando ambas as placas ele aparece um icone vermelho no canto direito em cima da sua tela escrito CROSSFIRE X, muito simples. O SLI não tem essa oção.

Sobre estabilidade

Simples. Quando o jogo é incompatível, desligue o crossfire. Alguns jogos como DEAD SPACE não suportam crossfire. Ele não dá conflito, apenas não usa e de maneira alguma o sistema fica "lento" ou instável por causa do crossfire ou SLI. Já em alguns jogos como o citado anteriormente Heroes of might and magic V o jogo simplesmente dá um erro e não executa. Mas são todos problemas de fácil solução e que de maneira alguma vão estragar seu dia ou fazer você ter vontade de jogar seu PC pela janela.

Compatibilidade entre placas diferentes

É sim possível fazer Crossfire e SLI com placas diferentes, até um certo ponto.

O SLI é tolerante com placas da mesma linha (ambas 9600GT por exemplo) mas aceita variações de clock e de quantidade de memória (que vão ser reduzidos a um denominador comum), bem como fabricantes diferentes.

O CF é bem mais flexível, como vocês podem acompanhar no gráfico abaixo. O CF, desde as placas da linha HD4000 em diante, é tolerante com CF de placas da mesma família (série HD4800 por exemplo, onde temos HD4830, HD4850, HD4850X2, HD4870, HD4870X2 e HD4890, todas estas podem ser combinadas entre si, por exemplo) bem como admite variações de clock e de quantidade de memória e fabricantes diferentes.

Mesmo que no chart da ATI fale que não, já testei aqui e funciona o CF com placas de familías diferentes, como a HD4600 com uma HD4800, mas o desempenho foi reduzido como se houvessem duas HD4600.

Abaixo nos comentários Linkaram um video no youtube em inglês que vale a pena ser visto em que o cara demonstra a compatibilidade...

crossfire_table_compatibilidade.JPG

Dicas sobre usar placas diferentes:

Se você fizer crossfire usando 2 placas diferentes, porém proximas, digamos uma 4870 e uma 4890 da ati, coloque a placa mais forte sempre no slot principal (o que você usaria se tivesse apenas 1 placa, geralmente esse slot é o de cima, mais proximo ao processador), porque sempre quem trabalha "folgado" é a placa secundária.

Sobre por placas com memorias diferentes:

Como já dito, o crossfire vai limitar a memória das 2 para serem iguais a da placa com menos memória, por exemplo se você pegar 1 4670 com 512 e uma com 1gb, as 2 rodarão como se tivessem 512, e usar 2 placas de 512 não te faz ter o equivalente a uma placa de 1gb. A exlicação pra isso é que você ainda tem que processar seus frames separadamente, então cada GPU precisa de seu próprio banco de memória.

Recomendações:

Usem placas idênticas e de preferência de mesma marca (o motivo pra mesma marca é o cooler, quanto maior a diferença de temperatura há possível diferença de desempenho e algumas marcas como Gainward (Geforce), HIS (Radeon), etc costumam lançar versões com overclock de fábrica, o que também afeta o desempenho.

Então se você pensa em comprar uma placa de video barata com uma placa mãe pra crossfire e depois comprar uma placa de video 4 anos depois e aproveitar a antiga não façam porque não vai dar certo.

Conclusões finais

SLI e CrossFire valem a pena?

NÃO, infelizmente em termos de custo/benefício não valem, com raras exceções.

Se não vale a pena, por que usar então?

Placas mid ou low-end se forem ligadas em crossfire/sli 2 ou 3-way conseguem um desempenho igual ou superior ao de uma placa high-end e as vezes consumindo tanto ou menos energia ou as vezes menos barulho, devido à maior eficiência de sistemas de refrigeração em chips menores.

O Crossfire e SLI permitem que você obtenha um desempenho assustador quando são usados com 2 ou mais placas high end, apesar de não valer a pena o custo/benefício, é o caminho a se seguir para obter esse nivel de desempenho "entusiasta".

Então eu recomendo crossfire e SLI pra 2 tipos de pessoas:

- As pessoas doidas e ricas que querem rodar crysis 2 a 100fps usando por exemplo 3 radeons e gastar 3000 reais pra isso (fora a placa mãe e a fonte)

- Para pessoas que não suportam PC barulhento e quarto quente. As vezes 2 placas mid end não fazem nem metade do barulho de uma high end.

Compatibilidade com aplicativos:

Alguns jogos e a grande maioria dos aplicativos graficos não suportam crossfire/SLI, portanto leve isso em consideração. Lembre-se da regra geral: SE É EM JANELA NÃO FUNCIONA.

Placas X2 (Dual GPU)

Introdução

Algumas placas top-end da ATI tem no nome o sufixo X2 por exemplo: Radeon HD4870X2, isso quer dizer que nessa placa você tem 2 processadores graficos HD4870 que FAZEM CROSSFIRE entre si.

Observações

Essa placa é muito peculiar no fato de que você não precisa de uma placa mãe com suporte a crossfire pra instalar ela, pois ela possui uma bridge interna. O desempenho dela sofre os mesmos problemas do crossfire mais por ela ser uma única placa é uma opção mais viável de crossfire. Mas cuidado, essa placa é monstruosa e gasta por volta do dobro de potência de uma HD4870 normal e como falei ela sofre as mesmas limitações do cross (não usa os 2 processadores em modo janela e etc...)

Curiosidades

Perto do ano 2000 a 3Dfx (pra quem não sabe era "a" fabricante de placas de video da época) tentou fazer algo parecido na Vodoo 5, a vodoo 5 6000 usava 4 GPUs integrados em uma placa só e era ligada diretamente na tomada com um transformador que saia da traseira da placa (na época o AGP não aguentava a potencia da placa e não existiam fontes capazes de alimentar os 140w necessários). Foram feitos só alguns protótipos dessa placa que nunca chegou ao mercado, a 3Dfx fechou as portas antes.

Para quem tiver curiosidade de saber a historia da Voodoo e o nascimento do Crossfire/SLI abaixo seguem os links:

voodoo5_6000.jpg

link da materia sobre a vodoo:

http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap8-26

Se alguem tiver alguma dúvida que eu não cobri nesse topico sintam-se a vontade pra postar e desculpe se falei alguma besteira. Eu resolvi fazer esse tópico porque as informações sobre esses sistemas na net são bem vagas e muito contraditórias, muito do que escrevi ali em cima eu mesmo testei usando os sistemas em casa e por isso o tópico é um pouco pobre em fontes de informação. No caso das pontes de conexão mesmo eu comprei 2 porque fui enganado, só depois que eu descobri que minhas placas estavam ficando a 70°C por causa disso e o desempenho tava uma caca eu resolvi tirar 1 dos cabos só pra ver o que acontecia, aí fui estudar e vi que realmente não pode ter 2. Espero ter tirado algumas duvidas, e valeu por perderem seu tempo =]

Abraços, Van

Revisado por Diego Paladin - 12/12/2010: ortografia e complementações.

======================================================

Algumas informações interessantes postadas ao longo do tópico:

Tenho agora uma informação que a maioria não sabe ou tem a opinião fixa de que é impossível mas que vai quebrar a cuca de muita gente e fazer a alegria de todos!

SLI em placa com chipset AMD que foi feita para Crossfire, sim, acabei de fazer isso e muitos no mundo também fizeram, então vamos ensinar como se faz isso bem rapidamente e fácil, eu me ferrei a tarde toda hoje porque segui um Tutorial antigo e etc, mas vou mastigar para vocês não terem problemas:

Site oficial do projeto http://xdevs.com/e107_plugins/content/content.php?content.30

Primeiramente conecte as duas VGAs nos slots com a ponte SLI, instalem o driver mais atual da Nvidia, desabilitem o UAC no Vista ou Seven e simplesmente façam download de um patch aqui.

Executem o arquivo abrirá uma janela verde com as informações do programa, se tudo estiver certo mandem instalar, se tudo der certo quando reiniciar o windows aparecerá um boot com a opção SLI juntamente com a normal, tanto faz pode usar qualquer uma delas, funciona nos dois, vá no painel de controle e veja a opção de configuração do SLI junto com o PhysX, só ativar e pronto, só alegria.

Espero que não esteja confuso, peguei cada tranqueira de tutoriais que só complicaram a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só ressaltanto alguns portos:

Ponto principal: Escolha da placa mãe: sim é o chipset da placa mãe quem vai te falar se é possível fazer ou não o crosfire/sli, pois salvo as raridades (placas de 1k pra cima [com chip lucid hidra]) elas aceitam apenas um ou outro (ou crosfire [chipset intel ou amd] ou sli [chip nvidia]), e também verificar a quantidade de slots pcie_16x a placa tem (mínimo de 2).

Outro ponto é falar sobre o SLI, que é bem simples de ativar, no caso após colocar as placas e conectalas com a ponte SLI (que é somente uma, de uma ou 2 vias, que depende do modelo de placa de vídeo), instale o driver, após reiniciar o micro ele normalmente irá reconhecer as 2 placas e te perguntar se quer ativar o SLI, caso isso não ocorra, abra o painel de controle da nvidia e entre na opção sli/physicX e marque a opão ativar SLI, ele vai dar uma rápida piscada de tela, e aparecerá uma caixa de diálogo com 15sec para confirmar a escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei um tópico bacana...apesar de discordar de muitas afirmações suas (SLI valer a pena, jogos no Win7 com DirectX 11)...mas, enfim. :D

Acho que vai esclarecer aqueles com dúvidas sim. Mas (particularmente) penso que pontos de vista pessoais poderiam ficar de fora, assim o tutorial ficaria mais imparcial.

Apesar de ter postado pouco aqui no fórum, eu leio muito, e sempre acho interessante a colaboração espontânea dos membros :lol:

Como você mesmo disse, é o primeiro post. Em função disso achei muito bom.

Eu postei alguns resultados interessantes no tópico da GTX480, quem leu esse esse tutorial e gostaria de saber a diferença mensurada com o Unigine 2.1 entre single e SLI de duas vias é só acessar: http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-gtx480-topico/790133?t=790133&page=15&highlight=gtx480

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que leio a afirmação SLI só com chipset nvidia, eu fico me perguntando se isso não funciona http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/323209-definitivo-sli-em-placa-mãe-amd.html, porque eu lendo e relendo parece que funciona sim.

Alias se não li errado serve para fazer SLI para qualquer tipo de chipset. Segue aqui o link para todos os chipsets. http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/278107-tutorial-ativando-nvidia-sli-nos-chipset.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MINHAS opiniões PESSOAIS SOBRE QUEM JÁ USOU OS 2 SISTEMAS:

-Daqui pra baixo o tutorial está terminado, tudo de agora em diante é minha opnião pessoal, você não é obrigado a concordar e eu não sou obrigado a provar, você acredita se quiser, por favor lembrem disso antes de fazer os comentários, grato.

Apesar de eu ter noção que agora que existe o physicX e 90% dos jogos usarem a unreal engine que é feita pra funcionar com placas da g-force eu NÃO recomendo SLI para ninguem(informação desatualizada nas series com 3 numeros o SLI é equivalente ao crossfire), se você quer usar esse sistema use o crossfire que é beeeeeeem superior(mesmo da frase anterior), agora se você quer usar uma placa de video só, use g-force (embora elas esquentem bem mais que as ATI e gastem mais energia elétrica), o custo beneficio e as vantagens do physicX estão compensando. (um parenteses é que a n-videa vende a placa do physicX separado se você quiser pode usar radeons e espetar uma placa de physicX no seu pc, 2 amigos meus que fazem isso vivem reclamando de problemas de incompatibilidade e NÃO DÁ PRA USAR CROSSFIRE COM A PLACA DE PHYSICX.

PARA OS TARADOS POR GRÁFICOS TEM AI O BENCHMARK DA G-FORCE 480 E DA RADEON 5700... EU DISCORDO COM ALGUNS DESSES NUMEROS, VARIOS TESTES ESTÃO BUGADOS... (NA BOA ATÉ AS MINHAS 4670 DÃO MAIS DE 5 FPS NO BAD COMPANY NÉ?) MAIS É AQUELA, TESTE CADA UM FAZ O SEU E EU NÃO GARANTO A QUALIDADE DO DOS OUTROS... MAIS PEDIRAM PRA LINKAR ESSE FOI O MAIS ATUAL EM PORTUGUES QUE EU ACHEI:

http://pontuaki.com.br/sli-vs-crossfire-veja-quem-e-o-melhor/

Se é que minha opnião pessoal conta de alguma coisa a diferença entre as 2 gpus está na memoria ram, não é justo um teste em resoluções tão altas com uma placa tendo 50% a mais de ram do que a outra... para quem não sabe a unica diferença que faz em sua placa a quantidade de memoria ram é o tamanho da textura que ela consegue abrir, trocando em miudos o tamanho maximo da resolução que ela aguenta antes de começar a perder muito de desempenho por gargalo... as minhas aqui são de 512 se eu pegar um jogo e fazer o bench em 1280x800 elas marcam 3% a mais que a de 1gb, isso é devido a velocidade do buffer de memória ser um pouco superior, se eu por em resolução de 2560*1600 uma hd de 1gb vai marcar mais do que o dobro de fps da minha de 512, isso é devido ao tamanho da textura pra abrir uma textura de 2500/1600 você precisa de quase 2gb de memoria ram, a fonte desse calculo eu vou ficar devendo porque eu não lembro onde peguei... eu vou ver se acho um bench comparando placas iguais mais com memorias difernetes e linko aqui pra vocês verem o que estou falando.

Sobre o que falei da memoria eu achei os 2 graficos que eu queria:

info das placas de video:

Graphics:

ATI Radeon HD 5670

725 MHz Core, 1,000 MHz Memory, 512MB GDDR5

Gigabyte GeForce 9600 GT

650 MHz Core, 1,625 MHz Shaders, 900 MHz Memory, 1GB DDR3

Fallout 3: Patch 1.4.0.6., Custom THG Benchmark High Quality, No AA, No AF

500x_fo3_1280_01.jpg

500x_fo3_1680_01.jpg

reparem no desempenho da 9800 GT e da HD 5670 com resolução baixa a radeon ganha porque ela tem o processador mais rápido, com a resolução alta ela perde porque a memoria vira gargalo

Achei o grafico de temperatura que eu falava:

500x_power_01.jpg

quanto mais high end a placa mais quente, e placas da n-videa gastam mais energia e trabalham mais quentes que as ati, eu escolhi fazer crossfire de HD4670 por causa desse grafico ai, as da his ficam 11°C mais frias do que essa que ele usa na referencia (fonte desses 11° é o fabricante do cooler ICEq)

=======================================================

Só ressaltanto alguns portos:

Outro ponto é falar sobre o SLI, que é bem simples de ativar, no caso após colocar as placas e conectalas com a ponte SLI (que é somente uma, de uma ou 2 vias, que depende do modelo de placa de vídeo), instale o driver, após reiniciar o micro ele normalmente irá reconhecer as 2 placas e te perguntar se quer ativar o SLI, caso isso não ocorra, abra o painel de controle da nvidia e entre na opção sli/physicX e marque a opão ativar SLI, ele vai dar uma rápida piscada de tela, e aparecerá uma caixa de diálogo com 15sec para confirmar a escolha.

como disse, um processo analogo =]

uma coisa que esqueci de falar sobre o chipset é que a maioria dos chipsets de crossfire e sli antigo fazem seu pcie ficar 1 a 16x e o outro a 4x, cuidado com esse tipo de placa desempenho em chipset assim é péssimo... alguns chips antigos de qualidade superior usam 8x 8x, até placas equivalentes a radeon 4670 não tem perca de desempenho em relação aos modernos, mais pras radeons da serie 4800 e da série 5000 a perca é significativa...

Acho que vai esclarecer aqueles com dúvidas sim. Mas (particularmente) penso que pontos de vista pessoais poderiam ficar de fora, assim o tutorial ficaria mais imparcial.

tipo, apesar de ter parecid que sou fã boy da ati, pra ser sincero fora as ATI da HIS que tem o cooler ICEq, desde que a amd comprou a ATI eu não compraria ATI... o que eu escrevi eu falei desse jeito pra tentar passar minhas experiencias tanto com crossfire quanto com SLI, no meu caso em especial não fui feliz com SLI, e tive 2 pcs usando os sistema e os 2 eu achei que não valeu a pena, o meu atual usa crossfire eu também não sou feliz com o desempenho (quando falo isso é com relação ao custo beneficio... com preço que paguei nas minhas 2 placas de video + a placa-mãe eu poderia ter pego uma placa-mãe sem cross de mesma qualidade e uma 4890 black edition que dá uma sova nas minhas 2 4670 =P... mais eu sou sim feliz com o resultado como falei um pc super silencioso e que não esquenta...) se eu faria crossfire ou sli de novo? a resposta é simples... depende... se quando eu for traocar de pc tiver uma placa de video que não tenha 40cm de comprimento de pra fritar ovo nas costas dela não eu não faria.... mais se continuar como é hoje eu faria com certeza... porque pra mim não tem preço um PC silencioso... então assim, to pedindo desculpas mesmo, eu não sei ser imparcial em tutoriais =P eu acho que é legal falar experiencia propria pra alertar quem estiver super empolgado achando que crossfire faz milagre... porque não faz é uma alternativa que tem suas vantagens e desvantagens =]. e Ale, se sua experiencia com SLI foi diferente da minha fala ae pra galera ler! as vezes eu que dei azar e no meu caso em especial não ficou legal tanto que tem amigo meu com crossfire e fala que não chega nem perto do meu desempenho... mais no caso dele é porque ele roda uma HD4890x² num dual core... o gargalo dele é o processador não o video. e de novo desculpa eu to aprendendo com tempo chego lá =P

Toda vez que leio a afirmação SLI só com chipset nvidia, eu fico me perguntando se isso não funciona http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/323209-definitivo-sli-em-placa-mãe-amd.html, porque eu lendo e relendo parece que funciona sim.

Alias se não li errado serve para fazer SLI para qualquer tipo de chipset. Segue aqui o link para todos os chipsets. http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/278107-tutorial-ativando-nvidia-sli-nos-chipset.html

Cara a minha placa mãe é uma AW9D-MAX da abit, eu faço crossfire nela, nunca testei por 2 g-force aqui... mais se te serve de algo o chipset dela não é n-force (ainda se chama assim o chipset da n-videa? =P) mais o conector que veio junto da placa mãe é pra SLI... então eu acho que esse lance de o chipset ser da n-videa é meio furada.... antigamente a muito tempo atras eu sei que era verdade, mais na época que isso era verdade pra fazer crossfire você tinha que pegar uma radeon crossfire edition porque a parte que fazia o crossfire ficava na placa de video (isso é da época das X850) então acho que é só uma desatualização mesmo... mais não sei te falar com certeza, vou ver se 2 amigos meus tem g-forces da mesma série e pego pra testar ai posto aqui abraços

uma outra coisa que o ale falou e eu procurei saber realmente ele tem razão, as novas g-force atualizaram o sistema de transferencia de dados, agora (copiaram da ATI) você não precisa mais de pontos duplas, 1 unico cabo transmite e recebe os dados, essa atualização foi feita nas placas de 3 numeros (como a 480) toda placa de 4 numeros ainda usa o sistema antigo (é igual as ati, toda placa da série X você precisa de uma placa especial crossfire edition pra fazer o crossfire, quando mudaram pra série HD essa limitação foi removida e integrada no chipset da placa mãe. To curioso pra ver agora como deve tar o desempenho do SLI, acredito que agora esteja semelhante ao crossfire porque do ponto de vista de hardware era a unica diferença dos 2 sistemas... a questão é o catalyst versus o drive da n-videa... pelo menos na época que eu tinha g-force era senso comum que se você ligasse AA nas g-force elas morriam porque não faziam AA seletivo (pra quem não sabe AA seletivo é você fazer o AA maximo no centro da tela e quanto mais pras bordas menos aplicar o efeito, a explicação disso é que você raramente olha o canto da tela, logo não tem porque fazer um AA de 16x lá... mais essa informação eu não consegui achar pra confirmar, até 2008 era um sistema patenteado da ATI, é o famoso catalyst AI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom aqui tem um vídeo ótimo do Linus Sebastian da NCIX falando exatamente sobre o mesmo assunto. Esta em inglês mas acho muito interessante pra complementar esse tutorial. Ele abordou uma dúvida muito bacana, usar placas de fabricantes diferentes mas com mesmo chipset também funciona, tanto para SLI como CF. Não imposrta o formato, refrigeração nem nada, basta ambas terem o mesmo chipset. Enfim, é mais legar ver o vídeo:

Parabéns ao dono do tópico, agora sim ficou top.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu, se ficou bom foi graças as criticas construtivas ai da galera que indicou os pontos onde tava muito fraco eu to esperando um amigo meu de sp que diz que vem ai até o fim do mes trazer a radeon dele aqui pra ver se consigo ao menos tirar fotos sobre o que o cara fala no video, quero ligar de novo um 4800 aqui junto de uma 4600 pra mostrar que é possivel, abraços. Sobre o video pra quem entende inglês ele fala +- o que falei ali em cima, como sempre falo pci ex em 8x ainda é o suficiente pra rodar todas as placas modernas, só na 480 e na 5700 que você ve uma pequena perda de performance (essa info é do tom's hardware e no video do alê o cara confirma) um pouco das coisas que eu deixei de falar é porque a fonte que eu tenho sobre esse tipo de detalhe é em inglês e quis colocar o post 100% em portugues pra todos entenderem, então basicamente é isso o video é só mais uma prova do que já tinha sido falado anteriormente. Pra quem sabe inglês vale muito a pena ver, abraços e brigado pelas contibuições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das informações, só achei errado algumas comparações;

Jamais uma HD4670 mesmo em Dual ( X2 CFX ) Chega ao desempenho de 1x HD4890.

Ela é mais lenta que a 9600GT.

Acredito que falando em Dobro, a HD4830 seria a ideal para falar que 2x HD4830 são 1x HD4890

2x HD4850 já é mais rápido que 1x HD4890

2x HD4670 deve ser com 1x HD4870 ou menos.

É muito relativo os testes.

No mais o o topico tá ficando bom, mais imagens e formatação, e menos erros de portugues, pode até ser FIXO.

Vale lembrar que o CDH é referencia Nacional em Pesquisa de informação sobre HardWare e PC e tudo relativo em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom topico, porém, há necessidade de mais fontes e base para afirmações como, (crysis roda melhor em SLI do que em CF)...

Olá,

Amigo realmente o Crysis roda melhor em SLI do que em CF...

Tenho um CF de HD5770 e posso afirmar que o jogo fica horrivel em CF...Não sei em SLI mas até hoje nao ouvi relatos negativos do Crysis em modo SLI

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o problema em deixar 2 pontes crossfire ao invés de 1? eu por exemplo faço isso, dá algum pau no sistema?

Olá,

Amigo leia este trecho do tópico:

"A maior diferença entre o CrossFire e o SLI se dá no jeito que as placas se comunicam. Um erro muito comum é colocar 2 cabos crossfire numa ligação de 2 placas, fazer isso além de danificar seu equipamento causa uma queda de fps e faz com que as placas esquentem muito, já o SLI é necessário ter 2 pontes.

O que ninguem sabe é o porque disso, agora vou falar:

a ATI usa em suas placas um sistema de comunicação de vias duplas, pela mesma porta ou cabo(tanto faz =P) ela consegue mandar e receber sinais, no caso as placas da ati tem 2 conectores pra se você quiser ligar 3 ou mais placas você ligaria um conector da A-B e um da B-C ai no caso a placa B ficaria com as 2 entradas ocupadas e intermediaria o trafego. No caso do sli um dos cabos é o de ida e o outro o devolta, portanto se você for ligar 2 placas, ambos os conectores tem que estar conectados e no caso de 3 placas você usa um conector especial que liga A-B-C tanto na ida como na volta."

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Amigo leia este trecho do tópico:

"A maior diferença entre o CrossFire e o SLI se dá no jeito que as placas se comunicam. Um erro muito comum é colocar 2 cabos crossfire numa ligação de 2 placas, fazer isso além de danificar seu equipamento causa uma queda de fps e faz com que as placas esquentem muito, já o SLI é necessário ter 2 pontes.

O que ninguem sabe é o porque disso, agora vou falar:

a ATI usa em suas placas um sistema de comunicação de vias duplas, pela mesma porta ou cabo(tanto faz =P) ela consegue mandar e receber sinais, no caso as placas da ati tem 2 conectores pra se você quiser ligar 3 ou mais placas você ligaria um conector da A-B e um da B-C ai no caso a placa B ficaria com as 2 entradas ocupadas e intermediaria o trafego. No caso do sli um dos cabos é o de ida e o outro o devolta, portanto se você for ligar 2 placas, ambos os conectores tem que estar conectados e no caso de 3 placas você usa um conector especial que liga A-B-C tanto na ida como na volta."

abraço

puts cara, que cagada monstra minha, deixava as 2 pontes no meu cross de 4870, eu tava mt infeliz, desempenhos iguais à uma 4870 em single e as vezes até pior (_( deixei uma ponte só e o desempenho melhorou e muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PuNiShEr;4694000']Das informações' date=' só achei errado algumas comparações;

Jamais uma HD4670 mesmo em Dual ( X2 CFX ) Chega ao desempenho de 1x HD4890.

Ela é mais lenta que a 9600GT.

Acredito que falando em Dobro, a HD4830 seria a ideal para falar que 2x HD4830 são 1x HD4890

2x HD4850 já é mais rápido que 1x HD4890

2x HD4670 deve ser com 1x HD4870 ou menos.

É muito relativo os testes.

No mais o o topico tá ficando bom, mais imagens e formatação, e menos erros de portugues, pode até ser FIXO.

Vale lembrar que o CDH é referencia Nacional em Pesquisa de informação sobre HardWare e PC e tudo relativo em geral.[/quote']

sobre o 4890 era pra ter escrito 4870 me confundi... eu não to achando onde tá escrito pra corrigir XD. (achei e já corrigi punisher, inclusive coloquei um chart da tom's hardware sobre a placa da HIS e a 4870, elas perdem por 10% em media (que pra mim é ser equivalente) a 4850 é equivalente a cross de 4670 normais abraços =]) a 4830 punisher é placa de escritorio... uma 4870 já passa ela um pouco... tipo a ATI soltou um comparativo uma vez que seria assim a **30 seria a antiga SE, a **50 seria as placas normais a **70seria a PRO e a **90 seria a XT (isso é uma comparação da época da série X*** pra tras) mais o lance de comparar crossfire da 4670 com a 4890 foi vacilo meu mesmo reconheço, é que é numero demais eu me confundo o que deve ter acontecido é que eu ia digitar 4800 e apertei o 9 sem querer, algo do tipo, vou procurar e corrigir... sobre por mais imagens e tal você sugere que faça isso em quais partes do topico?

RENATO: sobre 2 pontes, o problema é que pelas 2 vias vem a mesma informação e as vezes a placa tenta processar as 2 (que são iguais) o que gera um erro e o catalyst AI desliga o crossfire pra não danificar as placas (essa informação eu não coloquei na parte principal porque eu não tenho fonte oficial dela, isso foi um colega meu que faz ciencias da computação na USP quem me explicou) pra mim fez sentido, mais em todo caso eu tive mesmo problema que você tava tendo e so resolvi tirando uma das pontes... abraços

GOKU: cara não adianta falar que não concorda... isso se chama trollagem, se você não concorda fala com o que não concorda, diga o que você acha que é certo e me manda sua fonte que eu verifico, se não for o forum do joaquim e sim algum lugar sério eu edito com todo prazer aprendo um pouco e ainda te agradeço pela ajuda, agora, falar que não concorda e nem se dar ao trabalho de falar o porque só prejudica o forum como um todo, abraços.

DIEGO: assim eu falei do crysis por experiencia propria, no meu sistema ficou uma barca em crossfire, no do meu amigo de sp que tem 2 HD4870 ele fala mesma coisa, o meu amigo que tem cross de 9800GT (se eu escrevi um numero que não existe é porque é 9600GT) diz que o fps dele sobe 70% em media, no caso dos sistemas de ati o meu subiu nem 10% e do meu amigo de SP na verdade manteve o fps só que o jogo dá slow down (fica dando "soquinho") o tempo todo e eu já fiz tudo que você pode imaginar pra corrigir isso (desligar catalyst ai, mudar resolução trocar ponte de lugar inverter as placas e por ai vai) e nada deu certo... eu não coloco foto de benchmark simplesmente porque onde vou arrumar uma foto comparando crysis com sli/crossfire de 2 placas equivalentes da ati/n-videa? fica complicado... e eu tenho certeza que isso acontece em alguns games com o SLI tambem, eu só não sei de nenhum isso é um caso particular em que a programação do jogo não foi feita pra usar os sistema de 1 das empresas e apresenta algum conflito... acontece, pelo menos é minha opnião.

sobre os erros de digitação e redação eu já tinha corrigido mais o forum não salvou ¬¬", quando eu tiver saco eu faço isso de novo, mesmo porque dá pra entender tudo que está escrito ali e eu sei que é pegação de pé isso =P, então quando der eu faço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, to vendo que está arrumando o tópico, em momento algum quis denegrir ele ou te prejudicar, mas a primeira impressão estava bem estranho, mas agora ta melhorando, a linguagem é importante, passa uma seriedade nas informações, não dá pra usar gírias e afins.

Quanto ao assunto, muito bom, quando eu usava crossfire de X1950 PRO, não existia informação alguma, tive que conectar as duas no grito e utilizando a lógica usei as duas pontes, as placas esquentavam muito, mas funcionavam, pena que não tenho mais elas pra fazer o teste só com uma ponte e verificar alguma melhora.

Quanto a fazer crossfire com placas bem diferentes, não disse que não funcionava, mas que não era eficiente, pois o crossfire X pode funcionar com placas onboard junto com offboard, mas eu tenho o conceito de usar crossfire ou sli de alta performance então a preferência por placas da mesma série e se possível idênticas.

Meu próximo objetivo é colocar duas HD5770 e/ ou duas GTX 460 (claro que separadas, cada par de uma vez, rss) em placa com chipset AMD, utilizando as dicas do Adrenaline escritas por algum usuário mestre que provou funcionar, a primeira GTX 460 está chegando aqui amanhã e a segunda fica para o ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera corrigi o que eu sabia de erros de protuguês, fiz a formatação da melhor maneira que consegui, procurei deixar a tutorial imparcial e coloquei todos os links que eu consegui achar, espero que agora esteja numa qualidade aceitável e que ajude quem estiver precisando, conforme a tecnologia for sendo atuaizada eu vou na medida do possivel atualizar o post, se ainda ficou alguma reclamação ou sugestão coloquem ai embaixo que edito com prazer, brigado a todos que ajudaram na criação desse meu primeiro tutorial. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho agora uma informação que a maioria não sabe ou tem a opinião fixa de que é impossível mas que vai quebrar a cuca de muita gente e fazer a alegria de todos!

SLI em placa com chipset AMD que foi feita para Crossfire, sim, acabei de fazer isso e muitos no mundo também fizeram, então vamos ensinar como se faz isso bem rapidamente e fácil, eu me ferrei a tarde toda hoje porque segui um Tutorial antigo e etc, mas vou mastigar para vocês não terem problemas:

Site oficial do projeto http://xdevs.com/e107_plugins/content/content.php?content.30

Primeiramente conecte as duas VGAs nos slots com a ponte SLI, instalem o driver mais atual da Nvidia, desabilitem o UAC no Vista ou Seven e simplesmente façam download de um patch aqui.

Executem o arquivo abrirá uma janela verde com as informações do programa, se tudo estiver certo mandem instalar, se tudo der certo quando reiniciar o windows aparecerá um boot com a opção SLI juntamente com a normal, tanto faz pode usar qualquer uma delas, funciona nos dois, (no inicio funcionava, hoje só está funcionando no boot SLI, o outro boot o driver de vídeo não é assinado para o Seven aí fica com ponto de exclamação e não funciona corretamente), vá no painel de controle e veja a opção de configuração do SLI junto com o PhysX, só ativar e pronto, só alegria.

Espero que não esteja confuso, peguei cada tranqueira de tutoriais que só complicaram a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom,

Finalmente tive tempo para fazer uma revisão no tutorial e no tópico. Queria agradecer ao Vanguard pela iniciativa e me desculpar por ter editado/alterado parte de seu tutorial, espero que tenha sido para melhor.

Por fim, a parte que diz comentários pessoais foi removida do post principal para não prejudicar a imparcialidade do texto, espero que entenda.

Por último, existe muita coisa que ainda pode ser escrita sobre CF e SLI, como PCI-E Scaling, filtros e qualidade de imagem, stuttering, multi-monitor, etc, acho que todos podem participar para fazer o tópico melhor.

Tópico adicionado a lista de tópicos importantes do setor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego o esquema de multimonitores na parte da ATI não seria o hydravison e aquela tecnologia nova de você colocar 3 telas uma ao lado da outra pra ter uma imagem super wide? se não estou enganado chama eyefinity essa tecnologia. porque se forem essas 2 tecnologias elas não são relacionadas com crossfire não... você pode fazer isso com uma placa de video normal (pelo menos no caso da ATI), você costuma fazer isso em sistema com crossfire porque 1 placa sozinha aguentar 3 telas é meio inviável...

Sobre a parte de filtros eu li uma vez que existe um jeito de você deixar a placa secundaria somente pra fazer filtro de imagem, tipo usar super AA e esse tipo de coisa, eu não falei nada no tópico porque eu não tenho conhecimentos sobre, desculpa... e mesmo porque a ideia do tutorial era mais esclarecer duvidas basicas, essa parte de filtragem já é mais pra categoria entusiasta, mas se alguem tiver afim de pesquisar escrever o texto e fundir com o tutorial que eu fiz sintam-se a vontade, como falei eu fiz esse tutorial por frustração que tive quando fui aprender a fazer cross, ideia era só dar uma luz para as pessoas perdidas... mais quanto mais completo melhor né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vanguard,

É que no início o modo CF ou SLI não suportava multimonitor, mesmo que a placa single suportasse o modo dual monitor por exemplo, o SLI ou CF dessa, que na teoria ligaria até 4 monitores, na prática só funcionava com apenas um.

Então não são todas as famílias de placas que suportam dual-monitor/eyefinity em CF/SLI, por isso a menção.

Outra coisa interessante sobre a história do CF, é que nos primórdios não existia a bridge de conexão e o PCI-E estava saturado por essa conexão (melhor dizendo, o chipset tornava o CF/SLI mais lento e desvantajoso, pois não há interconexão entre os PCI-E na placa mãe). Então surgiram várias soluções, como a interconexão pelas portas DVI e o conceito de placa master e slave.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah ok, agora entendi o que você (Diego) quis dizer, realmente na época da X800 você tinha que usar uma placa crossfire edition e ligar elas usando um adaptador nas DVIs e a parte de multimotitor tambem é verdade, é que naquela época eu acho que a maioria das pessoas nem sabiam que era possivel usar mais de um monitor no PC, mais com certeza é algo legal de ser por na parte histórica, quando eu tiver mais tempo eu crio uma resposta aqui no topico, te mando uma mensagem pessoal e você ve o que achar relevante e adiciona lá, porque de verdade eu não tenho a habilidade pra editar um tópico, ficou 10x mais claro e sucinto depois que você editou... tem horas que nem eu acredito que tirei 86% na redação da fuvest em 2003 =P, mais enfim obriado pela ajuda com o tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, queria fazer SLI com 3 GTX 460, custo é detalhe, não vem ao caso, já tenho duas que paguei barato, ia colocar a 3ª mas elas só tem um conector SLI e a ponte que eu tenho aqui é dupla com 2 conectores por placa, acho que não tem como funcionar, se a ponte fosse flexível poderia testar só com os 3 do mesmo lado, alguém sabe como é feita essa comunicação? se todos os conectores são realmente necessários?

Para o uso que eu preciso poderia deixar uma placa sem conectar, ela funcionaria da mesma forma mas eu queria aproveitar o potencial na hora de jogar das 3 placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho uma dúvida, queria fazer SLI com 3 GTX 460, custo é detalhe, não vem ao caso, já tenho duas que paguei barato, ia colocar a 3ª mas elas só tem um conector SLI e a ponte que eu tenho aqui é dupla com 2 conectores por placa, acho que não tem como funcionar, se a ponte fosse flexível poderia testar só com os 3 do mesmo lado, alguém sabe como é feita essa comunicação? se todos os conectores são realmente necessários?

Para o uso que eu preciso poderia deixar uma placa sem conectar, ela funcionaria da mesma forma mas eu queria aproveitar o potencial na hora de jogar das 3 placas.

Sambaquy, todos os conectores de 3way (sli) que já vi são de 2 vias.

No site da Nvidia não cita a GTX 460 como 3way SLI redy, somente a GTX 260.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...