Imprimir artigo
Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga
27/02/2007 às 13h46min por Gabriel Torres em Tutoriais
311.998 visualizações
Página 1 de 5

Introdução

Se você montar uma rede usando um roteador de banda larga, o roteador automaticamente impedirá que programas de compartilhamento de arquivos P2P (eMule, Shareaza, etc) funcionem corretamente em sua rede: os programas receberão uma “ID baixa” ou serão listados como “firewalled”, indicando que há um firewall no meio do caminho. Como conseqüência você obterá taxas de transferência baixas e também não poderá iniciar download de arquivos de usuários que também estão como o mesmo problema (isto é, “firewalled”). Neste tutorial ensinaremos a você a como configurar seu roteador corretamente para permitir que programas de compartilhamento de arquivos P2P funcionem.

Este problema acontece porque os programas P2P utilizam portas TCP/IP diferentes das portas padrão. Como os roteadores de banda larga funcionam como um firewall, eles bloqueiam todas as conexões que utilizam portas fora do padrão. Portanto, em teoria seria apenas uma questão de “abrir” as portas que seu programa P2P usa no painel de controle do seu roteador de banda larga para resolver o problema. Acontece que não é tão simples assim. Geralmente quando você “abre” portas em seu firewall os programas têm acesso a servidores na Internet usando essas portas, mas o firewall não permite que outros computadores localizados na Internet tenham acesso ao seu computador. Em outras palavras, enquanto que o firewall permitirá conexões de saída, ele ainda continuará operacional, bloqueando conexões de entrada. Lembre-se que quando você usa programas P2P seu computador age como um servidor, fornecendo arquivos (e partes de arquivos incompletos) para outros usuários da rede.

Neste tutorial nós usaremos o eMule como exemplo. A idéia básica mostrada neste tutorial é exatamente a mesma para outros programas, a única coisa diferente será a localização exata das opções que precisamos mudar no programa. Você conseguirá facilmente adaptar este tutorial para a configuração de outros programas P2P.

Vamos primeiro dar uma olhada no problema. Depois de fazer o download e instalar o eMule em nosso micro clicamos em “Conectar” e obtivemos o status “ID Baixa”, como mostrado na Figura 1 (veja a seta vermelha). O correto seria termos o status “ID Alta” (por razões de segurança removemos nosso endereço IP da figura).

Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga
Figura 1: Obtendo uma ID baixa com o eMule.

Para testar sua conexão, vá em Preferências, Conexão e clique em Teste de Portas. Isto testará sua conexão para verificar se pessoas na Internet podem acessar os arquivos localizados em seu computador. Como estamos com o problema de ID Baixa, o resultado não poderia ser diferente do mostrado na Figura 2 (mais uma vez nós removemos nosso endereço IP da tela por razões de segurança).

Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga
Figura 2: Falha na conexão.

O objetivo do nosso tutorial é fazer com que seu computador passe por este teste, fazendo com que obtenhamos uma ID Alta no eMule.

A primeira coisa que devemos fazer é reconfigurar o eMule para usar um conjunto diferente de portas TCP/IP. Na versão do eMule que instalamos o programa estava usando as portas 19034 para o protocolo TCP e 17157 para o protocolo UDP. Você precisa mudar a porta TCP para 4660 e a porta UDP para 4670. Isto é feito em Preferências, Conexão. Na Figura 3 você pode ver como o nosso eMule estava configurado após a sua instalação e na Figura 4 você pode ver como ele ficou após a nossa configuração. Não esqueça de clicar em “Aplicar” depois de ter feito essas configurações. Saia do eMule.

Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga
Figura 3: Portas que estavam sendo usadas no nosso eMule.

Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga
Figura 4: eMule corretamente configurado.

Se você está usando um programa P2P diferente, nós recomendamos que você entre em seu menu de configuração e mude as portas TCP e UDP para os valores que sugerimos acima de modo a facilitar o restante do tutorial.

Agora você precisa configurar o firewall do Windows XP.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
442.877 usuários cadastrados
393 usuários on-line