Imprimir artigo
No-breaks
27/12/2000 às 1h50min por Gabriel Torres em Tutoriais
129.868 visualizações

O no-break (que em inglês é chamado UPS, Uninterruptible Power Supply) é um dispositivo que oferece uma proteção extra ao seu equipamento. No caso da falta de energia elétrica, o no-break continua alimentando o seu micro durante o tempo necessário para que você salve o seu trabalho.

Essa alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia, que em geral não é muito grande (nos no-breaks mais comuns, essa autonomia é de algo entre 10 e 15 minutos). Por isso, o no-break não deve ser usado para ficar usando o computador enquanto não há luz, mas sim para dar a oportunidade de salvar o seu trabalho e então desligar o micro.

Tanto que não é recomendado que você ligue outros periféricos ao no-break, tais como impressoras e scanners. Nesse equipamento você deve conectar somente o micro e o monitor de vídeo.

Os no-breaks são classificados em dois tipos: off-line e on-line. Os no-breaks off-line são os mais baratos e apresentam um retardo em seu acionamento. Quando a luz acaba, o no-break demora um tempo (tipicamente 16 ms) para detectar que a luz acabou e acionar a bateria. Embora esse retardo seja pequeno, pode afetar o funcionamento de equipamentos mais sensíveis. Um tipo de no-break off-line muito comum é o line interactive. Esse tipo de no-break oferece um retardo menor (tipicamente de 6 ms) e traz um estabilizador de tensão embutido.

Já os no-breaks on-line não oferecem qualquer tipo de retardo no acionamento da bateria quando a luz acaba, sendo, portanto, melhores do que os no-breaks off-line. Existem, no entanto, dois tipos de no-breaks on-line: on-line em paralelo e on-line em série.

Nos no-breaks on-line em paralelo, a sua bateria e a tensão da entrada do no-break são ligadas simultaneamente à saída do equipamento. Como a bateria está sempre ligada na saída do no-break, não há retardo em seu acionamento. Entretanto, como a eletricidade da entrada do no-break está presente em sua saída quando há luz, qualquer problema na rede elétrica (como variações de tensão) são repassados para a saída do no-break, ou seja, para o computador. Por isso dizemos que nesse tipo de equipamento a saída não está isolada da entrada.

Esse isolamento é conseguido no no-break em série, que é o melhor tipo de no-break existente (e é o que consideramos o "verdadeiro" no-break). Nesse equipamento, o micro é alimentado o tempo inteiro pela bateria e somente pela bateria. Quando falta luz, não há qualquer tipo de retardo. E como a tensão elétrica presente na entrada do no-break é usada apenas para ficar recarregando a bateria quando ela fica fraca, a saída do no-break fica totalmente isolada da entrada. Com isso, qualquer problema na rede elétrica (variações, ruídos, etc) não afeta o micro conectado na saída desse tipo de no-break.

Se você está pensando em comprar um no-break para proteger o seu micro, é questão de você ver no mercado os tipos existentes, seus preços e decidir o equipamento que oferece a melhor relação custo/benefício para você.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.308 usuários cadastrados
778 usuários on-line