Imprimir artigo
Diminuindo a Temperatura de Seu Processador
18/07/2001 às 0h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
356.126 visualizações

Existe um programa chamado CPUIdle, que pode ser baixado em http://www.cpuidle.de que promete baixar a temperatura do processador de seu PC, fazendo com que o processador tenha uma vida útil maior, o seu micro consuma menos energia (nada mal em época de racionamento) e as chances de overclock aumentem. Como somos muito céticos, resolvemos testar esse programa para ver se ele realmente cumpre o que promete: baixar a temperatura do processador.

Esse programa consegue baixar a temperatura do processador fazendo que o processador entre em um de seus modos de gerenciamento de consumo elétrico quando ele detecta que o processador está ocioso. Nesses modos de gerenciamento de consumo elétrico, o clock interno do processador é abaixado, fazendo com que ele produza menos calor e consuma menos energia. Dessa forma, pelo menos em teoria, o funcionamento desse programa é perfeitamente possível.

Fizemos testes com duas máquinas diferentes e os resultados foram realmente surpreendentes. Em um micro com processador Pentium III-550, a temperatura do processador baixou de 41º C para 36º C depois de 10 minutos com o programa funcionando, ou seja, uma queda de 12,2% na temperatura do processador. Já em um micro equipado com um processador Celeron-566, a temperatura do processador baixou de 34º C para apenas 23ºC após cinco minutos com o programa funcionando, uma queda de 32,35% na temperatura do processador. Realmente impressionante.

É interessante notar que essas temperaturas foram atingidas deixando o micro "parado", isto é, ficamos sem fazer nada nele. À medida em que abrimos programas e executamos tarefas, a temperatura do processador voltava a subir, já que o processador já não estava mais ocioso. Porém, como em nosso dia-a-dia tem vários momentos em que o micro fica ocioso - por exemplo, quando estamos lendo um texto na tela - é extremamente interessante executar esse programa sempre. Em seu menu de configurações você pode habilitar uma caixa para que ele seja sempre carregado quando o Windows é aberto. No menu de configurações do programa você também pode fazer com que o programa seja automaticamente desabilitado caso o processador esteja usando todo o seu poder de processamento. Isso faz com que o micro consiga atingir o máximo de seu desempenho mesmo com o programa carregado. Caso você não saiba, quanto mais programas tivermos carregados em memória, menor o desempenho do micro.

O melhor maneira de você monitorar a temperatura do processador de seu micro é usando o programa de monitoração que vem junto com a placa-mãe, em seu CD-ROM de instalação. Se você não tiver mais esse CD, você pode utilizar programas como o Motherboard Monitor, que pode ser baixado em http://mbm.livewiredev.com.

Mais programas para diminuir a temperatura do processador

O leitor Ricardo Jorge Borges Guimarães indica o programa WaterFall, que pode ser baixado em http://packetstormsecurity.org/Win/waterfall_122.zip. Vários outros leitores lembraram do famoso programa Rain (ftp://ftp.elf.stuba.sk/pub/pc/utilmisc/rain10.zip). Tanto o WaterFall quanto o Rain são, assim como o programa CPUIdle, programas com o intuito de baixar a temperatura do processador. Teste os três com o auxílio de um bom programa para monitorar a temperatura do processador e veja com qual deles você consegue baixar mais a temperatura do seu processador.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Não Deixe seu PC Torrar no Verão
24/01/2005 às 9h26min por Alessandra Carneiro em Refrigeração
Turbinando a Ventilação do Processador
04/07/2001 às 0h00min por Gabriel Torres em Refrigeração
Ventoinha para Discos Rígidos
20/06/2001 às 0h00min por Gabriel Torres em Refrigeração
Superaquecimento
09/02/2000 às 11h43min por Júlio Preuss e Gabriel Torres em Refrigeração
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.756 usuários cadastrados
1.810 usuários on-line