Ir ao conteúdo
Turbinando a Ventilação do Processador

No tutorial Escolhendo o Cooler Certo para o Seu Micro. Vimos que quanto menor for a temperatura do processador, melhor.

O ideal é fazer com que todo o calor gerado pelo processador seja transferido para o dissipador de calor. O dissipador de calor, por sua vez, deve transferir esse calor para o ar, através de sua ventoinha.

O problema é que o contato entre a superfície do processador e o dissipador de calor não é 100% perfeito, mesmo quando usamos dissipadores que são presos ao processador com grande pressão: há áreas não visíveis onde a superfície do processador não faz contato com o dissipador, fazendo com que a transferência de calor entre o processador e o dissipador de calor não seja 100% perfeita.

A maneira de melhorar essa transferência de calor é o uso de um composto térmico. Os dissipadores de calor mais antigos não usavam nenhum composto térmico, e daí eles serem ineficientes para a dissipação térmica de processadores mais novos. Os dissipadores de calor mais simples e mais baratos usam como composto térmico um quadrado de grafite ou de fita térmica. Os de melhor qualidade vêm com uma pequena bisnaga de pasta térmica. A pasta térmica ajuda bastante na transferência térmica entre o processador e o dissipador. Você pode experimentar remover o quadrado de grafite ou fita térmica de seu dissipador e passar pasta térmica entre o processador e o dissipador para ver se a temperatura do processador abaixa. A pasta térmica é vendida em lojas de componentes eletrônicos e você a encontra com facilidade.

Se a temperatura do processador não abaixar, então a solução é a troca do dissipador de calor por outro de melhor qualidade. Como explicamos na semana passada, vários técnicos montam micros com dissipadores de calor subdimensionados para o processador da máquina. Com isso, procure no mercado por um dissipador realmente indicado para o seu processador.

Alguns fabricantes, em especial a Thermaltake (http://www.thermaltake.com) produzem dissipadores de calor "turbinados", especialmente indicados para usuários preocupados com a dissipação térmica de seus processadores (na Figura 1 nós vemos o dissipador Orb da Thermaltake). No site http://www.heatsink-guide.com você encontra uma lista completa de modelos e fabricantes de dissipadores e ventoinhas "turbinadas" para o seu micro.

Turbinando a Ventilação do Processador
Figura 1: Dissipador Orb, da Thermaltake.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!