Imprimir artigo
Codecs do Windows Media Player
02/06/2004 às 7h24min por Gabriel Torres em Tutoriais
888.457 visualizações

Se você baixa filmes da Internet, em especial usando programas do tipo P2P (Kazaa, eMule, Overnet, etc), já deve ter ficado possesso quando, após horas ou dias baixando um filme, na hora de reproduzi-lo o Windows Media Player dá um erro dizendo que não tem o codec apropriado para reproduzi-lo. O pior é que clicando na caixa de procurar pelo codec no site da Microsoft não resolve o problema.

Codec é a abreviação de Codificador/Decodificador (ou Compressor/Decompressor). Os filmes salvos em formatos como avi, mpeg e wmv são comprimidos e o Windows Media Player tem de conhecer o algoritmo usado na compressão para poder reproduzir o vídeo. Entre os algoritmos possíveis de serem usados estão o VP3, Indeo 3.2, Indeo 4.4, Indeo 5, DivX, Cinepak, Microsoft Video 1, ClearVideo e TrueMotion, só para citarmos alguns.

Qual é a solução para o Windows Media Player conseguir reproduzir o filme que você baixou? Primeiro, descobrir qual foi o codec usado na compressão do filme. Segundo, baixar o codec da Internet.

Para descobrir o algortimo de compressão do arquivo, recomendamos o programa Gspot, que pode ser baixado em http://www.headbands.com/gspot/download.html. Basta instalar, rodar o programa e nele abrir o arquivo de vídeo que o seu Windows Media Player não consegue tocar por falta de codec. O programa apresentará todos os detalhes sobre o vídeo. Você deverá prestar atenção na área "Codec", nos campos 4CC e Name. 4CC é o código de quatro caracteres que identifica um codec. No exemplo que damos na figura, o filme foi comprimido no formato DivX 3.

Codecs do Windows Media Player
Figura 1: Descobrindo o codec através do Gspot..

Após descobrir o codec usado, você precisará baixá-lo da Internet. Hoje em dia a maioria dos arquivos Avi que o Windows Media Player não consegue reproduzir estão no formato DivX ou no formato XviD. Estes dois codecs podem ser baixados em http://www.divxmovies.com/software/.

Se o codec usado no filme que você baixou for outro, você pode conferir uma lista completa com os principais codecs existentes e onde baixá-los em http://codecs.necromancers.ru/.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.666 usuários cadastrados
678 usuários on-line