Imprimir artigo
Auslogics Registry Cleaner
por em Tutoriais
Última atualização:
7.386 visualizações

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos..

O Registro do Windows é um banco de dados contendo inúmeras informações sobre os programas instalados e configuração do sistema operacional. Com o passar do tempo, na medida em que instalamos e desinstalamos programas, este banco de dados passa a conter erros, como informações sobre programas já desistalados do computador. Além de ocuparem espaço inutilmente, tais erros podem afetar o funcionamento do sistema operacional. O Auslogics Registry Cleaner é um programa grátis muito simples que identifica e corrige erros no Registro do Windows. O programa não tem versão “Pro” paga, logo ele é realmente um freeware.

Há outros programas com funcionalidade similar, mas achamos este programa muito eficiente (além de simples, pequeno e grátis, o que é sempre bom), merecendo estar no arsenal dos usuários avançados e técnicos. Rodamos este programa após rodarmos o Advanced System Care e ele foi capaz de identificar e corrigir cerca de 250 erros (este número aumentou para quase 500 quando habilitamos todas as opções disponíveis na Figura 1).

Ao abrir o programa, você verá, na coluna da esquerda, uma lista de itens que o programa verificará no Registro (ver Figura 1). Se você reparar, há itens que não estão marcados por padrão; recomendamos que você marque todas as opções existentes.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 1: opções de verificação

Ao clicar em “Scan Now” o programa fará a varredura do Registro. Em nosso caso, a varredura demorou apenas 15 segundos. Em seguida, uma lista dos problemas detectados e o nível de gravidade dos mesmos é apresentada. Ver Figura 2.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 2: problemas identificados

O passo seguinte é clicar em “Repair” para que os problemas sejam corrigidos. Ver Figura 3. Se você reparar nesta tela, a opção “Back Up Changes” é habilitada por padrão. Este é um recurso muito importante: caso ocorra algum problema com o sistema operacional após a limpeza feita pelo programa, você pode restaurar o backup do registro para corrigir o problema.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 3: sumário dos erros corrigidos

O programa não tem nenhuma outra opção (todas as demais opções existentes são propagandas para outro programa da empresa, o Auslogics Bootspeed), sendo uma ferramenta muito simples e de fácil uso mesmo para o usuário iniciante, cumprindo o que promete.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.097 usuários cadastrados
905 usuários on-line