Imprimir artigo
CPU-Z
por em Tutoriais
Última atualização:
49.201 visualizações
Página 6 de 9

Identificação da Memória

Na guia “Memory” temos um resumo da memória instalada. Esta janela ajudará a você verificar se a sua memória está corretamente configurada. Vamos aos pormenores..

CPU-Z
Figura 6: Identificação da memória

Na área “General” (“Geral”) temos:

  • Type (“Tipo”): Qual é a tecnologia da memória instalada (DDR2, DDR3, etc.).
  • Channel # (“Número de canais”): Esta é uma informação imprescindível, pois indica se a memória do micro está configurada no modo de um (“Single”), dois (“Dual”), três (“Triple”) ou quatro (“Quad”) canais. A maioria das placas-mãe e processadores hoje em dia permite o modo de dois canais, e se aqui aparecer que a memória está operando em modo de um canal, você deverá ver se é possível corrigir este problema. Leia nosso tutorial sobre o assunto.
  • Size (“Tamanho”): Quantidade total de memória que há instalada. Lembrando que 1 GiB equivale a 1.024 MiB, portanto 4 GiB são listados como sendo 4.096 MiB.
  • DC Mode (“Modo de operação do modo de dois canais”): Os valores possíveis variam de acordo com o processador instalado, se Intel ou AMD. Com processadores Intel, há duas opções, “simétrico” (“Symmetric”), quando os módulos de memória de cada par de módulos têm a mesma capacidade (maior desempenho) ou “assimétrico” (“Asymmetric”), onde os módulos têm capacidade diferente (menor desempenho). No caso de processadores AMD, as opções possíveis são “ganged” e “unganged” (melhor, mas disponível somente a partir da arquitetura K10 da AMD). Clique aqui para entender a diferença entre esses dois modos.
  • NB Frequency (“Clock do controlador de memória”): Em processadores com controlador de memória integrado, este campo será preenchido com o clock do controlador de memória.

Já na área “Timings” haverá uma série de informações técnicas, a saber:

  • DRAM Frequency (“Frequência da Memória”): Aqui aparecerá listado o clock da memória. É importante entender que este será o clock real da memória. Memórias com tecnologia DDR (DDR, DDR2, DDR3, etc.) transferem dois dados por pulso de clock e são classificadas e vendidas com o dobro do clock real. Assim, memórias DDR3-1333 na realidade trabalham a 666,6 MHz e memórias DDR3-2133 na realidade trabalham a 1.066,6 MHz. Portanto, neste campo você deverá ver listado a metade do clock da sua memória. Na Figura 6 nosso computador tinha memórias DDR2-800. Se o valor listado for inferior ao da metade do clock nominal da memória, há algo errado com a configuração da memória e você deverá corrigir.
  • FSB:DRAM (“Relação entre o clock base e o clock da memória”): Um divisor de clock que está sendo usado para atingir o clock da memória. Em nosso exemplo da Figura 6, como o clock base era de 400 MHz e como o clock da memória era também de 400 MHz, a relação era de 1:1.
  • Os demais parâmetros são as temporizações da memória e estão explicados em nosso tutorial “Entendendo as Temporizações das Memórias RAM”.
ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS