Imprimir artigo
Duelo dos processadores de baixo custo: Sempron 2650 vs. Celeron J1800
por em Testes
Última atualização:
85.509 visualizações
Página 1 de 10

Introdução

Tanto a AMD quanto a Intel lançaram recentemente novas famílias de processadores de baixo custo e baixo consumo para computadores de mesa. A AMD lançou a plataforma AM1 com processadores Sempron e Athlon “Kabini”, enquanto a Intel lançou os processadores Celeron e Pentium “Bay Trail-D”, receconhecíveis pelo nome do modelo começando pela letra “J”. Entre os modelos mais básicos de cada família estão, respectivamente, o Sempron 2650 e o Celeron J1800. Vamos comparar o desempenho destes dois processadores e descobrir qual deles é a melhor compra no segmento de baixo custo..

Ambos os processadores são modelos de dois núcleos, enquanto a maioria dos processadores de cada família são de quatro núcleos. Por isso, eles estão entre os processadores para computadores de mesa mais baratos disponíveis no mercado atualmente.

Os processadores AMD “Kabini” e os Intel “Bay Trail-D” são do tipo SoC (System On a Chip), o que significa que o chip inclui os núcleos de processamento, controlador de memória, controlador de vídeo, e também o chipset. Isto ajuda ambas as plataformas a manterem o baixo custo.

Para saber mais sobre a arquitetura desses processadores, leia nossos tutoriais “Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma AM1 da AMD” e “Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma Bay Trail da Intel”.

O Sempron 2650 é o processador mais simples (e mais barato) da AMD. Ele utiliza o soquete FS1b (também chamado de AM1 pelos fabricantes). Ele se parece com os outros processadores da AMD, mas é menor e usa um cooler diferente (e também menor). Nós o testamos utilizando uma placa-mãe ASUS AM1M-A, que nós analisamos recentemente.

As Figuras 1 e 2 revelam o processador Sempron 2650 e seu cooler padrão.

Sempron 2650 vs. Celeron J1800
Figura 1: o processador Sempron 2650

Sempron 2650 vs. Celeron J1800
Figura 2: o Sempron 2650 e seu cooler padrão

O Intel Celeron J1800 é um dos processadores para computadores de mesa mais simples do mercado. Diferentemente de seu concorrente da AMD, ele vem soldado na placa-mãe. O modelo que testamos veio com a placa-mãe ASRock D1800M, que nós analisamos recentemente.

Sempron 2650 vs. Celeron J1800
Figura 3: o processador Celeron J1800

Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.018 usuários cadastrados
303 usuários on-line