Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Antec High Current Gamer M 620 W

       
 30.529 Visualizações    Testes  
 9 comentários

A nova High Current Gamer M é uma versão da série de fontes de alimentação Antec High Current Gamer com sistema de cabeamento modular. Vamos analisar o modelo de 620 W.

Teste da Fonte de Alimentação Antec High Current Gamer M 620 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A nova High Current Gamer M é uma versão da série de fontes de alimentação Antec High Current Gamer com a adição de um sistema de cabeamento modular. Até o momento, apenas três modelos foram lançados, 400 W, 520 W e 620 W, enquanto a série High Current Gamer original também tem modelos de 750 W e 900 W. Todos os modelos têm certificação 80 Plus Bronze e um barramento único de +12 V. Vamos analisar o desempenho do modelo de 620 W desta nova série, também chamado HCG-620M.

Os três modelos da série “M” são fabricados pela Seasonic. Na série original, os modelos de 400 W a 620 W também são fabricados pela Seasonic, mas os modelos de 750 W e 900 W são fabricados pela Delta.

High Current Gamer M 620 W
Figura 1: Fonte de alimentação High Current Gamer M 620 W

High Current Gamer M 620 W
Figura 2: Fonte de alimentação High Current Gamer M 620 W

A High Current Gamer M 620 W mede 16 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 135 mm com dois rolamentos de esferas em sua parte inferior (ADDA ADN512MB-A90).

Esta fonte tem sistema de cabeamento modular com seis conectores, quatro para placas de vídeo (conectores vermelhos) e dois para cabos de alimentação SATA e para periféricos (conectores pretos). Os cabos da placa-mãe estão permanentemente instalados na fonte e são protegidos por acabamentos em nylon que saem de dentro da carcaça da fonte. A High Current Gamer M 620 W vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 54 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 64 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
  • Dois cabos com um conector de seis/oito pinos cada para placas de vídeo, 55 cm de comprimento, sistema de cabeamento modular
  • Dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada, 55 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos, 55 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 55 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular

Todos os fios são 18 AWG, que é o mínimo recomendado.

A configuração de cabos é adequada para uma fonte de 620 W.

High Current Gamer M 620 W
Figura 3: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Boa fonte esta HCG-620M, fica como recomendação, mas só se houver um mega desconto ou um rebate, pois a Antec HCG-620M não é tão melhor assim quanto a HCG-750, na verdade é até o contrário. Vou explicar.

Nos testes de crossload uma fonte baseada na plataforma S12II/M12II como essa HCG-620M se sai muito pior que uma fonte como a HCG-750, que usa a a regulação individual de tensão, por ter três bobinas no secundário, uma tecnologia mais nova que a velha regulação em grupo (ou por duas bobinas no secundário) utilizada em fontes S12II/M12II, que também comum em fontes de baixo custo. Porém ainda assim a HCG-620M tem uma regulação de tensão muito melhor que boa parte das fontes que utilizam regulação em grupo. A HCG-620M também fica em desvantagem em relação a HCG-750 por conta da quantidade de conectores usados (2x PCI-E na HCG-620M contra 4x PCI-E na HCG-750M). Já o nível de ripple na HCG-620M é levemente menor que na HCG-750, mas ainda assim baixíssimos, pois ambas não passam de 25mV em todas as suas linhas.

Então, as duas fontes são excelentes, mas a HCG-750 ganha no conjunto. Porém eu não me preocuparia com HCG-750 e sim com as Super Flower Golden Green 650/Rosewill Capstone 650, que são fontes que custam quase o mesmo mas possuem uma regulação de tensão superior (a regulação através da conversão DC-DC ajudou bastante), possuem mais conectores e a eficiência é bem maior (os 4-6% de eficiência a mais de uma fonte 80plus Gold fazem toda a diferença).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já deu para entender o porquê de acharem a HCG-620M superior à HCG-750: é a eficiência.

Isso é um equívoco gigantesco. O projeto utilizado nesta High Current Gamer, assim como o projeto utilizados todas as fontes derivadas das Sea Sonic S12II-520Bronze e S12II-620Bronze, é tecnicamente obsoleto do ponto de vista da regulação de tensão,e inclusive até perde neste item para algumas outras fontes de entrada de linha, como as Enermax Pro82+II, CWT PSHII (a mesma plataforma das Corsair GS) e High Power Absolute Series (plataforma utilizada nas OCZ ZS Series). Aliás, é importante tocar neste ponto, porque o Clube do Hardware não tem entrado nos aspectos técnicos disto aqui (e seria bom incluir isso), mas sites como o HardOCP e o TechPowerUp! explicam isso. A regulação de tensão dentro da margem de 3% que é obtida por aqui é resultado de testes em uma faixa onde ela sempre fica dentro dos 3%. Eu adoraria ver se com 4 ou 5 A em +5 V, combinado com uma carga maior em +12 V, se a regulação de tensão continuaria dentro dos 3%. Ou então uma carga maior em +5 V. Por uma "coincidência" a metodologia do Cluvbe doi Hardware acerta em cheio a zona de conforto dessas fontes. Mas aí só testes múltiplos de cargas cruzadas para esclarecer melhor. Lembrando que fonte permite até 48 A em +12 V de acordo com a sua etiqueta, e o teste 5 só foi a 44,5 A.

Aliás, os 48 A em +12 V é um ponto que me preocupa bastante. Compare essa fonte com a Sea Sonic S12II-520Bronze. Vai dar para notar claramente que a Antec e a Sea Sonic decidiram não atualizar os retificadores. Resulta então que o retificador de +12 V está subdimensionado para esta fonte. Como estamos aqui diante de uma fonte que utiliza um sistema de retificação direta e outro para descarregamento da bobina, temos que atentar que o menor limite está na retificação direta. E esse limite de 43 A para a retificação direta é pouco, completamente inapropriado para uma fonte supostamente de boa qualidade. Não dá para falar qualidade desse jeito.

O teste também reportou uma eficiência abaixo de 82% no teste 5, e culpa a temperatura. Só que o problema não está apenas na temperatura. O problema envolve o retificador de +3,3 V. Ele tem uma queda de tensão mais alta do que os retificadores utilizados em fontes do mesmo projeto.

Para mim, é mais uma fonte mediana. De espetacular, só os níveis de oscilação e ruído e os bons capacitores. Mais nada.

Editado por ignacho
erros de digitação

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nacho, acho que não é a toa que a Seasonic pretende lançar em breve os modelos G-Series com certificação 80plus Gold, pois justamente porque a plataforma atual S12II já está obsoleta. Digo que veio pra substituir as atuais S12II pela faixa de potência por qual vão ser fornecidas (entre 450 e 650W), justamente para estar a altura das SF Golden Green que já estão com um preço semelhante.

Aqui no Brasil parece que as Antec HCG e HCG M vão chegar na WAZ na próxima leva de fontes, pois eles já informaram pra mim por e-mail que a leva chegará na próxima semana. O problema é que também solicitei as Super Flower em questão, e eles já estão correndo atrás de importadores, logo o mercado de fontes pode esquentar esse ano.

Aqui tem um mapa melhor da regulação de tensão:

http://www.techpowerup.com/reviews/Antec/HCG-620M/6.html

Em situações comuns a fonte vai rodar muito bem, mas já dá pra ver que não é aquela maravilha...

Editado por NyanDere

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curioso é que me parece que as G-Series vão ter cabeamento modular... Ainda não fica muito claro onde é que a Sea Sonic quer concorrer, vai depender dos preços também, e de como vai ser a qualidade da regulação de tensão...

Enquanto isso, a HCG-620M continua sendo um produto caro. A PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W tem um material de melhor qualidade e custa 10 dólares a menos que esta Antec. Continuo sem entender que vantagem conseguiram ver nesta Antec...

Editado por ignacho

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, lembro que a mensagem que a SeaSonic passou durante a primeira exibição destas fontes é a mensagem em inglês: "o selo 80plus Bronze está morto". Pelas faixas de potência que estas fontes virão, tenho um palpite que será para substituir as S12II mesmo. Não é tão longe do possível fazer fontes como as X-Series no preço das atuais S12II, Super Flower mostra isso.

A PCP&C MKIII também é Seasonic S12II, pelo que me parece. Deve dar um resultado semelhante ao dessa Antec.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pode ser mesmo., é uma frase forte. Influência da Super Flower e da HuntKey...

Mas de qualquer modo o selo 80 Plus Bronze está aí e a Sea Sonic continua lançando modelos com esse selo.

Editado por ignacho

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ultimo paragrafo: O único aspecto negativo que poderíamos reclamar desta fonte é o seu preço, já que pelo mesmo valor você pode comprar a Antec High Current Gamer 750 W.

Acontece que dando uma olhada na Antec High Current Gamer 750 W. o preço dela é de U$ 150 enquanto que a Antec High Current Gamer M 620 W custa U$ 100.

Favor revisar as conclusões.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
No ultimo paragrafo: O único aspecto negativo que poderíamos reclamar desta fonte é o seu preço, já que pelo mesmo valor você pode comprar a Antec High Current Gamer 750 W.

Acontece que dando uma olhada na Antec High Current Gamer 750 W. o preço dela é de U$ 150 enquanto que a Antec High Current Gamer M 620 W custa U$ 100.

Favor revisar as conclusões.

Tem que ver que o teste da HCG-750 é antigo. Na época custava $150. Hoje está na faixa de preço que o GT citou:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817371049

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes com cabeamento modular custam sempre um pouco mais e a regulação de tensão não é tão boa como nos modelos de 400W e 520W da mesma fonte. O modelo de 620W não fica entre a melhores indicações, o que também vale para o modelo não modular. A HCG-750, da Delta, sem dúvida é um produto melhor, mas cumpre ao comprador decidir se abre mão ou não dos cabos modulares.

Editado por Kayke

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×