Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

IDF Spring 2004 - 1º Dia

       
 33.155 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja a cobertura completa do primeiro dia de eventos da IDF Spring 2004, leia sobre as plataformas-conceito PC e Notebook, chips PCI Express da NVIDIA e os chipsets Alderwood e Grantsdale.

IDF Spring 2004 - 1º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Abertura

Este IDF foi mais uma vez aberto por Pat Gelsinger, Vice-Presidente Sênior da Intel, que chamou para o palco o Diretor-Presidente da Intel, Craig Barret.

IDF Spring 2004 - 1º Dia
Figura 1: Pat Gelsinger abre o IDF Spring 2004.

Craig explicou que o mercado de informática está finalmente começando a se reaquecer, após ter passado por uma queda geral nos últimos anos, desde o estouro da bolha especulativa das ações de empresas de tecnologia na NASDAQ.

IDF Spring 2004 - 1º Dia
Figura 2: Craig Barret anuncia as novidades da Intel.

A Intel pretende investir US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento neste ano (no ano passado foram por volta de 4 bilhões de dólares), e o processo de fabricação em 65 nm deve ser realmente lançado no ano que vem.

A principal novidade deste IDF foi o anúncio das extensões de 64 bits da Intel, chamada IA-32E (de "Extended"), tecnologia que será introduzida na próxima geração de processadores Xeon MP (nome-código Nocona, produzido em tecnologia de 90 nm), que serão lançados no próximo trimestre. Após o Xeon MP, será a vez do Pentium 4 com núcleo Prescott de ganhar as extensões de 64 bits da Intel (IA-32E). Esta extensão de 64 bits funciona de forma similar às extensões de 64 bits da AMD, ou seja, o processador continua rodando sem problemas em sistemas operacionais de 32 bits, mas terão desempenho melhor em sistemas de 64 bits. Craig Barret, no entanto, se esquivou de responder claramente se as tecnologias da AMD e da Intel são compatíveis. Ele declarou que os programas e sistemas operacionais possivelmente rodarão tanto em processadores Intel IA-32E quanto em processadores AMD x86-64. Com isto, ficamos com um grande ponto de interrogação: a Intel estará usando as mesmas instruções da AMD ou esta "compatibilidade" será feita via software?  sugere que a Intel teria direito a usar a patente da tecnologia de 64 bits da AMD. Enfim, teremos de esperar para vermos como realmente esta tecnologia funcionará.

A Microsoft garantiu que o Windows 64 terá suporte total à tecnologia de 64 bits IA-32E da Intel. A declaração veio através de um vídeo do Diretor-Presidente da Microsoft, Steve Ballmer.

IDF Spring 2004 - 1º Dia
Figura 3: Steve Ballmer: Windows suportará extensões IA-32E.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×