Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste do Gabinete SilverStone Sugo SG06

       
 35.744 Visualizações    Testes  
 3 comentários

O SilverStone Sugo SG06 é um gabinete muito pequeno que vem com uma fonte de alimentação de 300 W instalada e possui painel frontal de alumínio. Vejamos se este gabinete oferece uma boa relação custo/benefício.

Teste do Gabinete SilverStone Sugo SG06
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O SilverStone Sugo SG06, juntamente com seu irmão SG05, é um dos menores gabinetes para computadores que já vimos, suportando a instalação de placas de vídeo com até 22,8 cm de comprimento, o que faz dele um excelente gabinete para montar um micro muito pequeno, porém poderoso. Para reduzir o seu tamanho a SilverStone decidiu usar uma pequena fonte de alimentação SFX, que vem com o produto, e o gabinete suporta apenas uma unidade óptica fina (“slim”), ou seja, unidade óptica originalmente voltada para notebooks. A principal diferença entre o SG06 e o SG05 é o material usado no painel frontal. No SG06 o painel frontal é de alumínio, enquanto que no SG05 ele é de plástico. Vejamos o que você deve esperar do gabinete SG06.

Nós já testamos o SilverStone Sugo SG05 e portanto ficará mais fácil fazer uma comparação detalhada entre os dois.

A primeira coisa que você notará neste gabinete é o seu tamanho reduzido. Ele mede apenas 22 cm x 17,7 cm x 28,6 cm (L x A x P). O SG06 é 1 cm mais longo do que o SG05 por ter um painel frontal mais espesso. Todas as outras dimensões são as mesmas. O SG06, no entanto, é um pouco mais pesado do que o SG05 por causa do grosso painel frontal de alumínio, pesando 3,72 Kg contra 3,52 Kg do SG05.

O SG06 está disponível em duas cores: preta ou prata. Nós testamos o modelo preto.

Gabinete SilverStone Sugo SG06
Figura 1: Gabinete SilverStone Sugo SG06.

Gabinete SilverStone Sugo SG06
Figura 2: Gabinete SilverStone Sugo SG06.

O painel frontal de alumínio definitivamente melhorou o visual do SG06 em comparação ao SG05, fazendo com que o SG06 tenha um visual mais sério e profissional. No SG05 a entrada de ar da ventoinha está localizada no painel frontal, o que pode não agradar aos usuários preocupados com estética, especialmente se o gabinete for usado para montar um micro do tipo HTPC (home theater PC).

Assim como o SG05 o novo SG06 tem duas portas USB e os tradicionais conectores de áudio no painel frontal. No SG06 as duas portas USB estão muito próximas uma da outra, impedindo a você de instalar dois dispositivos USB “gordinhos” ao mesmo tempo. Este problema não acontece no SG05, onde as portas USB estão afastadas uma da outra.

O SG06 tem uma ventoinha de 120 mm instalada em seu painel frontal. Esta ventoinha gira a 1.200 rpm e usa um conector de três pinos, o que permite a você instalá-la na placa-mãe para monitorar sua velocidade de rotação. Esta ventoinha usa “pás de golfe”, que de acordo com o fabricante produzem menos ruído, sendo um avanço em relação ao SG05, que utiliza uma ventoinha de 120 mm com pás normais. Ela tem um filtro de poeira lavável, mas para acessar este filtro você precisa remover o painel frontal. Seria legal se este gabinete tivesse um sistema para retirar este filtro sem a necessidade de remover o painel. O painel superior e os dois painéis laterais são gradeados para aumentar o fluxo de ar.

Gabinete SilverStone Sugo SG06
Figura 3: Filtro de poeira.

Como mencionamos este gabinete suporta a instalação de uma unidade óptica fina (“slim”). Isto permitiu que o gabinete fosse menor, mas por outro lado isto aumenta o custo final do computador, já que unidades finas são mais caras. A boa notícia é que a SilverStone tem um gravador de DVD fino (chamado SOD01) e uma unidade Blu-Ray fina suportando gravação DVD/CD (chamada TOB02) para este gabinete.

Na Figura 4 você pode ver o painel traseiro. Ele tem dois slots de expansão e ambos vêm com tampas gradeadas, o que ajuda a aumentar o fluxo de ar dentro do micro. Existem ainda duas grades acima dos slots com o mesmo objetivo. Este gabinete vem com uma fonte de alimentação SFX12V FSP300-60GHS e nós postamos um teste separado dela. Ela mostrou ser um bom produto.

Gabinete SilverStone Sugo SG06
Figura 4: Painel traseiro.

Uma diferença entre o SG06 e o SG05 é a presença de um botão reset no painel traseiro do SG06, que no SG05 está localizado no painel frontal.

Gabinete SilverStone Sugo SG06
Figura 5: Botão reset.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Nossa vocês estão de parabéns, acompanho todos os testes desde o ano passado, nos ultimos meses melhoraram um monte, compraram novos equipamentos e ainda corrigiram alguns testes passados, Parabéns, estão se destacando principalmente em fontes, ainda não vi nenhum site que tenha testado tantas fontes, e, sem falar que os testes são feitos a 50~°C.

10.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de o Gabriel não fazer comentários quanto ao conforto auditivo, eu juro que estou muito curioso a respeito de quão barulhenta é a FSP que acompanha o gabinete em questão.

Se essa fonte de alimentação for bem quieta, esse gabinete passa ser um sonho de consumo para ser combinado com um Core 2, uma Zotac GF9300 ITX e uma silenciosa GeForce GTS 250.

É claro que a fonte de alimentação desse gabinete não é 100% silenciosa, afinal, tem uma pequena ventoinha que, com o sistema em carga, deve gerar algum nível de ruído acústico. O que eu quero saber é se, com o sistema em estado ocioso, essa fonte ajusta a velocidade de rotação de sua ventoinha para assim ser bem silenciosa e se, de fato, o barulho, em estado ocioso, não é alto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×