Imprimir artigo
Linux vs. Windows: Quem ganhará?
por em Editoriais
Última atualização:
68.116 visualizações

Nota: Este artigo é um editorial, ou seja, um artigo opinativo. Ele deve ser lido como sendo uma opinião pessoal do autor e não como uma “verdade absoluta”. O objetivo é estimular a troca de ideias acerca do assunto debatido.

A cada dia que passa nós ouvimos falar cada vez mais das maravilhas do sistema operacional Linux, que, além de estável, é grátis. Mas será que ele realmente oferece ameaça ao Windows e à Microsoft?

Apesar dos mais estusiasmados afirmarem que sim, nós somos mais céticos. Esse ti-ti-ti a respeito do Linux me faz lembrar quando o OS/2 foi lançado, quando todos afirmavam que ele era uma ameaça real ao Windows 3.x. Quando o Windows 95 foi lançado, então, foi um auê: uma competição para mostrar como o OS/2 era (e ainda é) superior ao Windows 95.

Se ele é superior, então quer dizer que todos nós usamos o OS/2, não é verdade?

Eu particularmente acho que com o Linux ocorrerá mais ou menos a mesma coisa, por um motivo muito simples: ele simplesmente não concorre com o mesmo mercado do Windows 9x (pelo menos por enquanto).

O Linux é difícil para dedéu de colocar para funcionar, especialmente se o micro tiver um hardware um pouco mais esdrúxulo. Além disso, qualquer pessoa com pelo menos dois neurônios consegue instalar o Windows 9x. Com o Linux a história já é um pouco diferente. Fora pequenas diferenças existentes entre as dezenas de versões de Linux que há no mercado.

Bem, com isso eu não quero dizer que o Linux não é bom; pelo contrário, ele é um excelente sistema operacional de redes. Mas daí a pensarem que ele irá simplesmente tirar o Windows do mercado, bem, isso eu já não concordo. Até porque (desculpem pela verdade) a Microsoft tem dinheiro para colocar o que ela quiser no mercado. Infelizmente.

Comentários do Marcelo Chiapparini ([email protected]):

Eu uso o sistema operacional OS/2 Warp 4.0 FP9 e estou muito contente com ele. Não vou iniciar uma discussão aqui sobre se o OS/2 é o não superior ao Windows 9x. Pessoalmente acho que não existe discussão possível. Então, porque não estamos todos usando o OS/2? O próprio Gabriel dá a resposta na última linha do editorial: A M$ tem o dinheiro suficiente para colocar o que ela quiser no mercado....

 

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
Onde a VIA Quer Chegar?
por em Placas-Mãe
O Futuro da Cyrix
por em Processadores
Quanto e Como Cobrar? - Parte 3
por em Mercado de Trabalho
Quanto e Como Cobrar? - Parte 2
por em Mercado de Trabalho
Vem Aí o AMD K7
por em Processadores
ÚLTIMOS ARTIGOS
478.156 usuários cadastrados
2.071 usuários on-line